terça-feira, 30 de abril de 2013

Rodrigo Neves, Sérgio Cabral e presidente do TRE lançam cadastramento biométrico em Niterói




O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, o governador Sérgio Cabral e o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, participaram ontem do início do cadastramento biométrico dos 376.021 eleitores do município. O procedimento, obrigatório, será realizado até o dia 31 de outubro no Estádio Caio Martins e em outros dois postos montados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na Região Oceânica e no Centro do Rio.

O sistema de leitura biométrica, que começou a ser testado em Búzios em 2009, identifica a identidade do eleitor por meio de impressões digitais e impede que alguém vote no lugar de um cidadão ou utilize um documento falso para tirar o título.

- Acho importante esse processo porque senti na pele o que é desvio de voto. Em 1994, a primeira situação de desvio ocorreu comigo no Tijuca Tênis Clube. A partir de 1996, com a urna eletrônica, o Brasil passou a ser um exemplo para o mundo. Agora, o Sistema Biométrico é um passo ousado que vai manter o país na vanguarda do processo eleitoral - afirmou o governador, que aproveitou a ocasião para pedir ajuda às concessionárias que atuam na cidade para ajudar a mobilizar e esclarecer a população.

Após a solenidade de abertura, o prefeito de Niterói se cadastrou na presença do governador e ressaltou a parceria do município com o governo do Estado e com o Tribunal Regional Eleitoral.

- Niterói é uma cidade diferenciada, com uma população de alto nível de escolaridade, participativa e acredito que essa iniciativa do TRE aperfeiçoa a democracia no Brasil e ampliando a participação do povo nas decisões do Estado. O recadastramento biométrico é um avanço que torna a eleição mais ágil e transparente. Tenho certeza que a população de Niterói vai dar um, belo exemplo de cidadania e participação. disse Rodrigo Neves.



A presidenta do TRE-RJ, a desembargadora Letícia Sardas, esclareceu que o eleitor que não realizar o cadastro terá o título cancelado, o que impede a pessoa de, por exemplo, tirar passaporte e prestar concurso público. Ela destacou ainda que o procedimento é importante para o TRE fazer a revisão do eleitorado no município.

- O recadastramento vai possibilitar que o TRE saiba quem é o eleitor e saiba o real índice de abstenção nas eleições - afirmou Letícia.

Eleitor deve comparecer conforme mês de nascimento

Para organizar o atendimento, o TRE-RJ recomenda que os eleitores compareçam aos postos de cadastramento conforme o mês de nascimento. Neste mês, o pedido é que nascidos em janeiro e fevereiro realizem o procedimento. Em junho, os que fazem aniversário em março e abril, e assim por diante. Caso não passa comparecer no período correspondente, o eleitor será atendido normalmente em qualquer data.

O recadastramento é obrigatório para todos os eleitores do município, inclusive os menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos. Quem deseja transferir o título para a cidade ou quer tirar o documento pela primeira vez também deve comparecer a um dos três postos. Aqueles que estão com pendências com a Justiça Eleitoral devem pagar as multas antes de realizar o procedimento.

Moradora do Parque da Colina, a diarista Fabíola da Silva, de 26 anos, decidiu não deixar para a última hora e foi uma das primeira a se cadastrar.

- Acho muito melhor a identificação pela impressão digital. Vai ser mais prático e rápido, além de poder diminuir as fraudes - considerou Fabíola.



Serviço

Quem quiser evitar filas pode agendar o atendimento pela internet no site www.tre-rj.jus.br/biometria. No Caio Martins, quem não agendar receberá senha e será atendido por ordem de chegada. Nos outros dois postos, apenas será atendido quem marcar pela internet.

Estádio Caio Martins: Rua Presidente Backer, Santa Rosa, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Fórum da Região Oceânica: Estrada Caetano Monteiro s/n°, em Pendotiba, de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h.
Centro da Justiça Eleitoral: Rua 1° de Março 42, no Centro do Rio, de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h.


Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.