quarta-feira, 22 de junho de 2016

NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: Sinais inteligentes serão implantados nas dez áreas consideradas as mais congestionadas da cidade



COMENTÁRIO DE AXEL GRAEL:

O Centro de Controle de Operacional do Trânsito de Niterói (CCO), assim como o Sistema de Geoprocessamento (SiGEO), são iniciativas do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social (PRODUIS), financiado pelo BID, fundamentais para que Niterói consolide os seus avanços para se tornar uma Cidade Inteligente. O PRODUIS é coordenado pelo Gabinete da Vice-Prefeitura de Niterói e o contrato para a implantação do CCO terá o custo de R$ 19,1 milhões.

O CCO permitirá que o trânsito da cidade ganhe maior fluidez melhorando a qualidade de vida e o cotidiano da população de Niterói. Mesmo com a redução da velocidade do trânsito, as pessoas chegarão antes ao seu destino, pois o sistema garantirá o efeito "onda verde", permitindo que o motorista avance sem parar em cada esquina.
"Mesmo com a redução da velocidade do trânsito, as pessoas chegarão antes ao seu destino, pois o sistema garantirá o efeito 'onda verde',..."



Com a redução da velocidade no trânsito, haverá também a redução do risco de acidentes e a diminuição da emissão de gases poluentes provenientes dos veículos, o que vem a ser a maior fonte de poluição atmosférica na cidade de Niterói.

A tecnologia a ser implantada será a mais avançadas na América Latina e dentre as melhores do mundo, como garantiu o dirigente da empresa ENGIE, que venceu o processo licitatório para a implantação do CCO.

O CCO também compartilhará tecnologia e informações com o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) e com o SiGeo. Os sistemas reunidos implantarão uma rede de fibra ótica pela cidade, que permitirá também outros avanços nos serviços de acesso à informação para Niterói.

Mais um passo para fazer de Niterói a Melhor Cidade para se Viver e Ser Feliz.

Axel Grael
Vice-Prefeito
Niterói


-----------------------------------------------------------


Sinais inteligentes serão implantados nas dez áreas consideradas as mais congestionadas da cidade


Novo sistema permitirá acionar em tempo real o sinal verde por mais tempo em uma área engarrafada. Foto: Evelen Gouvêa


Sinais inteligentes serão implantados nas dez áreas consideradas as mais congestionadas da cidade 

Nos próximos quatro meses, serão instalados em Niterói 190 controladores inteligentes de tráfego em Icaraí, Fonseca, Centro, Santa Rosa, São Francisco/Charitas, Largo da Batalha, Orla (Icaraí, Ingá e Centro), Barreto, Engenho do Mato e Região Oceânica. Cada controlador pode integrar até quatro semáforos. A diferença é que os equipamentos utilizados atualmente na maioria das cidades seguem um modelo pré-programado de fluxo de veículos.

A implantação do novo sistema – chamado de Centro de Controle de Operações (CCO da Mobilidade) – foi formalizada nesta quarta-feira (22), na sede da Prefeitura de Niterói. Assinaram o convênio o prefeito Rodrigo Neves e representantes da ENGIE, fornecedora dos equipamentos e responsável pela implantação do mesmo sistema em cidades como Paris e Londres.

O investimento no CCO será de R$ 19,1 milhões, por meio de convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói.

Para o prefeito Rodrigo Neves, o novo sistema muda o paradigma da gestão do sistema viário da cidade que, segundo ele, se tornará a melhor do Estado do Rio de Janeiro.

"Com a implantação de sinais inteligentes, o monitoramento por câmeras nos cruzamentos mais importantes e os painéis informativos, será possível melhorar em 30% a fluidez no trânsito, contribuindo para reduzir a poluição e o tempo de deslocamento, além de melhorar a qualidade de vida da população”, disse.

"Estamos orgulhosos de sermos a empresa que está implantando esta tecnologia pela primeira vez em uma cidade da América do Sul, uma tecnologia que permitirá a Niterói evoluir de uma gestão passiva do trânsito para uma gestão ativa e muito mais eficiente”, afirmou o Presidente da ENGIE no Brasil, Maurício Bähr.

INTEGRAÇÃO – O CCO funcionará junto ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), em Piratininga. Além da sincronização de semáforos, o novo sistema permitirá o monitoramento em tempo real do trânsito nas dez áreas identificadas pela NitTrans, o órgão municipal de trânsito de Niterói.

A empresa responsável pelo sistema instalará 55 quilômetros de cabos de fibra óptica e um total de 212 câmeras, das quais 190 de monitoramento do trânsito (controladores inteligentes de tráfego) e 22 de vigilância (com alcance de 360 graus). Ao vigiar o trânsito, essas câmeras vão estabelecer o tempo de cada sinal a partir da contagem do número de veículos que passam em uma determinada via.

Haverá, ainda, 14 painéis eletrônicos com informações úteis para os motoristas, como as condições de trânsito e o tempo de determinados trajetos; e um sistema fechado de TV, que transmitirá para o CCO imagens digitais em tempo real sobre o fluxo de veículos.

A expectativa é que o novo sistema reduzirá a necessidade de manutenção nos semáforos, além do tempo das viagens, do consumo de combustível e da emissão de gases poluentes – com impacto positivo no meio ambiente.

Fonte: O Fluminense



---------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: Município terá sinais inteligentes e trânsito monitorado em tempo real

NITERÓI TERÁ SISTEMA DE CONTROLE DE TRÂNSITO MAIS MODERNO DO PAÍS
CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL DE MOBILIDADE (CCO): Tecnologia de ponta vai monitorar e gerenciar o trânsito em Niterói 
NITERÓI TERÁ SISTEMA DE CONTROLE DE TRÂNSITO MAIS MODERNO DO PAÍS
PRODUIS (BID) - Niterói terá 110 câmeras em sinais de trânsito para monitorar cruzamentos
CISP - CCO: Prefeitura de Niterói vai implantar sistema de monitoramento de segurança nos ônibus da cidade
Sistema de monitoramento de Niterói contará com 450 câmeras e 80 botões de pânico
Prefeito em exercício visita Centro de Comando e Controle do Estado e acompanha teste de sirenes

POR UMA MOBILIDADE AINDA MAIS SUSTENTÁVEL
WRI Brasil Cidades Sustentáveis sela parceria com Niterói para o desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana da cidade

OUTRAS POSTAGENS SOBRE MOBILIDADE

Agência de Desenvolvimento da França anuncia visita a Niterói em junho 











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.