Obras de melhorias na Ponte Rio-Niterói nos próximos meses
Jorge Luiz Macedo Bastos, diretor da ANTT, informou que algumas demandas começaram a ser analisadas. Foto: Agência Brasil/Antônio Cruz |
Governo Federal começa a estudar o que pode ser incluído no edital de licitação, que será lançado em 2015. Entre as melhorias está a construção de novas alças de acesso
Com a proximidade do fim do contrato de concessão da Ponte Rio-Niterói, o governo começa a estudar as melhorias que podem ser feitas no local antes que a Ponte passe para a administração de outro grupo. O contrato com a atual concessionária que cuida do trecho da BR-101/RJ, grupo CCR, termina em um ano e, segundo o diretor em exercício da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Macedo Bastos, algumas demandas começaram a ser analisadas antes da nova concorrência.
“Em maio de 2015 encerra-se o contrato de concessão da Ponte. Há vários pontos que podemos estudar nesse novo edital”, disse.
O grupo CCR administra a Ponte há quase 20 anos.
Entre as mudanças que o novo administrador do trecho poderá fazer nos 13,2 quilômetros de extensão da ponte está a construção de novas alças de acesso. Uma delas seria para acesso à Via Expressa Presidente João Goulart, conhecida como Linha Vermelha, que liga a capital fluminense a São João de Meriti. Outra alça seria para acesso à Avenida Brasil, considerada uma das vias mais movimentadas do Rio, que começa na área do porto e vai até a Zona Oeste, passando por vários bairros.
O deputado Julio Lopes (PP-RJ), que integra a Comissão de Viação e Transportes da Câmara, voltou a cobrar benfeitorias para a Ponte Rio-Niterói. Lopes, que foi secretário estadual de Transportes, defendeu a construção de uma faixa adicional na Ponte.
“A Ponte está muito defasada e há necessidade de mais uma faixa de rolamento para transporte de alta capacidade de passageiros”, disse ele.
Segundo o parlamentar, a ideia é que essa pista seja usada exclusivamente por veículos como ônibus.
O diretor da ANTT citou outros estudos que vêm sendo analisados pelo órgão. Durante a apresentação da situação atual da agência e dos projetos para ampliar a malha viária, Macedo Bastos relacionou as obras na BR-040 e na Serra do Cafezal, que fica na Rodovia Régis Bittencourt (BR-116/SP), consideradas as maiores obras em execução.
“A [obra] da Serra do Cafezal ficou paralisada muito tempo. Para conseguir autorização, foram três anos e uma batalha tremenda. Em termos ambientais houve grandes exigências e agora está em pleno funcionamento”, disse.
Fonte: O Fluminense
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