domingo, 4 de maio de 2014

POR UMA VIDA MAIS ATIVA E FELIZ: Projeto Gugu completa 19 anos e chega aos 8 mil participantes


O projeto, que hoje conta com 35 núcleos, nasceu em 1995 na Praia de Icaraí, com pouco mais de 30 senhoras. Foto: Julio Silva

Patricia Vivas

Criado no dia 10 de abril de 1995, o projeto Gugu, que atendem mais de 8 mil idosos interessados em qualidade de vida, completa 19 anos e atrai cada vez mais adeptos

O ortopedista e professor Carlos Augusto Bittencourt Silva comemorou seus 88 anos com uma importante conquista: o Projeto Gugu, criado por ele, que completou 19 anos esse ano. O projeto nasceu em 10 de abril de 1995 na Praia de Icaraí, Zona Sul de Niterói, com pouco mais de 30 senhoras interessadas em retardar o envelhecimento através do exercício físico. Atualmente, são mais de 35 núcleos de ginástica distribuídos por Niterói e Rio de Janeiro, e mais de 8 mil participantes interessados em qualidade de vida.

“Eu estou muito satisfeito com o resultado do projeto, não achei que fosse durar tanto tempo. Já são 19 anos, 40 locais disponíveis para a população, sendo 39 em Niterói e um no Rio, e tenho muito orgulho disso. As senhoras que antes ficavam em casa sem fazer nada tiveram uma mudança em suas vidas, em relação à saúde, vida social e pessoal. A autoestima aumenta muito e a sensação de segurança também, por estarem fazendo novos amigos e frequentando eventos. O mais importante do projeto para mim, é que todos os núcleos têm ginástica todos os dias da semana, de segunda a sexta. Fico contente com os resultados”, comemora Carlos Augusto.

De acordo com o profissional de educação física, Damião Leites, que dá aulas no projeto, o benefício do projeto vai além da saúde.

“Além do exercício físico, do controle da diabete e da pressão arterial, também tem a questão social. As idosas, que às vezes não tem ninguém em casa para conversar, têm contato com a realidade do nosso dia a dia e acabam encontrando amigas e fazendo novos amigos, fazendo uma higiene mental se socializando, participando das aulas, eventos e bailes que acontecem na cidade. O ideal é fazer com que o tempo seja bem aproveitado, porque às vezes elas ficam muito isoladas do mundo”, afirmou.

Mudança – A representante do projeto Gugu, do núcleo do Shopping Bay Market, Arlene Moraes Alonso, de 74 anos, diz que sua vida mudou após participar do projeto.

“Eu vivia dentro de casa, sentindo muitas dores e sozinha. A ginástica e a dança tiram a moleza que eu tinha por ficar dentro de casa sem fazer nada, sem contar que a minha vida social mudou muito. Até desfilar no Caio Martins eu desfilei! A gente faz muita coisa que acham que a gente não faz, nossa vida tem outro significado. O alongamento e a dança de salão fazem muito bem para nós”, contou.

A aposentada Acyr Magalhães, de 90 anos, também comentou o projeto com empolgação.

“O projeto me botou em pé e me ajudou a viver. Estou fazendo os exercícios há quase 14 anos e posso dizer que estou disposta. Tenho vontade de viver e só tenho a agradecer por essa ginástica. Se não fosse aqui, eu estaria na mais completa solidão, porque a minha família acabou. Só tenho uma filha e um neto. Lá a gente brinca, se distrai e a saúde é consequência disso”, indica.

A participante Sebastiana Noleto, de 76 anos, concordou com as companheiras de ginástica.

“Eu comecei assim que me aposentei e hoje não consigo mais ficar sem praticar uma atividade, Confesso que eu fico cansada, mas me faz tão bem que eu esqueço do cansaço. Eu moro sozinha, então aproveito também para fazer amizades, me distrair, ir à eventos e passear. Me sinto inclusa na sociedade novamente e o melhor é que não tem compromisso nenhum de frequentar as aulas, vou por puro prazer”, convida.

Inscrição – Podem participar do projeto pessoas de todas as faixas etárias, apesar deste ser originalmente dirigido à terceira idade. Dentre as atividades, além da ginástica, estão a dança de salão e o coral. Recentemente, um novo núcleo de atividades foi inaugurado no Jardim do Ingá. Mais informações podem ser obtidas no site www.funcab.org.

Fonte: O Fluminense



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.