domingo, 14 de abril de 2013

Site da Rio 2016 repercute propostas de Rodrigo Neves para Niterói nas Olimpíadas


Prefeito de Niterói se reúne com Rio 2016™ para integrar a cidade aos investimentos dos Jogos Olímpicos

Niterói pretende voltar a ser protagonista nos esportes e revela plano de ação que será lançado em maio. Objetivo é atrair delegações, turistas, investimentos e competições para a cidade

Marcelo Ferreira, Axel Grael, Rodrigo Neves, Carlos Arthur Nuzman, Torben Grael e Paulo Freitas, da esquerda para a direita, posam para a foto depois da reunião que aproximou a prefeitura de Niterói ao Comitê Organizador Rio 2016™ (Foto: Lucas Freitas/Rio 2016™)

Cidades vizinhas, separadas apenas pela Baía Guanabara, Rio de Janeiro e Niterói estão mais próximas do que nunca. Na manhã desta sexta-feira, dia 12, o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman recebeu o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e equipe para estreitar os laços entre as partes.

A reunião contou ainda com a presença do vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, o secretário de esportes, Marcelo Ferreira, o coordenador de Acessibilidade, João Carvalho, o presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), Paulo Freitas, e o bicampeão olímpico na vela, Torben Grael, por parte da equipe niteroiense.

Axel Grael apresentou o Plano de Integração de Niterói aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, proposta que será analisada pela equipe do Rio 2016™ e deverá ser lançada na segunda semana de maio. “Estamos preparando um plano de ação com engajamento de todas as secretarias. Um plano que vai além do esporte”, disse Axel.

“Parabéns pelo trabalho, pelo detalhamento do projeto. Temos o maior interesse em colaborar. Acho importante fazer reuniões com as áreas específicas da prefeitura com as nossas para saber como a gente pode colaborar em cada área”. Carlos Nuzman, presidente do Comitê Organizador da Rio 2016

Nuzman gostou do projeto e colocou a equipe do Comitê Organizador à disposição da prefeitura de Niterói. “Parabéns pelo trabalho, pelo detalhamento do projeto. Temos o maior interesse em colaborar. Acho importante fazer reuniões com as áreas específicas da prefeitura com as nossas para saber como a gente pode colaborar em cada área”, afirmou, no fim da reunião.

O prefeito Rodrigo Neves falou sobre o engajamento da cidade ao projeto dos Jogos Olímpicos e ressaltou diversos pontos do plano de ação, como investimentos na área esportiva, turismo, cultura, hotelaria e infraestrutura.

“Em outubro, vou à China junto com o governador Sergio Cabral vistoriar os estaleiros onde serão construídas as sete novas embarcações adquiridas pelo Governo do Estado para facilitar o acesso ao Rio. Investimento que vai mudar o paradigma de transporte entre as cidades. Hoje temos sete embarcações, mais muito antigas”, disse Rodrigo. Cada embarcação tem capacidade para 2 mil pessoas. Outras duas embarcações para 500 pessoas estão sendo adquiridas pelo governo do Estado de um estaleiro cearense.

"Somente em infraestrutura urbana deverá ser investido 700 milhões de reais". Rodrigo Neves

Entre os investimentos planejados na área esportiva estão a construção provisória em estrutura modular do Centro de Treinamento Olímpico da Vela, que deverá ser instalado na praia de Charitas, a construção de dois centros esportivos, cinco quadras esportivas, entre outros. Somente em infraestrutura urbana deverá ser investido 700 milhões de reais. “Nosso objetivo agora é ouvir as opiniões do Comitê para potencializar o nosso projeto”, disse Rodrigo.

Prefeito de Niterói visita a sede do Comitê Organizador Rio 2016™ e se reúne com diretores para estreitar laços (Lucas Freitas/Rio 2016™)

A equipe do Rio 2016™ na reunião contou ainda com a presença da Diretora de Acomodações do Comitê Organizador Rio 2016™, Patrícia Hespanha, o Diretor de Esportes Agberto Guimarães, e o ex-atleta olímpico de handebol, Bruno Souza, que é niteroiense e trabalha no Rio 2016™ como Especialista de Integração da Vila Olímpica.

Hespanha e Agberto deram opiniões pertinentes sobre os seus temas e reiteraram a importância de ter uma cidade grande como Niterói engajada no projeto dos Jogos Olímpicos.

“Já temos cerca de 400 quartos em seis hotéis de Niterói contratados para os clientes dos Jogos. A procura de vocês por mais hotéis é louvável, no entanto, para uso durante os Jogos Olímpicos esses hotéis têm que começar a ser construídos até o fim do ano”, alertou Hespanha, lembrando que hoje o Rio de janeiro tem 17 mil quartos disponíveis de hotéis de três a cinco estrelas.

Agberto afirmou que dois esportes tendem a se beneficiar bastante com a parceria entre o Rio 2016™ e a cidade de Niterói: o rugby e a vela. “A janela de oportunidades do pré-Jogos é muito interessante e o momento para cadastrar novos locais de treinamento é agora”, disse Agberto.

Ainda durante a reunião, o velejador Torben Grael, vencedor de cinco medalhas olímpicas e porta-bandeira na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, informou ao presidente Nuzman que já foi procurado por equipes de vela de mais de 20 países, incluindo Nova Zelândia, Japão, França, Itália, Irlanda, Estados Unidos e Noruega. As equipes buscam opções e podem ficar em Niterói antes e durante os Jogos Rio 2016™.


Fonte: Rio 2016

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.