segunda-feira, 29 de abril de 2013

Vídeos: Copenhagen - a cidade das bicicletas






Estamos planejando a implantação do Programa Niterói de Bicicletas, como parte das ações para solucionar os graves problemas de mobilidade na cidade e para alinhar Niterói a uma tendência nas principais cidades no mundo que buscam alcançar um modelo mais sustentável.

Os vídeos apresentam a experiência de Copenhagen - cidade considerada um dos melhores modelos de sustentabilidade - no uso da bicicleta como alternativa de mobilidade. 

Copenhagen, há décadas, decidiu livrar as suas ruas do domínio do automóvel e políticas públicas começaram a priorizar a implantação de ciclovias seguras e atraentes ao cidadão comum. Hoje, a maioria das pessoas já usa a bicicleta como forma de deslocamento para o seu local de trabalho. A opção pelas bicicletas influenciou tanto o cotidiano destas cidades que vem mudando a própria paisagem urbana, que se torna cada vez mais verde e humana.

Um dos principais mentores das mudanças na cidade é o arquiteto Jan Gehl, que expressa as suas opiniões no primeiro vídeo. Sob a sua influência, Copenhagen passou a adotar o slogan: "A cidade para as pessoas".

Vale conferir!!!


---------------------------------
Saiba mais sobre ciclovias:

2 comentários:

  1. Muito parecida com a história da Holanda, quando a partir da década de 50, os carros começam a tomar conta das cidades. Amsterdam, Copenhagen e Portland, nos EUA, são exemplos de que o uso da bicicleta como alternativa de mobilidade urbana é possível. Torcendo para que Niterói comece a investir pesado nesse projeto!!! E vamos de bike!!!

    ResponderExcluir
  2. Sugiro que se pense em possibilidades de mobilidade para áreas não planas como a estrada da cachoeira e os acessos à região oceânica também!!! Torço para que aconteçam de fato mudanças para os ciclistas possibilitando alternativas ao trânsito na cidade!!!

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.