Tangará (Chiroxiphia caudata). Foto de Luana Bianquini. |
Topetinho-vermelho (Lophornis magnificus). Foto Luana Biaquini. |
Cerca de 20 pessoas participaram do Vem Passarinhar. Elas percorreram a trilha da Vila Oratória, passando pela Praia do Sono e pela Barra do Sono, com retorno à Vila, por barco e trilha
Mais de cem espécies de aves foram registradas (27 e 28/08) durante o programa Vem Passarinhar, realizado neste final de semana na Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, localizada em Paraty, no litoral sul do estado e administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O projeto tem como objetivo a prática da observação de aves como uma ferramenta da conservação através da visitação nas unidades de conservação e reservas do Estado do Rio de Janeiro.
Cerca de 20 pessoas participaram do Vem Passarinhar. Elas percorreram a trilha da Vila Oratória, passando pela Praia do Sono e pela Barra do Sono, com retorno à Vila, por barco e trilha. Durante a visitação, os observadores registraram 106 espécies de aves.
“Os observadores de aves ajudam os gestores ao trazer informações sobre as espécies avistadas e contribuem para a conscientização sobre a importância da preservação da nossa biodiversidade”, afirmou o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.
Conhecida como birdwatching, a “observação de aves” vem se despontando como importante atividade de contemplação da natureza agregando cada vez mais adeptos e atraindo seguidores de todas as idades. O Inea encontrou na observação de aves uma excelente oportunidade para a sensibilização da sociedade em prol da preservação nas diversas regiões do Estado.
“Temos a intenção de consolidar cada vez mais esta atividade nas unidades de conservação estaduais e até mesmo num futuro próximo implantar estruturas e trilhas específicas nas unidades de conservação para incentivar ainda mais esta prática”, destacou o gerente das unidades de conservação do Inea, Fernando Matias.
Com área total de 9.960 hectares, a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga abrange o município de Paraty. Foi criada pelo Decreto Estadual nº 17.981, de 30 de outubro de 1992.
Fonte: SEA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.