quarta-feira, 10 de abril de 2013

No RJTV de hoje, celebramos com a comunidade a obra de contenção de uma encosta na Rua Machado, no Caramujo, Niterói

Preparando para entrar no ar. Foto de Leonardo Simplício.

Entrevista à repórter Susana Naspolini, do RJ-TV 1 Edição. Foto de Leonardo Simplício.

Ganhei até um bolo de chocolate da moradora. Foto de Leonardo Simplício.

Hoje, fui entrevistado no quadro RJ Móvel, do RJTV, 1 Edição, da Rede Globo, sobre a obra de contenção de uma encosta na Rua Machado, no Bairro do Caramujo, em Niterói. Ocorreu que, com as chuvas de 2010, a rua Machado desabou e colocou em risco várias casas localizadas tanto acima como abaixo da rua. O problema foi se agravando a cada nova chuva.

Em janeiro, num dos primeiros dias do governo Rodrigo Neves na Prefeitura de Niterói, fui chamado pelo mesmo RJTV, para atender as demandas daquela comunidade. Na ocasião, assumi o compromisso de estudar o problema e apresentar a solução na data de hoje.

A obra já havia sido licitada na gestão passada (2012), mas no final do governo, sem que a obra iniciasse, o empenho foi cancelado e o contrato com a empresa de engenharia ficou sem condições de ser executado. A comunidade ficou, desta forma, desamparada e sujeita aos riscos.

Bem, hoje, fomos recebidos com festa pela população. Resolvidos os impasses administrativos, o prefeito Rodrigo Neves autorizou a Ordem de Serviço em 13/03/2013. Portanto, ao chegar à comunidade, a equipe do RJTV já encontrou as obras em andamento, com o canteiro de obras preparado, as sondagens geotécnicas realizadas e os equipamentos de instalação dos tirantes para a cortina de contenção já sendo utilizados.

A obra, que inclui a implantação de uma cortina atirantada, a reconstituição da rua, a solução para o esgoto que corre na encosta e a urbanização da área, estará concluída em 12 de julho, conforme anunciamos publicamente hoje.

Parabenizamos a comunidade pela sua perseverança e equipe da EMUSA por ter viabilizado a obra em prazo tão curto. Agradecemos o prefeito Rodrigo Neves por ter compreendido a importância da obra e ter participado pessoalmente dos debates técnicos e por ter acolhido a solicitação dos moradores da Rua Machado.

Veja, no link a seguir, a matéria do RJTV.

http://globotv.globo.com/rede-globo/rjtv-1a-edicao/t/edicoes/v/obra-em-encosta-e-celebrada-com-bolo-e-festa-no-bairro-do-caramujo/2508602/

2 comentários:

  1. Parabéns pelo pronto atendimento às solicitações da comunidade pela prefeitura de Niterói! Parabéns Axel, pelo compromisso assumido e colocado em execução, cumprindo com a palavra e respeitando as necessidades dos moradores da localidade.

    ResponderExcluir
  2. Que os outros Municípios do Rio e do resto do Brasil, compreendam que para ações como está é preciso simplesmente de VONTADE,COMPROMISSO e RESPEITO para com aqueles que confiaram nos representantes que elegeram.

    Axel,Parabéns- mesmo sabendo que vc não precisa de elogios e que não são eles que lhe movem, mas sim seu carácter que é exemplo para qualquer cidadão brasileiro!!!! Abraços família Kiekebusch

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.