quinta-feira, 25 de abril de 2013

PROJETO GRAEL: Formar campeões no esporte e na vida




Além de ensinar aos alunos a prática de esportes náuticos, o Projeto Grael prepara crianças e jovens para o futuro profissional

Oferecer a crianças e jovens uma oportunidade educacional e social através de uma experiência náutica é um dos objetivos do Projeto Grael, que funciona em Jurujuba, Niterói. Criado por uma iniciativa dos irmãos Torben e Lars Grael em parceria com o velejador Marcelo Ferreira, em 14 anos de existência o projeto já atendeu mais de 12 mil jovens e crianças de escolas públicas, oferecendo, gratuitamente, cursos de esportes náuticos e preparatórios para o mercado de trabalho. O instituto vai além com o incentivo à prática da educação ambiental, ao exercício da cidadania e ao resgate da cultura marítima.

O Projeto Grael funciona sob três pilares: o esporte náutico, um Programa Profissionalizante e um Programa Ambiental. O esporte é a porta de entrada dos alunos. A aula de natação é essencial para que os participantes sintam confiança na prática dos demais cursos; vela, canoagem e remo. O Programa Profissionalizante prepara jovens entre 16 e 29 anos, que já tenham passado pelas aulas de vela ou natação, para atuar na mão de obra da área naval. Já o Programa Ambiental gera interação entre atividades náuticas, tecnologia e cultura da maritimidade; assim, o Projeto firma parcerias com outras entidades a fim de promover ações que valorizem o meio ambiente.

Joanna Dutra, gerente-executiva adjunta do Projeto Grael, explica que crianças e jovens vão além do aprendizado adquirido. “O esporte, assim como a cultura, auxilia no desenvolvimento do ser humano, gera disciplina, ensina valores como espírito de equipe e ajuda ao próximo; além de proporcionar ao jovem uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho a partir do aprendizado no instituto”, afirma Joanna.

Grande parte da verba do Projeto Grael é proveniente da Lei de Incentivo ao Esporte, mas o instituto também conta com a ajuda de patrocinadores, doações diretas e, ainda empresas especializadas que contribuem com mão de obra.

Preparando para vencer!

A equipe do Projeto Grael é composta por diferentes profissionais, assistentes sociais, pedagogos, professores e outros. Além dos ensinamentos da prática de esportes, os profissionais do projeto se preocupam em inserir os participantes no mercado de trabalho. Por isso, os alunos contam com aulas de montagem e manutenção de barcos, e constantemente participam de competições esportivas.

"Muitos dos alunos que participam do Projeto Grael já foram premiados em grandes competições. A regata transoceânica Cape Town-Rio é tradicional, existe há 40 anos. Temos uma equipe chamada Estrelas do Mar que é formada por alunos que se destacam no projeto e também na escola. Eles participam de campeonatos nas classes Optimist e Dingue”, completa Joanna.

As classes são dividas de acordo com a idade e o nível de aprendizagem. O Projeto Grael funciona de segunda a sexta, em dois turnos, manhã e tarde; assim, não há problema com o horário escolar. A coordenadora de desenvolvimento esportivo, Fernanda Hoffmann, diz que esta é uma maneira de ajudar também aos pais que trabalham, porque podem deixar o filho em segurança e ainda estão ampliando seus conhecimentos. Ela acrescenta que o Projeto se preocupa em motivar a valorização da família. “Temos proximidade com a família do aluno e recebemos retorno, até mesmo da escola, dizendo que o comportamento da criança melhorou”.

Pablo Nunes Pereira, velejador do Projeto Grael.

Quem participa garante que vale a pena fazer parte do Projeto. O aluno Pablo Nunes Meireles, 10 anos, está lá há um ano e diz que nem tão cedo pretende sair. “Gosto muito daqui, velejar é muito bom. Adoro ter contato com o mar e no tempo que estou aqui já aprendi muitas coisas, até mesmo a nadar. Pretendo ficar aqui por muito mais tempo, até quando der”, enfatiza.

Matrícula

As matrículas são realizadas semestralmente, no início e meio do ano, conforme o calendário escolar. É necessário que o aluno tenha entre nove e 24 anos e que esteja matriculado ou tenha concluído o Ensino Médio na rede pública. A presença do responsável dos menores de idade no ato da matrícula é indispensável.

Documentos necessários:

• Atestado de matrícula ou de conclusão do Ensino Médio em escola pública;
• Atestado médico para prática de atividades esportivas;
• Cópia da identidade ou certidão de nascimento (menores de 18 anos);
• Cópia da identidade do responsável (menores de 18 anos);
• Cópia da identidade e do CPF (maiores de 18 anos).

Projeto Grael
Rua Carlos Ermelindo Marins, 494 – Jurujuba – Niterói
Tel: (21) 2711-9875
Site: www.projetograel.org.br


--------------------------------------------------------------------------------

Entrevistados: Joana Dutra, Fernanda Hoffmann e Pablo Nunes Meireles
Data: 22/11/12
Fotos: Divulgação Cristine Josme

Jornalista: Sâmela Rosa
Fonte: Festejar kids

2 comentários:

  1. Reitero q acho importante q o Projeto receba tb gente da comunidade ainda q não se enquadre na categoria 'carente'. Há mtos pais q se esforçam p/pagar ensino privado aos filhos e q, por isso, perdem o direito de acesso a programas como este. Seria de grande valia a mistura de pessoas de origens diferentes c/um objetivo comum os unindo, fazendo-os interagir, trocando informações e vivências. #FICADICA

    ResponderExcluir
  2. Oi Selma. Entendemos o seu comentário. Esse é um dilema desde a origem do nosso projeto. Temos o foco nos estudantes da rede pública. No entanto, temos um critério auto-declaratória e as excessões são analisadas pelo assistente social do Projeto Grael, Odenilson Argolo. Portanto, o acesso aos não-estudantes da rede pública não é vedado, mas também não é prioridade. Axel

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.