segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Aproximadamente 98% dos incêndios ocorrem por conta das ações do homem




ICMBio desenvolve ações de prevenção e combate a incêndios
Ana Gouveia
ana.gouveia@icmbio.gov.br

Brasília (02/10/2014) — O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desenvolve ações de prevenção e combate a incêndios nas Unidades de Conservação (UCs) que administra. Uma das medidas adotadas pelo Instituto é avaliar a quantidade de biomassa combustível em determinada região, elaborar mapas de risco com a localização das áreas mais críticas e realizar ações de prevenção, como a confecção de aceiros.

Para prevenir e combater os incêndios, as UCs contam com apoio de 1.589 brigadistas, distribuídos em 91 das 313 Unidades de Conservação Federais do ICMBio. De acordo com o Coordenador de Emergências Ambientais (Coem/ICMBio), Christian Niel Berlinck, as equipes são capacitadas tanto na prevenção quanto no combate direto ao fogo. Ele explicou, também, que a maior parte dos incêndios pode ser evitada, uma vez que a ação do homem é a sua principal causa.

Leia também: ICMBio intensifica ações de combate a incêndios

"Aproximadamente 98% dos incêndios ocorrem por conta das ações do homem, seja por negligência ou por ações criminosas mesmo" explicou Berlinck. Para auxiliar no combate às chamas, as equipes também contam com apoio de helicópteros e aviões-tanques para o lançamento de água pelo ar.

As unidades mais propícias às ocorrências de incêndios estão localizadas na região do Bioma Cerrado, onde ocorrem cerca de 80% das queimadas de todo o território nacional.

Educação ambiental infantil

O ICMBio está desenvolvendo livros de alfabetização para auxiliar na educação ambiental de crianças de 6 a 8 anos. As obras contarão com explicações sobre o "fogo ruim", que é o de difícil controle e ocorre na época seca do ano, e o "fogo bom", que pode ser controlado e é geralmente utilizado para atividades agropecuárias, com queima de pastagens para a sua rebrota e de pequenas áreas para o plantio de roçados.

Nas séries mais avançadas, serão elaborados materiais didáticos e livros com atividades educacionais envolvendo educação ambiental que poderão ser utilizados dentro da sala de aula por professores e alunos.

Outra ação educacional em desenvolvimento pela Coem é a produção de vídeo-aulas para Brigadistas e Instrutores visando o aperfeiçoamento profissional.

Fonte: ICMBio


-----------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

O que os presidenciáveis propõem (e o que não propõem) para enfrentar as mudanças climáticas
Queimadas: mitos e verdades

QUEIMADAS
AMAZÔNIA: Pastagens ocupam metade das áreas desmatadas
Controlados incêndios em parques estaduais
Incêndios atingem parques da Pedra Branca e do Mendanha

QUEIMADAS EM NITERÓI
Novo mecanismo para combater incêndios em Niterói 
Guarda Ambiental atua junto com Bombeiros no combate a incêndios em Niterói
Danos causados pelo fogo nas encostas de Niterói (sobrevoo de 10/02/2014)
LUTANDO CONTRA AS QUEIMADAS EM NITERÓI
ATENÇÃO: ALERTAMOS PARA O ELEVADO RISCO DE INCÊNDIOS NAS ENCOSTAS (Niterói)
Rio tem recorde de focos de queimada em 2014 devido à onda de calor





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.