terça-feira, 7 de junho de 2016

Exposição celebra os 15 anos do Programa Aprendiz





02/06/2016 - O Programa Aprendiz – Música na Escola, mantido pela Prefeitura de Niterói e considerado um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país, está completando 15 anos em 2016 e para celebrar vai promover a exposição “Aprendiz: 15 anos de música e cidadania”, a partir do dia 15 de junho, às 18h, na Sala Leila Diniz. Na abertura, haverá uma apresentação com jovens músicos do Programa Aprendiz, todos também personagens da mostra.

Promovida Pelo Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), que também cuida da gestão do Aprendiz, a exposição fotográfica reúne histórias e momentos marcantes da trajetória de 15 anos do Programa. Sob curadoria de Alline Ourique, que também é autora da maioria das fotos, o foco da mostra é o caráter transformador característico do programa sociocultural. Através do ensino da música, o Aprendiz busca atuar na forma que crianças e adolescentes percebem o mundo e na maneira que se expressam.

Na exposição, o público poderá apreciar imagens de atividades como a musicalização nas escolas, os concertos e apresentações realizados em teatros, praças e outros espaços, registros dos intercâmbios culturais com Noruega e Alemanha, e também sobre os Grupos de Referência do Aprendiz. Esse núcleo inclui a Orquestra Sinfônica Aprendiz, a Orquestra Guerra-Peixe e a Banda Sinfônica Aprendiz, explorando seus principais aspectos e integrantes. Dois destaques interessantes são a seção ‘Personagens’, que traz a história de seis ex-alunos do Programa, contrastando fotos deles pequenos e dos dias de hoje, e a Linha do Tempo, que apresenta os acontecimentos mais marcantes nesses 15 anos de música.

No evento de abertura, Câmaras Instrumentais Aprendiz, formadas por seis personagens (ex-alunos) destacados na exposição, vão se apresentar para o público, tanto no formato 'sexteto', quanto em outras formações como duos e trios. O grupo contará com Alexandre Azevedo (Violino), Diogo Moura (Cello), Renato Reis (Clarineta), Roberta Oliveira (Canto), Samuel Hamilton (Cello) e Tímoteo de Oliveira Pereira (Flauta). Os músicos serão acompanhados pelo pianista Eduardo Louro. O repertório inclui clássicos e grandes nomes da música brasileira como Chiquinha Gonzaga, Chico Buarque, Pixinguinha e Heitor Villa-Lobos, em temas como “Gaúcho” (Chiquinha Gonzaga), “Brasileirinho” (Waldir Azevedo), “Cisne Negro” (H. Villa-Lobos), “João e Maria” (Chico Buarque), “Ave Maria” (J.S. Bach) e “Carinhoso” (Pixinguinha).


O Programa...

Criado na cidade de Niterói/RJ em 2001, o Programa de educação musical surgiu por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Fundação Municipal de Educação - FME) e a Secretaria Municipal de Cultura (Fundação de Arte de Niterói - FAN). Seu objetivo principal é ampliar o universo das artes, cultura e cidadania de crianças e jovens através do ensino da música. Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino são contemplados com aulas semanais de iniciação musical, canto coral e prática de instrumentos (sopros, cordas e percussão) gratuitamente. O Programa se afirmou também como escola de músicos para iniciantes, originando a Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) em 2007, a Banda Sinfônica Aprendiz (BSA) em 2011, e a Orquestra Guerra-Peixe (OGP) em 2014.

Ao longo de 15 anos de trabalho, estima-se que mais de 20 mil crianças e adolescentes já tenham passado pelo Aprendiz, o que o torna um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país.

Fonte: Prefeitura de Niterói







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.