segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Corte de água já atinge 60% dos paulistanos, diz Datafolha


Cantareira ‘seca’ já deixa 60% dos paulistanos sem água o recurso em casa - Luis Moura / O Globo

Entre os mais pobres, 65% foram afetados. Entre os mais ricos, 32%

SÃO PAULO — Pesquisa Datafolha mostra que 60% dos paulistanos ficaram sem água em algum momento nos últimos 30 dias. Três em cada quatro atingidos dizem que a interrupção no fornecimento durou mais de seis horas. O corte afeta 65% da população mais pobre e 32% dos que têm renda superior a 10 salários mínimos. Do total dos que relataram ter ficado sem água pelo menos uma vez, 67% moram em casa e 26% em apartamentos. Com medo do desabastecimento, 66% já afirmam que planejam estocar água — o percentual dos que estão estocando água atualmente é de 34%.

Mais da metade (56%) afirma que o corte no fornecimento ocorreu à noite e 40% dizem que foi durante o dia.

De acordo com a pesquisa, 89% dos mais pobres dizem ter deixado de lavar calçadas, 82% dizem estar reutilizando água, 54% pararam de lavar o carro e 51% que deixaram de usar máquina de lavar roupa. Entre os mais ricos, 76% não lavam mais o carro, 68% não lavam calçadas, 59% estão reutilizando água e 28% deixaram de usar a lavadora de roupas.

É a primeira pesquisa que indica que mais da metade dos paulistanos ficou sem água. Na pesquisa de junho, o percentual foi de 35%. Na de agosto, em 46%.

O pessimismo é alto: 88% dos paulistanos acreditam que a cidade pode ficar longos períodos sem água nos próximos meses e 91% dizem que a população, em geral, será muito prejudicada.

A cada quatro entrevistados, três dizem que o problema poderia ter sido evitado pelo governo do estado. Em relação à pesquisa de agosto, aumentou de 38% para 43% o percentual de entrevistados que dizem que a atuação do governador Geraldo Alckmin (PSDB) na crise hídrica é ruim ou péssima. Os que consideram a atuação dele ótima ou boa somam 19%, contra 21% na pesquisa anterior.

Essa avaliação não afeta a popularidade do governador. Se a eleição fosse hoje ele teria 50% dos votos e 85% dos que votaram nele declaram que votariam novamente. Alckmin venceu a disputa pelo governo de São Paulo no primeiro turno, com 52% dos votos válidos.

Fonte: O Globo



-------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

RISCO DE FOGO EM VEGETAÇÃO: informações do INPE para 18/10/2014
Presidente da Sabesp admite que água em SP pode acabar em meados de novembro
Documentário de Fernando Meirelles estreia com alerta: novo Código Florestal deve agravar crise da água
Desastres e condições climáticas severas forçam paises a se adaptar
O que os presidenciáveis propõem (e o que não propõem) para enfrentar as mudanças climáticas
Por que desmatar 79% da área de mananciais secou São Paulo
PARNIT - Prefeito Rodrigo Neves assina na quarta feira o decreto de criação do Programa Niterói + Verde
Sistema de alerta de sirenes começa a funcionar em Niterói




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.