sábado, 20 de abril de 2013

Autoridades municipais de Niterói e sociedade civil debatem o Sistema Municipal de Cultura

 


Evento de abertura, no Teatro Municipal, contou com a presença do prefeito em exercício, Axel Grael

O prefeito em exercício de Niterói, Axel Grael, participou, na noite da quarta-feira (17.4), da abertura do seminário “Niterói rumo ao Sistema Municipal de Cultural”, no Teatro Municipal. O primeiro dia do evento apresentou informações que subsidiarão o processo de construção do SMC na cidade. Após a cerimônia de abertura, gestores e autoridades públicas dos governos federal e estadual e do município, além de representantes do segundo setor e do Conselho Municipal de Cultura, se reuniram para iniciar os debates para a elaboração participativa do sistema.

A cerimônia de abertura contou, ainda, com as presenças dos secretários municipais Waldeck Carneiro (Educação); Fabiano Gonçalves (Desenvolvimento Econômico); do presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes; do representante do Ministério da Cultura, Fábio Lima; do subsecretário municipal de Cultura, Cláudio Salles; do superintendente de Cultura da Fundação de Arte de Niterói, Victor De Wolf; o vereador Leonardo Giordano, presidente da Comissão de Comunicação e Cultura da Câmara; e do presidente do Conselho Municipal de Cultural, Sady Bianchini.

“Estou muito feliz em estar aqui esta noite porque estamos discutindo a cultura na perspectiva de um sistema e isso é da maior importância porque, às vezes, há a tendência de colocar o setor como se fosse um segmento de uma estrutura. Mas, na verdade, a cultura é multicêntrica, precisa permear todas as áreas. Eu acho que essa visão de sistema é muito apropriada e é importante construir uma visão a cultura com as várias formas de enxergar a própria sociedade”, afirmou Axel.

O prefeito em exercício também destacou o fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura na atual gestão municipal. “Ver o fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura é fundamental para que a gente consiga dar lastro social para as políticas públicas. Esse é o principal antídoto que se poder ter para a descontinuidade dessas políticas. Muitos aqui se referiram que nós estamos recuperando coisas, ações e sonhos que se perderam nos últimos anos, recuperando o protagonismo, vemos isso com muita força na Cultura”, disse.

O secretário municipal de Educação, Waldeck Carneiro, falou sobre a parceria da educação com a cultura e de projetos para fortalecimento do setor cultural, como a implantação de espaços destinados ao lazer e ao entretenimento em todas as unidades municipais de educação que estão sendo construídas na cidade. Waldeck também anunciou a retomada do Salão da Leitura de Niterói, cuja próxima edição será realizada em março de 2014.




Já Fabiano Gonçalves, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, destacou a importância da cultura, ao lado do turismo, para fomentar a economia da cidade. Victor De Wolf, superintendente de Cultura da FAN, ressaltou a lógica participativa do Sistema Municipal de Cultura,e o diálogo com a sociedade para a elaboração de um plano para o setor cultural da cidade para os próI1] ximos 10 anos.

Evento terá continuidade no Liceu Nilo Peçanha

No segundo dia do evento, que será realizado neste sábado (20.4), no Liceu Nilo Peçanha, os participantes poderão propor, pensar, se articular, interagir, participando do processo de elaboração do SMC. Cada sala terá um debate específico sobre os seguintes Grupos Temáticos: Artesanato, Artes Visuais, Cinema e Vídeo,Cultura Digital, Culturas populares e Indígenas, Patrimônio Histórico Material e Imaterial, Artístico e Cultural, Teatro e Circo, Dança, Indústria Criativa, Produtores Culturais e Mercado Cultural, Instituições de Ensino e Pesquisa, Bibliotecas, Literatura, Livro e Leitura, Movimentos Sociais e Instituições Civis, Música, Serviços de Comunicação Social Regulares e Comunitários

O que é o Sistema Municipal de Cultura

O evento “NITERÓI RUMO AO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA” tem como objetivo iniciar os debates a respeito do processo de elaboração e aperfeiçoamento destes instrumentos, para que todos os interessados - governo, sociedade e mercado - possam ouvir e propor soluções para as demandas e problemas do setor cultural da cidade. Para isto a construção participativa do Plano Municipal de Cultura será um momento privilegiado.

Depois de ficar alguns anos fora do Sistema Nacional de Cultura (SNC), a Secretaria de Cultura de Niterói vem trabalhando para adequar as suas políticas culturais às diretrizes e recomendações do Ministério da Cultura, expandindo o diálogo com a sociedade niteroiense, em um sentido amplo agregando desde as organizações artísticas e culturais civis até o mercado - visando intensificar as ações de cidadania cultural em uma visão tridimensional de cultura, absorvendo nas políticas públicas de cultura, que serão planejadas e executadas, as dimensões simbólica, econômica e cidadã da cultura.

A adesão ao SNC se deu através da assinatura do Acordo de Cooperação Federativa entre a União, representada pelo MinC e a Prefeitura de Niterói. O acordo estabelece as condições e orienta a instrumentalização necessária para o desenvolvimento do Sistema, indicando a implementação coordenada e/ou conjunta de programas, projetos e ações, relacionados à área de competência do município, os quais serão organizados no âmbito do Sistema Municipal de Cultura(SMC). O SMC é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Fundação de Artes, em diálogo com a sociedade civil niteroiense, representada, por exemplo, pelo Conselho Municipal de Cultura de Niterói, que deverá ser reformulado em visão mais ampla de representação e conceito de política e de cultura.

O SMC será criado através de lei específica a ser aprovada pela Câmara Municipal de Niterói.


Fotos Péricles Rodrigues
Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.