sexta-feira, 30 de maio de 2014

Acessibilidade nas praias em parceria da prefeitura com o governo do estado


Objetivo é garantir o acesso do portador de necessidade especial às praias da cidade. Foto: Divulgação

Milene Bouças

Edital de licitação do projeto ‘Praia Sem Barreiras’ será lançado no dia 25 na sede da Emusa. Objetivo garantir o acesso do portador de necessidade especial às praias da cidade

Niterói está mais perto de ter maior acessibilidade para pessoas com deficiência. Uma nova etapa está prestes a ser concluída. No dia 25, às 11h, na sede da Emusa, no Centro da cidade, será lançado o edital de licitação para a implantação do projeto Praia Sem Barreiras. A medida faz parte do Plano Municipal de Acessibilidade e tem como objetivo garantir o acesso do portador de necessidade especial às praias da cidade. A primeira a ser contemplada será a Praia de Icaraí, em um ponto próximo à Rua Miguel de Frias.

Inicialmente, o projeto – que será feito entre uma parceria da Prefeitura de Niterói com o Governo Federal –, será realizado em duas etapas, sendo a primeira caracterizada por obras de adaptação e a segunda pela preparação do local e aquisição de cadeiras especiais, barracas, esteiras e demais materiais. O projeto está orçado inicialmente em R$ 226 mil.

A coordenadora de Acessibilidade de Niterói, Carmem Fogaça, disse que serão muitas as possibilidades que o projeto irá fornecer às pessoas com deficiência.

“É uma alegria muito grande saber que esse projeto vai sair do papel. Esse projeto dará mais acessibilidade para o deficiente chegar ao mar, àqueles que têm dificuldade para chegar na areia. Será instalada uma esteira que irá até perto da água, ou seja, uma oportunidade que até então o deficiente não tinha”, enumera.

Para participar do projeto é necessário realizar uma inscrição na Prefeitura de Niterói, suas autarquias, fundações ou qualquer de seus órgãos da administração indireta ou preencher todas as condições para cadastramento até o terceiro dia anterior ao recebimento da proposta.

Além da Praia de Icaraí, que será beneficiada inicialmente, há previsão de outras praias também receberem a implantação do projeto, como as praias de Itacoatiara, Itaipu e Piratininga.

“Nós estenderemos o projeto para as outras praias da cidade. Elas também receberão o projeto. Queremos dar a oportunidade para que todos tenham a possibilidade de desfrutar de um banho de mar”, afirmou Carmem.

Expectativa – A portadora de deficiência Valéria Vieira, de 46 anos, que faz parte da Associação Niteroiense de Deficientes Físicos (Andef) também comemorou.

“Nós precisamos de projetos assim na cidade. As nossas maiores barreiras são a onda e a areia. Ver projetos como esse nos estimula. É uma angústia muito grande não podermos ter acesso ao mar. Quando o projeto for finalizado, certamente serei a primeira a estar lá, comprarei o meu biquini e darei um mergulho que eu já espero há tanto tempo”, vibrou.

Fonte: O Fluminense

------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:
ACESSIBILIDADE: Encontro de Gestão Inclusiva discute políticas públicas para pessoas com deficiência
NITERÓI MAIS ACESSÍVEL ATÉ 2016
Plano vai tornar Niterói cidade referência nacional em acessibilidade
Niterói teve um fim-de-semana de intensa atividade esportiva: Aloha Spirit, duatlon e tênis em cadeira de rodas
Evento "Brincando com as Diferenças" promove socialização entre crianças com e sem deficiência
Plano vai tornar Niterói cidade referência nacional em acessibilidade
Praça Dom Orione terá brinquedos adaptados para portadores de deficiênci​a física
Praça Dom Orione, em São Francisco, foi aberta ao público após revitalização
Projeto Cadeiras na Quadra passa a ter treinos na Concha Acústica de Niterói
Terminal recebe fiscais de acessibilidade em Niterói
Portadores de necessidades especiais terão mais facilidades nas praias
Prefeitura de Niterói apresenta ao COB plano de integração da cidade às Olimpíadas de 2016
Prefeito Rodrigo Neves cria Grupo de Trabalho para elaborar Plano Municipal de Acessibilidade
Niterói vai aderir à campanha internacional para o banimento do uso do mercúrio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.