domingo, 7 de abril de 2013

Sincronização de sinais ajudará na fluidez do trânsito em Niterói

Alameda São Boaventura, No Fonseca, Zona Norte da cidade, será uma das contempladas com o sistema "Onda Verde". Foto Guto Maia.


Controle de tráfego será montado este ano. Unidade será uma das mais modernas do mundo e controlará a sinalização em cerca de 270 sinais da cidade

A Prefeitura de Niterói continua criando medidas para desafogar o trânsito na cidade. O coronel Paulo Afonso, presidente da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), explicou que o prefeito Rodrigo Neves conseguiu junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), um financiamento de U$ 5,6 milhões e será usado para montar um Controle de Tráfego por Área (CTA), no segundo semestre deste ano. A unidade será uma das mais modernas do mundo e controlará a sinalização em cerca de 270 sinais da cidade, permitindo assim o aumento da capacidade da ‘Onda Verde’, que é a sincronização da sinalização em diversos pontos da cidade.

O projeto está em fase final de viabilidade e, após esta etapa, se encaminhará para o projeto executivo. O coronel disse ainda que a previsão é de que Niterói receba toda a sinalização computadorizada até o início de 2014, onde 90% da cidade receberá a Onda Verde. Além disso, a localidade da construção do CTA ainda foi definida.

“É um dos sistemas mais modernos de acompanhamento de sinais que uma cidade verá. Nós vamos ter uma sala com diversas televisões e computadores de alta tecnologia, onde serão acompanhados os 270 sinais luminosos de Niterói. A partir disso, faremos a Onda Verde de maneira mais eficiente e controlado por esta sala”, revelou Paulo Afonso, ressaltando que o funcionamento do CTA será de 24 horas por dia, onde houver maiores retenções.

“É claro que não podemos abandonar o nosso trabalho nas ruas. Minhas equipes estarão monitorando da sala e ali faremos o link direto com as equipes, proporcionando assim uma agilidade maior nas resoluções de problemas”.

O prefeito Rodrigo Neves pediu que o trânsito tivesse uma atenção especial. Sendo assim, Paulo Afonso disse que o maior pedido do Rodrigo foi que operações fossem feitas e que agentes operassem durante 24 horas na cidade.

“Foi um pedido dele: ‘Coronel, quero gente na rua’. Sendo assim, conseguimos convencer os operadores, treiná-los e colocá-los em pontos estratégicos na cidade. Hoje nós temos 130 operadores, sendo 42 na parte da manhã, 58 à tarde e outros 12 durante a madrugada. Outros 18 agentes trabalham no Centro de Controle Operacional da pasta”, disse Paulo Afonso.

Onda Verde – A Onda Verde é controlada no Centro de Controle Operacional (CCO), na sede da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) e funciona nos corredores estruturais de Niterói pela manhã (das 5h às 10h).

São beneficiadas as avenidas Jansen de Melo e Marquês de Paraná (Centro), Roberto Silveira e Rua Gavião Peixoto (Icaraí), Avenida Quintino Bocaiúva (São Francisco), na Estrada Francisco da Cruz Nunes (da rotatória da Central até à do Cafubá, no bairro de Piratininga), Alameda São Boaventura (Fonseca), além de parte da Avenida do Contorno, na chegada em Niterói. À tarde, na Alameda, os sinais são sincronizados porque o fluxo não permite ‘Onda Verde’.

Fonte: O Fluminense

-------------------------------------------

Saiba mais sobre as negociações com o BID em: Niterói perto de US$ 26 milhões do BID para investimentos na cidade

Um comentário:

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.