domingo, 12 de outubro de 2014

Obras da primeira escola técnica federal de Niterói começam em janeiro de 2015





Unidade do IFRJ é resultado de mais uma parceria da prefeitura com o governo federal

10/10/2014 - O projeto de construção da unidade do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), em Niterói, estará concluído em 30 de outubro e as obras começam no início de 2015.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (10/10) durante uma reunião entre o prefeito da cidade, do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Aléssio Trindade de Barros, e do reitor do IFRJ, Paulo Roberto de Assis Passos.  

O IFRJ será a primeira escola técnica federal do município. A unidade será construída em um terreno no bairro do Sapê, que foi disponibilizado pela prefeitura. O prazo de conclusão da obra é de 14 a 18 meses, com um investimento de R$ 10 milhões do governo federal. A previsão é de que a unidade tenha 70 professores e 700 alunos quando estiver funcionando plenamente.

“Essa é uma excelente notícia para Niterói. Queria muito agradecer a vinda do secretário à nossa cidade. Essa é mais uma parceria positiva entre o governo federal e a Prefeitura de Niterói, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação e a qualidade de vida dos cidadãos de Niterói e de toda a região Leste fluminense, área que está recebendo expressivos investimentos para o seu desenvolvimento econômico. A Prefeitura disponibilizou a área a partir da aprovação de uma lei autorizativa da Câmara de Vereadores e vai envidar os esforços que forem necessários para que a obra seja executada dentro do cronograma”, afirmou o prefeito.

O IFRJ de Niterói será uma escola padrão e contará com auditório, ginásio esportivo, área de convivência e um pavilhão de laboratórios. “O Ministério da Educação dará todas as condições de engenharia para que o prazo seja cumprido, para que possamos iniciar as obras a partir de janeiro do ano que vem”, disse Aléssio Trindade.

O secretário informou ainda que, antes mesmo do funcionamento da unidade, o IFRJ iniciará em Niterói algumas atividades do Pronatec, além de prospectar, para definir junto com as áreas de Educação, Ciência e Tecnologia e desenvolvimento econômico do município, as ofertas para a formação de técnicos, no sentido de propiciar a geração de empregos na região.

“Faremos um estudo prospectivo do arranjo produtivo local com nosso Departamento de Pedagogia e os agentes locais. Podemos, inclusive, aventar a possibilidade de um projeto onde você não tenha ainda o setor específico, definindo o perfil dos cursos a partir do modelo de desenvolvimento que se pensa para Niterói. Queremos colocar à disposição da cidade uma instituição de qualidade para atender aos anseios e as necessidades da população, que é o nosso principal objetivo”, explicou o reitor Paulo Roberto.

Também participaram do encontro assessores do reitor do IFRJ; os secretários municipais de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, e de Desenvolvimento Econômico, Fabiano Gonçalves; o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes; a subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Lindalva Cid; e o vereador e deputado eleito Waldeck Carneiro.

Fonte: Prefeitura de Niterói


--------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

IFRJ em Niterói: Licitação tem previsão de ocorrer ainda este ano

SAIBA MAIS SOBRE OS AVANÇOS DA EDUCAÇÃO EM NITERÓI:Colégio Pedro II começa a arrumar malas rumo a Niterói
Visita a auditório da Escola Municipal Portugal Neves
Pontapé inicial para início das obras de Umei no Engenho do Mato
Prefeitura de Niterói reinaugura a Biblioteca Popular Municipal Aguinaldo Pereira de Macedo, na Vila Ipiranga
População comemora reabertura da Biblioteca Popular Silvestre Mônaco
Prefeitura inaugura Umei no Barreto
Prefeitura de Niterói inaugura na comunidade do Buraco do Boi, Barreto, a décima unidade de educação infantil da atual gestão
Programa Mais Infância ganha reconhecimento internacional
PARCERIAS PREFEITURA - UFF: Prefeitura vai construir creche no Morro do Preventório em terreno doado pela UFF
Nova sede da UMEI de Santa Rosa é inaugurada
Governo inaugura mais uma escola de Educação Infantil em Santa Rosa
Prefeitura inaugura UMEIs no Maceió e Jacaré
Prefeitura inaugura maior creche da cidade
Prefeitura inaugura UMEI no Sapê, a quarta este ano
Prefeito em exercício e secretário de Educação visitam obras da UMEI do Caramujo, que estão na reta final
Prefeitura de Niterói inaugura a UMEI da rua Magnólia Brasil, a terceira em seis meses 

OUTRAS AÇÕES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO:
Prefeitura de Niterói inaugura Telecentro para idosos em Santa Rosa
Prefeitura de Niterói inaugura Plataforma Urbana Digital no Morro do Palácio
Morro do Céu ganha Telecentro, novo centro social e tem rua principal recuperada
Telecentro da Clin é reinaugurado
Cidade terá duas Plataformas Urbanas Digitais



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.