domingo, 11 de setembro de 2016

PARNIT: Parque da Cidade de Niterói tem trilhas revitalizadas com tótens e sinalização



Circuitos e trilhas ganham placas informativas - Luiz Ackermann / Agência O Globo

por

Treze caminhos serão desobstruídos e requalificados para beneficiar ecoturismo

Das 13 trilhas do Parque da Cidade, três começaram a ser revitalizadas na última semana e estarão prontas até o fim do ano. Todos os percursos, que somam 50 quilômetros por dentro da área da Mata Atlântica, serão mapeados, limpos, desobstruídos e receberão sinalização. O objetivo é promover o turismo ecológico e preservar a área contra possíveis invasões. Dentro do planejamento, ainda está prevista a criação de quatro locais específicos para manifestações religiosas.

Já foram instaladas em toda área do parque dez novas lixeiras de madeira de reflorestamento, 20 placas de sinalização e mesas e cadeiras para piquenique do mesmo material. Outras 20 placas de PVC foram fixadas no fim das trilhas, para delimitar o término dos percursos. Além disso, cerca de 40 árvores receberam sinais para indicar o caminho correto aos visitantes. Outra iniciativa para atrair mais público é o manejo das trilhas, feito a partir da limpeza e da retirada de galhos que obstruem o caminho.

Inicialmente, três deles receberão as melhorias. O do Bosque dos Eucaliptos é o mais adiantado. Já foi desobstruído e recebeu sinalização rústica. A trilha do Morro do Santo Inácio, uma das mais tradicionais do parque, ganhou placas de madeira e receberá setas nas árvores nos próximos dias. Já a trilha do Mirante da Pedra Rachada está na fase de manutenção e limpeza para depois receber a sinalização.

— São quatro etapas: limpeza, retirada de obstáculos, sinalização e recuperação de trechos que sofreram erosão. Todas muito importantes para a manutenção das trilhas, pois garantem que o caminho seja feito com segurança. Nosso objetivo é aumentar a frequência de montanhistas no parque. É um público muito importante, que tem atuação direta na preservação da área, ajudando-nos a combater possíveis abusos — explica Alex Faria de Figueiredo, administrador do parque.

MONTANHISTAS COMO PARCEIROS

Ele lembra que os membros do Clube Niteroiense de Montanhismo já são parceiros, e vêm atuando voluntariamente na revitalização das trilhas. Figueiredo diz ainda que outro novo equipamento que deve ser instalado esta semana no parque é o bicicletário. Ele ficará no estacionamento próximo às rampas usadas para saltos de asa-delta e parapente.

Para quem quiser se aventurar pela mata e não tem experiência na prática do trekking, o parque começou a promover caminhadas guiadas de 15 em 15 dias. O calendário dos passeios é divulgado no site da Secretaria municipal de Meio Ambiente (smarhs.niteroi.rj.gov.br), onde os interessados podem agendar a visita. Desde 2014, quando a cidade passou a contar com o decreto que estabeleceu o Parque Municipal Natural de Niterói (Parnit), uma área de 4.400 hectares (35% do território da cidade) passou a ser protegida por lei, incluindo o Morro da Viração. A meta é alcançar 50%. De acordo com o vice-prefeito Axel Grael, para atingir esse objetivo, as ações iniciadas no Parque da Cidade são fundamentais.

— O Morro da Viração é uma área de preservação permanente, mas isso não é suficiente, pois é preciso que haja gestão da área. A requalificação das trilhas vai potencializar o ecoturismo, com um inventário das atrações do parque. Quanto mais gente interagir com o parque, mais massa crítica teremos atuando para a manutenção do local. Isso faz parte da estratégia turística de Niterói. Temos que criar uma identidade para explorar o potencial do cicloturismo e do ecoturismo — diz.

Fonte: O Globo Niterói



------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Parnit
Definido calendário de trilhas guiadas e voluntariado para o PARNIT
PARNIT - Oficinas participativas para o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit)
PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE NITERÓI (PARNIT): Oficinas de Planejamento Participativo
DIA HISTÓRICO EM NITERÓI: Foi publicado hoje o Decreto 11.744, que instituiu o PARNIT
PARNIT: Preservação do meio ambiente ganha reforço em Niterói
Niterói + Verde e PARNIT: Decreto cria 22,5 milhões de metros quadrados de áreas protegidas na cidade
PARNIT - Niterói cria parques para proteger áreas verdes de problemas como deslizamentos e queimadas
PARNIT - Prefeito Rodrigo Neves assina na quarta feira o decreto de criação do Programa Niterói + Verde
NITERÓI MAIS VERDE - Vice-prefeito e técnicos da Prefeitura visitam a Praia do Sossego para definir detalhes de obra de infraestrutura
'Niterói mais verde' será criado para proteger o meio ambiente
Niterói entra na rota do turismo do Rio de Janeiro
Evento em Piratininga discute gestão ambiental compartilhada das lagoas da Região Oceânica
VISITA À ILHA DA BOA VIAGEM: Prefeitura de Niterói planeja restauração e reabertura da Ilha à visitação
ILHA DA BOA VIAGEM: Prefeitura de Niterói anuncia forte aposta na Ilha da Boa Viagem como atração turística
MAIS PRAÇAS EM NITERÓI - Praça do Largo da Batalha contará com Academia da Terceira Idade
Prefeitura de Niterói inaugura Praça Márcia Souto na Alameda
Praças de Niterói se transformam em centros de convivência para crianças e idosos
Parque da Cidade ganha reforma para atrair turistas em Niterói

Outras iniciativas na área de conservação de ecossistemas e áreas verdes de Niterói

PARQUE DAS ÁGUAS: Começam as obras de melhoria da infraestrutura e revitalização
NITERÓI MAIS VERDE - Visita ao Morro do Castro, no Barreto, para planejar a implantação de áreas protegidas na Zona Norte da cidade
NITERÓI E INEA VÃO CELEBRAR OS 85 ANOS DA MAIS ANTIGA ÁREA PROTEGIDA DO BRASIL
PRO-SUSTENTÁVEL: Região Oceânica terá investimentos em infraestrutura e sustentabilidade
NITERÓI MAIS VERDE: Prefeitura anuncia estratégia para evitar invasão de áreas verdes e áreas de risco 
NITERÓI MAIS VERDE - PARNIT ganhou reconhecimento e destaque em revista especializada dos EUA






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.