segunda-feira, 29 de abril de 2013

IBG oferece Curso Básico de Jardinagem em Niterói


Centro de Educação e Ambiente do Instituto Baía de Guanabara – IBG oferece o Curso Básico de Jardinagem

Ministrante: Iâne Barreto

Público: A partir de 18 anos com ensino fundamental completo
Datas: 11, 18, 25 de maio e 1, 8, 15 e 22 de junho de 2013
Horário: 9 às 13 horas
Carga horária: 30 horas
Local: IBG – Alameda São Boa Ventura, 770 - Fonseca - Niterói (Horto de Niterói)
Contato: tel/fax (021) 2625-4311 e 2625-0226
E-mail: cursos@ibg-cean.org.br . Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Vagas: 20
Investimento: R$ 360,00 (Pagamento pelo Pagseguro, podendo ser parcelado no Cartão de Crédito)

Certificado: Emitido pelo IBG a todos os participantes que tiverem 75% de frequência; com validade para Atividade Curricular Complementar

Atualmente há uma crescente preocupação com a qualidade de vida, o que leva cada vez mais pessoas a procurar meios de diminuir a aridez do ambiente urbano, suavizando a paisagem ao seu redor e também ao desejo de cultivar em suas residências pequenas hortas livres de agrotóxicos.

Considerando esta percepção, o curso Básico de Jardinagem se apresenta com as seguintes propostas: orientar como implantar e manter jardins e hortas e disseminar práticas de cultivo, sempre baseadas nos conceitos de sustentabilidade socioambiental.

Conteúdo Programático:

Função do jardineiro - Tipos de jardinagem – Permacultura - Noções básicas de botânica -Nomenclatura científica - Ciclos biológicos - Ferramentas e utensílios – Pulverização - Tipos de solo – Adubação - Substratos para vasos e jardins - Técnicas de propagação das plantas – Regas - Tutoramento e podas – Pragas – Doenças - Tratamento e receituários - Plantas tóxicas - Horta caseira.

Metodologia: Aulas teóricas com material didático em meio digital e utilização de Flip Chart e Data Show. Aulas práticas de cultivo e jardinagem em ambiente apropriado. Palestra sobre reciclagem com um consultor de resíduos sólidos. Visita a Sítio de comercialização de produtos de jardinagem e paisagismo nem Niterói. Exposição no IBG com os trabalhos realizados no Curso.

As inscrições estão abertas no site: www.ibg-cean.org.br onde também encontram-se outras informações.

 

4 comentários:

  1. Ola:
    Axel Grael
    como seu blog tem noticias de meio ambiente e sobre cursos em niterói veio dar uma sugestão em itaipu acontece um curso básico de bonsai com bonsaista: Claudio Ratto sempre na primeira semana do mês
    meu contato: renatapreces@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Quando vão abrir novas inscrições para o curso iniciante de jardinagem

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafaela,
    O IBG informou que está com inscrições abertas para o Ciclo de Oficinas em Jardinagem e Paisagismo. Saiba mais em www.baiadeguanabara.org.br ou em http://axelgrael.blogspot.com.br/2015/06/ibg-promove-ciclo-de-oficinas-em.html
    Obrigado por seguir o Blog.
    Axel Grael

    ResponderExcluir
  4. Olá Grael
    Quando vocês fizerem outro curso como este, por favor, avisem-me!
    Fiquei muito interessada!

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.