segunda-feira, 19 de maio de 2014

Obras de Clínicas da Família e do PAC em comunidades em pleno andamento





As obras de construção e reforma de Clínicas da Família na zona norte da cidade e do PAC da Urbanização em comunidades estão em pleno andamento. Nesta sexta-feira (16/5), o prefeito de Niterói fez uma série de visitas para acompanhar as intervenções.

A primeira vistoria ocorreu nas obras da Clínica da Família da Teixeira de Freitas, no Fonseca, feitas em parceria com o governo estadual. Já foram realizadas a fundação, piso, estrutura metálica e parte das instalações elétricas. Na semana que vem, a cobertura da estrutura estará finalizada. A previsão é inaugurar a unidade no mês de junho.

"Nesta comunidade, há muito tempo, as pessoas esperavam por uma assistência básica na saúde. E agora, em parceria com o governo do estado, vamos prestar uma assistência mais humanizada para aqueles que mais precisam. As obras estão andando em pleno vapor e com sentido de urgência que precisamos para atender à população", disse o prefeito.

Em seguida, o chefe do Executivo municipal foi até Santa Bárbara onde acompanhou o andamento das intervenções de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do bairro que será transformada em Clínica da Família. Os secretários municipais de Saúde, Solange Oliveira, Assistência Social e Direitos Humanos, Bira Marques, e de Participação Social, Anderson Rodrigues, o administrador regional do Fonseca, Leonardo Reis, o vereador Pastor Ronaldo e o diretor da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), Guilherme Ribeiro, também participaram.




A obra do anexo será finalizada em julho. Depois de pronta, os atendimentos serão feitos no anexo para que seja feita a reforma da estrutura principal. A unidade deverá atender cerca de 8 mil pessoas.

A Clínica terá de três a quatro equipes, cada uma delas composta por um médico, um enfermeiro, um ou dois técnicos de enfermagem e um agente de saúde.

Haverá uma reavaliação do perfil epidemiológico da região para então definir quais especialidades serão oferecidas. atenderá crianças, adolescentes, mulheres, homens e idosos. A unidade também prestará atendimento na área de saúde bucal.

Hoje a policlínica oferece especialidades clínica, ginecológica e pediátrica que continuarão depois da reforma.

O prefeito afirmou que, além da Clínica da Família, Santa Bárbara ganhará em junho o programa Niterói Digital, que vai oferecer internet gratuita pelo sistema wifi na praça do bairro, um telecentro e um centro de oportunidades focado na juventude.

Ele disse que esses investimentos feitos na construção de Clínicas da Família e a transformação de UBS em Clínicas da Família têm como objetivo atingir 100% da cobertura do Programa Médico da Família para o público-alvo até 2016.

"Herdamos uma situação dramática na saúde, com emergência e unidades fechadas. Em pouco mais de um ano de governo, estamos superando o caos que herdamos. Iniciamos um programa de investimentos para garantir o atendimento do Médico de Família para todos que precisam. Até 2016, Niterói será a primeira cidade da região metropolitana com cobertura de 100% do Médico de Família. Isso é muito importante porque evita filas nos hospitais, previne doenças", declarou ele, acrescentando que hoje a Prefeitura tem um olhar integrado para toda a cidade.

O prefeito disse que, até o fim deste ano, a zona norte da cidade já terá 100% de cobertura do Médico de Família com a inauguração da clínica da Teixeira de Freitas e a reforma e ampliação das unidades de Santa Bárbara, Baldeador e do Barreto.

PAC Vila Ipiranga e Cocada

Á tarde, o prefeito visitou a comunidade Vila Ipiranga, no Fonseca. Ele vistoriou as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) de Urbanização. As intervenções estão 60% concluídas. A previsão é que tudo esteja finalizado no ano que vem. Esteve também na UMEI (Unidade Municipal de Educação Infantil) e na Clínica da Família da localidade.

Importantes vias, como as travessas José Sergipano e Benvindo, e a rua Antunes Figueiredo receberam obras de pavimentação e drenagem. Praças como a Benvindo e a do Caçador foram revitalizadas. Outras vias, como os caminhos 17, 18, 20 e 22 ainda passam por obras. Estão recebendo escadarias e guarda-corpo.

Pelas obras do PAC, a comunidade vai ganhar ainda unidades habitacionais. A Vila Ipiranga já recebeu uma UMEI, quadra poliesportiva e um centro cultural, instalado na quadra da escola de samba Sabiá. Segundo o prefeito, é o maior investimento já feito na comunidade.

Após a Vila Ipiranga, o prefeito foi até o morro da Cocada, no Sapê, que também recebe obras do PAC. Até junho estará concluída a pavimentação e drenagem da rua Guilhermina Bastos, uma das principais da comunidade. Estão em andamento ainda melhorias habitacionais. A Cocada também terá pelo PAC ruas recapeadas e a construção de uma creche, quadra, área de lazer e praça.


Fonte: Prefeitura de Niterói




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.