quinta-feira, 1 de maio de 2014

Inaugurada a Companhia Destacada do Fonseca




Fotos de Leonardo Simplício.


Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (1/5), a Companhia Destacada da Polícia Militar no bairro do Fonseca, na zona norte de Niterói.

A cerimônia contou com as presenças do prefeito da cidade, do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e o secretário de Segurança do estado, José Mariano Beltrame.

A nova unidade, que terá um efetivo de 60 PMs e funciona dentro do Horto do Fonseca, é a quarta companhia destacada de Niterói, que já conta com as unidades do Morro do Estado, Morro do Palácio e Pendotiba.

Na cerimônia de inauguração, o governador Pezão ressaltou a importância da parceria entre estado e município na área da segurança, o que permitiu a ocupação da nova base em menos de uma semana.

“Temos de agradecer ao prefeito de Niterói que está sempre cobrando mas também faz a sua parte. Esse prédio foi todo reformado em apenas cinco dias. Isso permitiu que a Cia Destacada fosse implantada. É assim que deve ser: o prefeito tem de cobrar, mas também colaborar como o faz o prefeito de Niterói.”

O prefeito ressaltou que a reforma da Companhia Destacada do Fonseca foi mais uma ação em que prefeitura e estado atuaram de forma conjunta. Anteriormente, já haviam sido reformadas as bases das três companhias destacadas de Niterói já inauguradas, além da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, que funciona em Niterói.

“Quero agradecer ao governador Pezão e ao secretário Beltrame por mais essa ação de combate à violência. Sei que cobro muito, mas a necessidade da cidade é grande, e a prefeitura não pode se omitir. Segurançá é atribuição constitucional do estado, mas cada prefeito precisar fazer a sua parte, e nós, em Niterói, estamos fazendo a nossa. E ainda faremos muito mais, como construir o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e dobrar o efetivo da guarda municipal dos atuais 350, para 700 homens.”, disse o prefeito.

O chefe do Executivo municipal antecipou, ainda, quais são os planos para a região: “Vamos implantar aqui no Horto uma série de atividades culturais e sociais. Nosso objetivo é transformar este local no Campo de São Bento da Zona Norte de Niterói”, revelou.

O secretário de segurança José Mariano Beltrame também elogiou a atuação da prefeitura e cobrou da sociedade apoio à política de pacificação no estado. Para Beltrame, assim como Pezão afirmara, ações pedindo o fim das UPPs são ações isoladas de pequenos grupos que têm se sentindo prejudicados pelo asfixiamento da criminalidade, sobretudo do tráfico de drogas.

“Esse trabalho é um trabalho sério, que vem sendo desenvolvido há seis anos e deixará um legado para os próximos governantes. Algumas reações contra a política de segurança partem de quem está sendo prejudicado por ela e está perdendo muito dinheiro. Mas nós não vamos esmorecer. Essa ação de combate ao crime será contínua, perene" concluiu Beltrame.



Prefeito Rodrigo Neves inspeciona obras do espaço da Cia Destacada do Morro do Cavalão e conversa com moradores. Fotos de Leonardo Simplício.


MORRO DO CAVALÃO TAMBÉM RECEBERÁ BASE DA PM E INVESTIMENTOS SOCIAIS

Após a inauguração da Cia do Fonseca, o prefeito seguiu para o Morro do Cavalão, que também receberá, até o fim do mês, uma Companhia Destacada da PM. Além de visitar as futuras instalações da unidade, que também será reformada pela municipalidade, Rodrigo anunciou outros investimentos para a região, entre eles um telecentro educacional, um Centro da Juventude, a reforma da unidade do Médico de Família local, e a construção de uma biblioteca e de uma quadra poliesportiva na comunidade, além de programas de incentivo à cultura.
 
-------------------------------------------


Inaugurada a Companhia Destacada do Fonseca

Companhia vai funciona no Horto do Fonseca e conta com 60 homens. Foto Maurício Gil

Rafael Lopes

Base vai atuar em várias comunidades da Zona Norte e vai contar inicialmente com 60 homens. Pezão defendeu uma PEC sobre o direito federativo da constituição estadual

A Companhia Destacada da Zona Norte de Niterói foi inaugurada na manhã de hoje, a base da Polícia Militar vai funcionar em um dos prédios do Horto do Fonseca e contará inicialmente com 60 homens, que vão patrulhar as ruas e as comunidades de toda a região.

Participaram do evento o governador Luiz Fernando Pezão, o secretário de segurança pública José Marino Beltrame; o comandante geral da PM, o coronel José Luís Castro Menezes, o prefeito Rodrigo Neves; Paulo Henrique Azevedo de Moraes, chefe do Estado-Maior Operacional da PM e o chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso.

Durante a cerimônia de abertura, o governador Luiz Fernando Pezão lembrou que as ações de segurança da cidade foram articuladas rapidamente. E destacou a importância da parceria entre os poderes estadual e municipal na instalação das Cias. Ele também defendeu o endurecimento das penalidades a bandidos que estejam envolvidos em assassinatos e ataques contra policiais em serviço.

“Em oito dias conseguimos apresentar planos concretos para a segurança de Niterói. O prefeito me solicitou o apoio e articulamos essas medidas. Ao mesmo tempo em que isso acontece, estamos investindo na melhoria da condição de trabalho do policial. Temos que debater o Código Penal do Estado. Esse ano foram 26 policiais mortos em confrontos. Não podemos deixar nossos agentes virarem alvo de ação criminosa”, pontuou.

No mesmo tom do governados, o secretário de segurança púbica, José Mariano Beltrame, também defendeu uma possível mudança no código penal para aumentar a punição dos criminosos em localidade em processo de pacificação. O principal pedido de Beltrame foi o envio direto para presídios federais de para quem cometer esse tipo de crime, onde o isolamento do preso é maior.

“Os policiais estão sendo alvo dos traficantes em regiões com UPP. O tráfico está sendo sufocado, eles perderam milhões com a venda de entorpecentes. O bandido que matar um policial, vou pedir a transferência para presídio na hora”, falou incisivamente.

O prefeito de Niterói Rodrigo Neves lembrou dos recentes episódios de violência e garantiu que vai continuar cobrando das autoridades de Segurança Pública, mas ao mesmo tempo dando apoio, nas ações de segurança em Niterói. Saindo da base do Fonseca, o prefeito seguiu direto para o Morro do Cavalão, para acompanhar as obras da sede da Cia Destacada que atua no local.

“Niterói viveu nas últimas semanas um surto de violência no Caramujo, Chácara e Cavalão. Isso impactou diretamente na sensação de segurança dos niteroienses. Vamos continuar trabalhando e atuando contra a violência. Paralelo a essas ações, os programas sociais e serviços também irão ser implementados”, afirmou.

Revisão penal – Momentos após a cerimônia de inauguração da Cia do Fonseca, o governador Luiz Fernando Pezão pediu ao deputado federal Sergio Zveiter (PSD/RJ) para que ele possa construir uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) junto à legislação Penal do Estado do Rio. A ideia é se valer do direito federativo que confere poder em escolhas de determinados pontos da constituição estadual, como acontece nos Estados Unidos da América.

De acordo com Zveiter, já foi articulado uma reunião com o secretário Beltrame e o chefe da polícia civil, Fernando Veloso para semana que vem, onde será discutido o que será apresentado no texto final.

“Já estou estudando a Constituição para saber quais são os pontos que podemos tocar sem ferir a carta magna. Iremos conversar e detalhar quais são as questões de necessidade para o Estado. Após esse processo, vou me reunir com a bancada dos deputadas federais do Rio de Janeiro, para pedir apoio nesse ponto”, disse.

Fonte: O Fluminense



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.