domingo, 28 de abril de 2013

Defesa Civil de Niterói realiza aula prática com voluntários no Cavalão





Integrante do ITERJ fala para agentes do NUDEC e da Defesa Civil no Cavalão. Foto Divulgação/Luciana Carneiro

Comunidade da Zona Sul recebe orientações de agentes para enfrentar chuvas fortes e riscos de desastres naturais, como desabamentos. Vice-prefeito Axel Grael coordena as ações.

A Subsecretaria Municipal de Defesa Civil de Niterói realizou na manhã de sábado uma aula prática com agentes voluntários que integram o Nudec (Núcleo de Defesa Civil) do Morro do Cavalão, em Icaraí, na Zona Sul da cidade. Durante o trabalho, os agentes, que são moradores da comunidade, apresentaram aos integrantes da Defesa Civil alguns dos principais problemas registrados no morro, como acúmulo de lixo em encostas que podem provocar proliferação de doenças e trazem riscos para as moradias, além de casas com rachaduras.

A implantação dos Nudecs nas comunidades integra o Plano de Chuvas de Verão, que foi anunciado pelo prefeito Rodrigo Neves em janeiro. Esse plano consiste em uma série de ações emergenciais que vão preparar a cidade para enfrentar fortes chuvas e os riscos de desastres naturais. O trabalho é coordenado pelo vice-prefeito, Axel Grael e, além da Defesa Civil, envolve diversas secretarias do governo.

A implantação dos Nudecs nas comunidades integra o Plano de Chuvas de Verão (...). Os Nudecs são formados por agentes voluntários que vão realizar um trabalho preventivo nas comunidades, detectando os problemas e avisando os órgãos competentes. Esses agentes fazem um curso teórico de seis dias quando aprendem noções de Defesa Civil, primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, acidentes domésticos, conduta de voluntário e formação dos Nudecs.

Os Nudecs são formados por agentes voluntários que vão realizar um trabalho preventivo nas comunidades, detectando os problemas e avisando os órgãos competentes. Esses agentes fazem um curso teórico de seis dias quando aprendem noções de Defesa Civil, primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, acidentes domésticos, conduta de voluntário e formação dos Nudecs. Após terem recebido um certificado de fim de curso, os voluntários participam de uma aula prática.

Cel Antônio Maia dá instruções à sua equipe na atividade na comunidade do Cavalão. Foto Comunidade do Cavalão/Facebook.


A diretora operacional da Defesa Civil, Bianca Neves, esses agentes voluntários farão um relatório sobre os problemas detectados e passarão ao órgão municipal que, a partir das observações feitas, poderá acionar a Clin (Companhia Municipal de Limpeza de Niterói), Águas de Niterói e a Secretaria Municipal de Saúde, entre outros.

Voluntariado- O major Wallace Medeiros, da Defesa Civil, destacou que os integrantes do Nudec terão função importantíssima. Segundo ele, caberá aos agentes voluntários, por exemplo, ajudar a retirar os moradores de casas em risco em casos de chuvas fortes e levá-los para um local seguro enquanto o efetivo da Defesa Civil não chega ao local.



Fonte: Jornal O Fluminense  

Saiba mais em: Prefeitura de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.