quinta-feira, 23 de junho de 2016

CONTROLE URBANO - Niterói tem novo coordenador grupo executivo do de controle do crescimento ordenado e preservação de áreas verdes





Prefeito nomeou o coronel Wilton Ribeiro para o Grupo Executivo

22/06/2016 - Foi nomeado na tarde desta terça-feira (21/6), o coronel Wilton Ribeiro como coordenador do Grupo Executivo para o Crescimento Ordenado e Preservação das Áreas Verdes. Wilton Ribeiro substitui o coronel Gilson Chagas, que assumiu a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). O Grupo é responsável por prevenir e controlar o crescimento urbano em áreas verdes e em áreas de risco.

Participaram da reunião representantes das secretarias de Urbanismo e Mobilidade, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Executiva, Assistência Social e Direitos Humanos, Habitação, Participação Social, Ordem Pública, além da Defesa Civil, Vice-Prefeitura e Procuradoria Geral do Município.

“O coronel Wilton é um niteroiense e, como todos nós, apaixonado pela cidade, além de ter formação em cursos na área de meio ambiente e de engenharia civil. Seu perfil se harmoniza com os objetivos desse Grupo Executivo e eu tenho certeza de que ele vai consolidar e aperfeiçoar o trabalho iniciado pelo secretário Gilson Chagas”, explicou o prefeito, destacando que o grupo é a primeira experiência de um trabalho integrado entre áreas tão importantes na Região Metropolitana do Rio de Janeiro:

“Temos o objetivo de evitar a ocupação desordenada de encostas e áreas verdes e, ao mesmo tempo, construir alternativas de inclusão social e de oferta de habitação de interesse social para a população. Essas duas estratégias são necessárias para evitar a ocupação de áreas de encostas, evitar a degradação ambiental e preservar Niterói para as atuais e futuras gerações”, completou o chefe do Executivo.

Desde 2013 a Prefeitura de Niterói está investindo em ações estratégicas na área, como a implantação de pluviômetros, estações meteorológicas, sistemas de alerta e sirenes, obras de contenção de encostas e plantio de 45 mil mudas em áreas de contenção e de risco.

Também se destacam a modernização e reestruturação completa da Defesa Civil, com a criação de um centro operacional, aquisição de equipamentos, viaturas, contratação de pessoal, além da realização do primeiro cadastro multifinalitário e levantamento aerofotográfico da cidade, com investimento de R$ 5 milhões, por meio de um convênio firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“É um grande desafio e uma honra atender à convocação do prefeito para trabalhar em uma área tão sensível e importante para a cidade. Vamos trabalhar estritamente de acordo com a lei para que os cidadãos de Niterói possam ter segurança e qualidade de vida onde escolham morar”, destacou o coronel Wilton, que foi comandante-geral da Polícia Militar no Estado do Rio de Janeiro de 2000 a 2002.

Na próxima quinta-feira (23/6), será realizado o reflorestamento de uma encosta no Morro do Palácio, onde, a partir da ação do Grupo Executivo, foi evitada a expansão da ocupação irregular.

Habitação

Outra vertente importante do trabalho da Prefeitura é a oferta de habitação de interesse social para dar alternativas de moradias para as pessoas que moram em áreas de risco. Segundo o prefeito Rodrigo Neves, nos últimos meses foram reassentadas mais de 300 famílias através de diálogo, acompanhamento social e oferta de habitações de interesse social.

Na sexta-feira (24/6), serão entregues 140 unidades habitacionais de interesse social no condomínio Residencial Parque Açu, no bairro do Caramujo, Zona Norte da cidade. O empreendimento também inclui o Parque Araxá, que terá 220 apartamentos, e o Parque Abaré, que terá 240. No total, estão sendo construídas 5 mil unidades de habitação de interesse social em Niterói.

Fonte: Prefeitura de Niterói



------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

CONTROLE URBANO: Prefeitura de Niterói intensifica desmonte de construções irregulares em áreas de risco
CONTROLE URBANO: Prefeitura fiscaliza ocupações irregulares em área ambiental
CONTROLE URBANO: Grupo da Prefeitura vigia ocupação irregular de áreas verdes
GESTÃO DE ENCOSTAS E ÁREAS VERDES: Prefeitura de Niterói cria órgão para o combate ao crescimento urbano desordenado
NITERÓI MAIS VERDE: Prefeitura anuncia estratégia para evitar invasão de áreas verdes e áreas de risco

Outras postagens

NITERÓI MAIS VERDE - PARNIT ganhou reconhecimento e destaque em revista especializada dos EUA
DIA HISTÓRICO EM NITERÓI: Foi publicado hoje o Decreto 11.744, que instituiu o PARNIT
PARNIT: Preservação do meio ambiente ganha reforço em Niterói
Niterói + Verde e PARNIT: Decreto cria 22,5 milhões de metros quadrados de áreas protegidas na cidade
PARNIT - Niterói cria parques para proteger áreas verdes de problemas como deslizamentos e queimadas
PARNIT - Prefeito Rodrigo Neves assina na quarta feira o decreto de criação do Programa Niterói + Verde
NITERÓI MAIS VERDE - Vice-prefeito e técnicos da Prefeitura visitam a Praia do Sossego para definir detalhes de obra de infraestrutura
'Niterói mais verde' será criado para proteger o meio ambiente
Niterói entra na rota do turismo do Rio de Janeiro
Evento em Piratininga discute gestão ambiental compartilhada das lagoas da Região Oceânica
PRAIA DO SOSSEGO: os cuidados da Prefeitura de Niterói para proteger o patrimônio natural e o sossego dos visitantes
Guardas Municipais descobrem arsenal do tráfico em área de mata de Niterói
PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA TIRIRICA - Número de visitantes em trilhas de parques estaduais será contabilizado por sensores automáticos
NITERÓI CONTRA AS QUEIMADAS: queimadas no RJ diminuíram em 2015, mas Niterói teve elevado número de focos
CONCEITO DE "DOSSEL URBANO" E A EXPERIÊNCIA DE TACOMA (EUA) DE GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO E ÁREAS VERDES









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.