sexta-feira, 12 de abril de 2013

Rodrigo Neves inaugura Centro de Apoio ao Turista no Caminho Niemeyer

Respeito a Niemeyer

O Caminho Niemeyer começou a ser concebido em 2001, após a conclusão do Museu de Arte Contemporânea, a primeira obra do genial arquiteto em Niterói.

Doze anos depois, nenhum dos equipamentos havia sido entregue ao público em condições de funcionamento regular. No início de 2013, o que havia eram prédios sem uso e obras inacabadas em meio a um espaço abandonado, fechado ao público. Quem lá chegava, deparava-se com um tosco portão permanentemente fechado a cadeado.

Portão fechado impedia o acesso do público ao Caminho Niemeyer. A foto foi publicada em matéria do jornal O Globo, de 14/07/2012. Compare com as fotos abaixo, que expressam a nova realidade do acesso ao Caminho Niemeyer.

Ao assumir, em janeiro de 2013, o prefeito Rodrigo Neves determinou que aquele conjunto arquitetônico fosse rapidamente integrado ao cotidiano da cidade, à estratégia de fomento ao turismo e à política cultural de Niterói. Delegou a responsabilidade de liderar esse processo a Marcos Gomes, um dos mais reconhecidos gestores públicos de Niterói, com experiência nas áreas de cultura e turismo. Foi nomeado presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer. Sob a sua liderança, os resultados vieram, graças ao trabalho de articulação que Marcos Gomes desenvolve, integrando a NELTUR, a EMUSA e outros órgãos da administração (municipal, estadual e federal), bem como da iniciativa privada. Todas as suas metas para o Plano Estratégico para os primeiros 100 dias do governo foram cumpridas. O resultado está na matéria abaixo.

Uma marca para Niterói

O Caminho Niemeyer terá papel estratégico na reforma urbana de Niterói, em desenvolvimento pela Prefeitura. Será valorizado no projeto de reforma do Centro da Cidade, servirá como um complexo turístico e cultural, de uso lúdico e contemplativo e será um elemento de integração da cidade com a Baía de Guanabara.

Nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, aquela orla será um dos melhores pontos de observação para assistir a algumas das provas de vela.

O Caminho Niemeyer será um dos lugares mais frequentados pela população, será o grande cartão postal de Niterói e uma das principais referências turísticas.

Apoiado pela reforma urbana do Centro, o Caminho Niemeyer dialogará com a reforma urbana da região portuária do Rio. Do lado de lá, a marca será o Museu do Amanhã - um projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Do lado de cá, a marca é o conjunto de obras do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

Dívida

A prioridade imediata do governo de Rodrigo Neves é fazer com que o Caminho Niemeyer esteja em condições de receber turistas e peregrinos que estarão em Niterói para a Jornada Mundial da Juventude. A seguir que esteja com os seus equipamentos operacionais para os grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos Rio 2016.

O primeiro passo foi a construção do Portal do Caminho Niemeyer, fazer uma faxina geral na área, providenciar melhorias na urbanização e ordenar o uso da área frontal ao Caminho Niemeyer por parte dos ônibus que utilizavam o Terminal João Goulart.

No último fim de semana (domingo, 7 de abril), o entorno do Teatro Popular já foi palco de um belo show de Gilberto Gil, que reuniu mais de 10 mil pessoas.

E de hoje, até domingo, a grande atração será o Viradão Carioca, que pela primeira vez será realizado em Niterói. A programação levará milhares de pessoas ao local.

A abertura da explanada do Caminho Niemeyer ao público, resgata uma dívida da Prefeitura com a cidade e, acima de tudo, é um ato de respeito ao legado de Niemeyer.

Axel Grael

------------------------------------------------------------------------

Prefeito Rodrigo Neves inaugura Centro de Atendimento ao Turista no Caminho Niemeyer

Ronald Ázaro, secretário estadual de Turismo, prefeito Rodrigo Neves e o presidente da NELTUR Paulo Freitas. Divulgação PMN.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, inaugurou na manhã desta quinta-feira (11/4) o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Caminho Niemeyer, no centro.

Ele assinou também com o secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro, um protocolo de intenções para a implantação do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo no Estado do Rio de Janeiro (Prodetur)

O CAT funcionará diariamente, das 10h às 17h, terá funcionários bilíngues e continuará promovendo visitas guiadas pelo Caminho. Fornecerá informações também sobre todos os pontos turísticos da cidade, além de possuir um Cyber Café com internet Hi-Fi para os turistas.

Além do CAT, o Caminho Niemeyer ganhou também em sua entrada um pórtico, um novo portão e uma guarita de segurança.


Pórtico do Caminho Niemeyer. Antes, existia uma porteira fechada a cadeado.

Rodrigo Neves disse que a inauguração do CAT era tratada com absoluta prioridade em seu governo e é mais uma meta cumprida do plano dos cem primeiros dias da sua administração.

"Quando eu entrava no Caminho Niemeyer, eu achava uma vergonha. Um projeto como esse, que é um projeto do maior arquiteto, gênio da arquitetura mundial, o nosso querido Oscar Niemeyer. Na entrada havia uma porteira de madeira e uma choupana. Não tínhamos um centro de informações para que as pessoas conhecessem o Caminho Niemeyer", disse o prefeito.

O presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Marcos Gomes, afirmou esperar que, com a inauguração do CAT, o local deixe de ser o "Escondidinho Niemeyer".

Centro de Estudos Turísticos

Segundo o presidente da Neltur (Niterói Empresa de Lazer e Turismo), Paulo Freitas, o CAT contará ainda com um Centro de Estudos e Pesquisas Turísticas que vai realizar o monitoramento do turismo na cidade.

Instalações do CAT - Centro de Atendimento ao Turista.

"Turismólogos da Neltur estarão estudando constantemente o turismo na cidade monitorando a quantidade de visitantes no MAC (Museu de Arte Contemporânea), no Caminho Niemeyer, no Parque da Cidade, na Fortaleza de Santa Cruz, no Forte dos Picos. Com isso, teremos uma noção de quantas pessoas estão visitando Niterói, da onde são e poderemos saber onde teremos que trabalhar mais", declarou.

Prodetur

Assinado pelo prefeito Rodrigo Neves e o secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro, o acordo do Prodetur prevê que o município receba recursos para serem aplicados em sinalização turística, na elaboração de um plano de marketing para o turismo, inventário turístico, capacitação de pessoal no trade turístico (hotelaria, restaurantes), construção de marinas públicas e também na elaboração e formatação de roteiros turísticos temáticos.

Durante a inauguração da CAT, a Prefeitura também fez o lançamento do Roteiro Orla Guanabara - Caminho Niemeyer e Complexo dos Fortes, um folheto que traz todas as informações sobre esses pontos turísticos (fotos, história e mapas de localização), incluindo também o MAC e a estação das barcas de Charitas.




O presidente da Neltur, Freitas explicou que os pontos turísticos de Niterói também serão divulgados na cidade do Rio de Janeiro.

"O turista fica em média quatro dias no Rio e a ideia é que ele passe mais um dia justamente com o pretexto de visitar Niterói", disse.

Para o dia 30 de abril, está prevista a inauguração do Memorial Roberto Silveira, no Caminho Niemeyer, que será um centro da literatura fluminense, com uma biblioteca virtual e um telecentro.




 Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.