terça-feira, 30 de abril de 2013

Vice-prefeito Axel Grael assina acordo para projeto de Educação para o Trânsito nas escolas municipais





O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, e o presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), José Henrique Antunes, assinaram na manhã desta terça-feira (30/4) com o diretor-presidente da CCR Barcas, Ponte e Via Lagos, Márcio Roberto de Morais Silva, um termo de compromisso para a implantação na cidade do projeto "Estrada para a Cidadania".

Com o projeto, que é desenvolvido pelo Grupo CCR desde 2002 e atende 98 municípios de três Estados (Rio, São Paulo e Paraná), estudantes do quarto e quinto ano do ensino fundamental das escolas municipais terão aulas de Educação no Trânsito, além de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Os professores serão capacitados por meio de oficinas e receberão um material didático para orientar os alunos. O trabalho já começa no mês de maio.

Em Niterói, a expectativa é que o programa atenda cerca de 6 mil alunos. Os estudantes do quarto ano receberão aulas de Educação no Trânsito e, do quinto, de Meio Ambiente e Sustentabilidade

O vice-prefeito Axel Grael afirmou que o programa "Estrada para a Cidadania" vai se integrar aos investimentos de infra-estrutura que a cidade vai receber nos próximos meses, como a implantação do BRT Transoceânica e uma rede de ciclovias.

"Niterói vai receber equipamentos e modais novos, como o BRT e a malha cicloviária. Nossa intenção é que esses equipamentos sejam utilizados de forma pura. Ciclovia, por exemplo, tem que ser usada de uma forma ordeira e segura. Tem regras, mão e contramão, regras para ultrapassagem. As pessoas precisam parar no sinal, na faixa de pedestres. Esse programa vai ajudar a diminuir o número de acidentes. A metodologia que a CCR nos apresenta tem um material didático muito bom e vamos ajustá-lo às necessidades de Niterói", disse ele, acrescentando que as aulas de Educação Ambiental também serão uma contribuição importante.

O presidente da FME, José Henrique Antunes, disse que, com a inclusão de Niterói no projeto, a educação no município só tem a ganhar.

"A educação municipal fica honrada em participar deste projeto. Ele vai agregar valores na formação de professores e na formação cidadã do aluno. E esse projeto pode se estender para toda a comunidade, incluindo o pai e o responsável pelo aluno. A educação tem muito a ganhar. São temas transversais contemporâneos. Estamos prontos para começar essa jornada", disse.
O diretor-presidente da CCR, Márcio Roberto de Morais e Silva, disse que agregar Niterói ao "Estrada para a Cidadania" é muito importante pelo momento que vive a cidade e elogiou a nova administração da Prefeitura por participar do programa. Segundo ele, a empresa já investiu cerca de R$ 15 milhões no projeto, que já atendeu a 1,6 milhão de alunos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.