quinta-feira, 18 de abril de 2013

Rodrigo Neves busca investimentos para Niterói




Prefeito está em Lisboa em missão oficial com a proposta de atrair recursos para as áreas ambiental e turística da cidade

LISBOA-PORTUGAL - Buscar alternativas para a melhoria da gestão de resíduos sólidos e atrair investimentos da rede hoteleira para a cidade foram dois dos principais compromissos do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, em seu primeiro dia de missão oficial a Portugal.

O primeiro encontro ocorreu na sede da empresa Águas de Portugal, em Lisboa. Recebido pelo presidente da companhia, Afonso Lobato de Faria, e pelo presidente da Comissão Executiva, José Salgado Zenha. Lá, Rodrigo conheceu a forma de atuação do grupo e suas iniciativas para tratar água, esgoto e resíduos sólidos na capital portuguesa e em quase todo o país. 

De acordo com Afonso Lobato, atualmente 100% da população de Lisboa têm acesso a água tratada de boa qualidade e 80% dos domicílios têm o esgoto tratado. Já a solução dada à destinação dos resíduos sólidos se mostrou uma alternativa econômica atraente: parte dos dejetos é tratada numa estação moderna e é transformada em energia através do biogás e o do biodiesel. A parte orgânica, por sua vez, vira adubo e é utilizado na agricultura.

Para tratar todo o esgoto produzido em Lisboa foi construída uma moderna estação, com um sistema de “envelopagem” de suas instalações que evita a dispersão de odores provenientes da atividade da estação de tratamento. Os tanques onde são tratados os resíduos possuem uma espécie de manta que reduz o mau cheiro. Além disso, foi instalado um sistema de pressão que “suga” o ar e, consequentemente, os fortes odores.



Como medida final para neutralizar qualquer mau cheiro, a empresa construiu um “telhado verde” sobre toda a estrutura da estação, que fica a cerca de 200 metros de um bairro residencial. O imenso jardim suspenso é composto de plantas especialmente selecionadas que conferem ao local um aroma agradável.
A iniciativa deixou o prefeito de Niterói entusiasmado. Ele pretende, ao retornar ao município, sugerir aos administradores da concessionária Águas de Niterói, responsável por este tipo de serviço (tratamento de águas e esgotos), que procurem a Águas de Portugal afim de conhecer a metodologia adotada na estação portuguesa e, em seguida, viabilizar a implantação do mesmo sistema na estação de tratamento de Icaraí. “Fiquei bem impressionado com a solução dada para a questão. Enveloparam toda a estação e construíram este jardim, que reduz significativamente o mau cheiro, embeleza a paisagem e promove a integração da estação ao ambiente”, comentou Rodrigo Neves.

Depois da visita à estação, o prefeito de Niterói se reuniu com José Roquette, diretor-geral da Rede Pestana de Hotéis, o maior grupo de Portugal e um dos maiores da Europa. Na pauta do encontro, a busca de investimentos para a cidade.


O prefeito fez uma apresentação de Niterói, falou de sua privilegiada localização geográfica, do momento especial do estado do Rio de Janeiro, ressaltou a importância e o tamanho da indústria naval de Niterói, a parceria na área turística com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e explicou como se dará o processo de revitalização do Centro de Niterói, previsto para ser iniciado ainda este ano.

De acordo com o prefeito, o município do Rio de Janeiro não terá condições de oferecer estadia a todos os visitantes que comparecerão à cidade nos próximos anos por conta dos eventos esportivos como Copa do Mundo e Olimpíadas, programados para 2014 e 2016, respectivamente. Além disso, Rodrigo Neves enfatizou que o mercado do petróleo deve se aquecer ainda mais pelos próximos anos por conta do início da operação de extração do pré-sal e das atividades de refino do Polo Petroquímico de Itaboraí.



“Viemos mostrar que Niterói está num momento extraordinário e é uma oportunidade para investimentos. Após a Copa e as Olimpíadas, a capacidade hoteleira eventualmente instalada não ficará ociosa, já que o crescimento do pré-sal vai exigir hospedagem para milhares de funcionários das empresas que atuam nesse mercado. Portanto, a hora de investir é essa,” frisou Rodrigo Neves.

Ele acertou a visita de representantes da rede de hotéis à cidade no mês que vem para desdobrar entendimentos sobre a rede hoteleira de Niterói.

Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.