terça-feira, 30 de abril de 2013

Sérgio Cabral e Rodrigo Neves assinam documento de cessão de terrenos para o município e renovação do Proeis em Niterói





Governador doa áreas estaduais para revitalização do Centro da cidade e renova, por mais um ano, programa que garante mais policiamento nas ruas do município

Numa cerimônia realizada no Solar do Jambeiro no início da tarde desta segunda-feira (29.4), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, recebeu o governador do estado, Sergio Cabral, para sacramentar a cessão de 20 terrenos do estado para o município. A cessão das áreas estaduais para a cidade, vai garantir a realização do projeto de revitalização do centro de Niterói, que vem sendo elaborado pela prefeitura e deverá ser anunciado no mês que vem. No encontro, Cabral assinou o documento que garante a doação das áreas do estado localizadas em pontos estratégicos do Centro de Niterói para a prefeitura.

Para o prefeito Rodrigo Neves, a cessão dos terrenos é de suma importância para o sucesso do projeto de revitalização do Centro.

“Esse projeto é muito importante, pois não temos recursos para investir na infraestrutura da cidade. É um plano que vai preparar Niterói para os grandes eventos internacionais e atrair investimentos fundamentais para o desenvolvimento da cidade. Hoje, Niterói é a única cidade que tem totais condições de se integrar à agenda positiva que está em curso no Rio de Janeiro, como Olimpíadas e Copa. Estamos planejando a prefeitura para que a cidade esteja estruturada para isso. E revitalizar a área central de Niterói é fundamental para isso. Hoje, o Centro é uma vergonha.”

O prefeito explicou que já autorizou os estudos do projeto de revitalização e que no próximo mês a porposta já deverá ser apresentada pelo consórcio interessado. “Autorizei a Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) e só nos estudos de revitalização estão sendo investidos mais de R$ 5 milhões. Esse projeto representará a maior revolução urbana da história de Niterói. É uma nova Niterói que vai surgir. Esses investimentos vão mudar a cara da cidade. Além das grandes empresas, precisávamos da parceria do estado. Por isso, a cessão desses terrenos significa o início da revolução urbana de nossa cidade”, disse o prefeito.

Rodrigo citou alguns dos terrenos doados. “São terrenos como o do Detran, do Ceasa, do Detro e do Depósito Público, entre outros, em posições privilegiadas para o nosso projeto. Esses terrenos serão o fundo garantidor dessa PPP. Na próxima quinzena o consórcio vai apresentar o projeto e eu vou enviar uma mensagem à Câmara solicitando aos vereadores autorização para a PPP do Centro”.



MAIS UM ANO DE PROEIS

Sobre a renovação do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) por mais um ano, Rodrigo Neves ressaltou o esforço da prefeitura em contribuir para o aumento da segurança: “A prefeitura está fazendo um esforço grande para a renovação desse convênio, pois não temos recursos. Mas na segurança não se pode descansar. Com isso, vamos ampliar em 25% o efetivo do Proeis . Temos ainda o Regime Adicional de Serviço (RAS) aprovado na Câmara, que garante o aumento do efetivo da Guarda Municipal, além de outras iniciativas como o Patrulha Escolar. Segurança pública não é responsabilidade exclusiva do estado. É uma responsabilidade compartilhada entre as três esferas de governo: federal, estadual e municipal. Com essa parceria, Niterói vai se tornar uma cidade muito mais tranquila”.

O governador Sergio Cabral também falou da importância da assinatura dos dois acordos.

“Niterói foi capital do estado. Portanto, o governo tem muitos terrenos aqui e a equipe de urbanismo verificou a necessidade de uma série de equipamentos do estado serem envolvidos no projeto do centro de Niterói. Eu estou vendo o que o Porto Maravilha está fazendo pela cidade do Rio de Janeiro. É uma revolução. E tenho certeza que o Rodrigo Neves fará essa mesma revolução aqui no centro de Niterói, que é onde a cidade nasceu. Portanto, é com muito prazer que assinei essa doação. Conte conosco, prefeito. Vamos trabalhar juntos para essa grande parceria público privada (PPP) que vai mudar o centro de Niterói” disse o governador, que pôs à disposição do prefeito seus auxiliares da área de segurança:

“ Nossa outra grande parceria é a renovação do Proeis. Prefeito, faça dos meus auxiliares da Polícia Militar e da Polícia Civil seus colaboradores”.

Em Niterói, o novo convênio do Proeis permitirá o aumento do efetivo de policiais militares patrulhando as ruas da cidade em até 25. O contrato é válido por um ano a prefeitura vai desembolsar até R$ 384 mil por mês na contratação de policiais. O objetivo é estender o patrulhamento aos bairros de Jardim Icaraí, São Francisco, Santa Rosa, Fonseca e Região Oceânica.


Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.