quarta-feira, 1 de junho de 2016

Semana do Meio Ambiente: Prefeitura de Niterói lança programa de sustentabilidade em escolas





01/06/2016 - Dentro da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Niterói lançou na manhã desta quarta-feira (01/06) o programa Educação Sustentável. O projeto, que se iniciará na UMEI (Unidade Municipal de Educação Infantil) Jacy Pacheco, no Barreto, na Zona Norte, tem como objetivo a conscientização sobre a importância da diminuição do consumo de energia elétrica e de água. A ideia é expandir o programa para toda a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação.

Outra meta do projeto é ajudar a Prefeitura a qualificar os gastos, minimizando as despesas com água e energia e usando esses recursos para a manutenção das escolas ou do plano de cargos e salários dos profissionais da Educação, por exemplo.

Alunos vão colar adesivos nos interruptores e nas torneiras com mensagens do tipo "terminou de usar, feche a torneira", "saiu da sala, apague a luz". Nos monitores dos computadores, também haverá mensagens.

Diante de um público formado por alunos da UMEI, o prefeito classificou a ação como uma belíssima iniciativa para preservar o meio ambiente.

"Esta campanha é para que, em todas as escolas, nós possamos economizar água e luz. A água não é um bem finito, não vai ter para sempre, precisamos preservar a água. Atenção, crianças, na hora de escovar o dente, tem que fechar a bica, na hora que for dormir ou sair do quarto, desligar a luz, porque podemos ficar sem energia. Que cada um fale com irmãos, professores para não deixar a bica vazando, não deixar a luz acesa. Gostaria de parabenizar a Secretaria de Educação pela iniciativa", disse.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, disse que a escola é um dos melhores lugares para se tratar do tema do meio ambiente.

"Os desafios que trazem o meio ambiente fazem com que a escola seja um local privilegiado para tratar questões que envolvem a sustentabilidade. É preciso criar hábitos, valores, consciência, uma cultura que valorize o meio ambiente e faça com que nossas crianças, desde pequenas, saibam lutar por um planeta melhor. A criação de uma consciência ambiental é um de nossos desafios", declarou.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Eurico Toledo, também elogiou a iniciativa da Secretaria de Educação.

"Tenho que celebrar esta iniciativa. Sem educação, não há solução. A mudança de hábito é necessária, se não plantar essa semente na escola, a segunda casa das crianças, não vamos avançar nas mudanças que o mundo espera", resumiu.

Fonte: Prefeitura de Niterói







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.