quinta-feira, 15 de maio de 2014

Presidente da Federação de Ciclismo do RJ elogia o programa Niterói de Bicicleta


Agradeço às palavras de estímulo e reconhecimento do presidente do FECIERJ, Cláudio Santos. O apoio do presidente da Federação de Ciclismo ao trabalho que estamos realizando reafirma a certeza que estamos no caminho certo.

Obrigado, Cláudio.

Axel Grael


------------------------------------------------------------


Programa Niterói de Bicicleta Enfrenta "Poderosos"

Postado em 14/12/2013 às 11:31 por CLAUDIO SANTOS (*)

Programa Niterói de Bicicleta enfrenta “poderosos”, nesta mudança que vai transformar o Município, em uma nova Amsterdam...

Coragem, esta é a palavra que define o vice prefeito de Niterói, Axel Grael, montou em seu próprio gabinete, o grupo de trabalho que está desenvolvendo o programa Niterói de Bicicleta.

Mas o nosso gestor não está sozinho nessa, com o apoio total do prefeito Rodrigo Neves, articulou também apoios fundamentais e estratégicos. Hoje, conta com a parceria da UFF, Federação de Ciclismo, Secretaria Estadual de Transportes, Governo Federal, Ministério dos Esportes e toda a massa que utiliza a bicicleta como meio de transporte.

As ações foram cuidadosamente planejadas, discutidas e alinhadas com os parceiros conquistados. Eventos ciclísticos como, “Um Dia Sem Carro” (entre tantos outros), retornaram ao calendário niteroiense após quatro anos de total exclusão. Argus Caruso inovou com a Semana da Mobilidade em Niterói. Todas as secretarias foram chamadas para contribuir, assim como a SETRERJ, NITTRANS e Guarda Municipal. O programa estava pronto para start imediato.

Infelizmente, nem tudo está acontecendo como esperávamos. Priorizar a bicicleta retirando espaço dos automóveis, parece incomodar muita gente, mas a coragem do Axel neste enfretamento está motivando demais nosso grupo de trabalho, e estaremos 100% ao lado dele, somando forças, com foco no objetivo final.

A nova “guerra”, é com os “poderosos” que antes estacionavam seus carros na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, e que após a criação de uma belíssima ciclofaixa neste espaço, não estão mais exercendo suas funções (trabalho) alegando que não possuem estacionamento em baixo do seu prédio (funcionários públicos é claro).

Parece mentira meus amigos, mas esta é a realidade da nossa cidade, onde o bem estar e a vaidade de um, se torna mais importante que o benefício de toda a população niteroiense.

Digo isso porque a bicicleta contribui para a desaceleração do aquecimento global, desafoga o trânsito, combate o stress e a obesidade, humaniza as cidades priorizando pessoas e não as máquinas, enfim, mais qualidade de vida para todos.

Mas os “poderosos” não querem parar os seus carros em outro lugar... E você, o que acha sobre tudo isso? Divulgue a sua opinião, reenvie este e-mail, compartilhe nas redes sociais... Vamos ser mais justos, equilibrados e racionais. Muda Niterói!

Juntos podemos mais!

Claudio Santos (*)


----------------------------

(*) Cláudio Santos é o presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro.
----------------------------


Fonte: FECIERJ




---------------------------

Leia também:

www.facebook.com/NiteroiDeBicicleta

NITERÓI DE BICICLETA - PREFEITURA E SETRERJ DEFINEM AÇÕES EDUCATIVAS PARA UMA RELAÇÃO PACÍFICA ENTRE BICICLETAS E ÔNIBUS NAS RUAS
Teste do Circuito Universitário na Semana da Mobilidade
Amanhã, ciclistas de Niterói encontram-se para um diálogo com motoristas de ônibus.
Semana da Mobilidade: Circuito Universitário começa a ser implantado na cidade
NITERÓI DE BICICLETA: atividades, notícias e oportunidades
Niterói ganhará, até julho, seis quilômetros de ciclovias
Niterói ganhará novo mobiliário urbano a partir de maio
Em Niterói, falta educação no trânsito principalmente perto das escolas
Agentes da NitTrans iniciam patrulhamento com bicicletas em ciclofaixas
Prefeito em exercício tem encontro com ciclistas da cidade

Outros temas correlatos:
Especialistas debatem o problema da mobilidade nas grandes cidades brasileiras. (Vídeo)
Manual “Segurança para Pedestres” é lançado no Brasil
Salvando vidas com transporte sustentável
Por que a Suécia tem tão poucas mortes no trânsito
Enquanto União Europeia reduz mortes no trânsito, Brasil perde mais vidas
Abertura da Semana Nacional Educativa de Trânsito
Urban Density and Sustainability
Desaceleração deve ser tendência nos grandes centros do século 21
APLICATIVO PERMITE DEMARCAR AS ROTAS PREFERIDAS DOS CICLISTAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.