quinta-feira, 29 de setembro de 2016

NITERÓI SUSTENTÁVEL: Projeto CLIN Curumim leva ideias sustentáveis para escolas municipais





28/09/2016 - Existe um ditado que diz "é de pequenino que se torce o pepino”. Pois foi seguindo esta linha que a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN), por meio do setor de reciclagem (Reciclin), desenvolveu o Projeto CLIN Curumim, com o objetivo de levar coleta seletiva, oficinas de reaproveitamento de resíduos e estandes com materiais reciclados para as escolas municipais de Niterói. O projeto pretende alcançar todas as escolas da rede, abordando e trabalhando na prática ideias e hábitos mais sustentáveis.

Iniciado em janeiro de 2013, o programa que entrou na terceira edição este ano, promove palestras com temas educativos, abordando a importância da conscientização para a coleta seletiva, realiza exposição de artesanatos feitos a partir de materiais recicláveis e retira das ruas as papeleiras que estão danificadas ou foram depredadas e as restauram para serem distribuídas e reaproveitadas nas escolas.

A equipe já visitou 65 instituições, instalando três unidades de papeleira em cada uma delas para atender às necessidades da coleta seletiva.

“Muitos dos hábitos que os adultos têm até hoje são reflexo da educação que recebem na infância e dos valores que nos foram passados na época. As oficinas realizadas com os alunos têm o máximo de aproveitamento nos rendimentos escolares. Saímos satisfeitos de todos os eventos. As crianças aprendem a reduzir, reaproveitar e reciclar. A meta é atender a todas as escolas municipais, gerando educação ambiental e conscientização para alunos e funcionários", destaca Sílvia Pires, chefe de divisão da Reciclagem da CLIN.

Sílvia explica que todos são capazes de aprender coisas novas, repensar e mudar de atitude. “Essa reeducação também afeta diretamente crianças e adolescentes, que passam desde cedo a conviver com as chamadas ideias sustentáveis como separar lixo para reciclagem, economizar água e energia elétrica e entender o verdadeiro valor dos produtos e serviços que consumimos, criando cidadãos com senso mais crítico com relação a isso” afirma Silvia.

A Reciclin também realiza palestras em escolas estaduais, particulares e em empresas, disponibilizando materiais para trabalhos escolares e divulgando o trabalho da coleta seletiva, só não distribuem papeleiras, que são exclusivas para as escolas municipais. Instituições particulares e empresas interessadas no Clin Curumim, devem contatar a companhia de limpeza pelo site www.clin.rj.gov.br, clicando no link da Ouvidoria, ou ligar para o 0800 022 2175.

Fonte: Prefeitura de Niterói





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.