quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Ação de higiene bucal atende moradores de rua no Centro




21/10/2014 - A Fundação Municipal de Saúde de Niterói (FMS), por meio dos Programas de Saúde Bucal e Consultório na Rua, realizou na tarde desta terça-feira, ação de higiene bucal na Praça São João, no Centro. Inserida no Mais Saúde na Rua, do Ministério da Saúde (MS), a ação teve como objetivo identificar doenças da boca e da gengiva, além de encaminhar o paciente para atendimento na unidade básica de Saúde Eduardo Imbassahy, situada à Rua Visconde de Uruguai, 531, terceiro andar.

De acordo com coordenadora do Programa de Saúde Bucal, Andréia Fulchi, na primeira meia hora de atendimento, que se estendeu até as 19h, cerca de 20 pessoas, entre meninos, meninas e moradores de rua, receberam um kit com escova de dente, fio dental e pasta. Na ocasião, além de escovarem os dentes e passarem por uma avaliação, receberam um lanche. A ação mobilizou quatro dentistas e auxiliares de saúde bucal, além de agentes sociais e redutores de danos, num total de 11 profissionais de saúde.

O Consultório na Rua (CR), implantado em Niterói em 14 de janeiro deste ano, é uma parceria entre a FMS e o MS. Inserido no Programa Crack, é possível vencer, do Governo Federal, a modalidade presta atendimento integral à saúde da população em situação de rua, considerando suas diferentes necessidades de saúde. Cerca de 130 pessoas estão sendo atendidas no município atualmente.

De acordo com a psicóloga Joana Felipe, as equipes trabalham junto aos usuários de álcool, crack e outras drogas com a estratégia de Redução de Danos. Com apoio de um carro, a equipe multiprofissional reúne dentistas, médico, psicólogo, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Eles atuam de forma itinerante e nos locais onde se concentra essa determinada população, desenvolvendo ações compartilhadas e integradas às unidades básicas de Saúde, CAPS, serviços de urgência e emergência e outros pontos de atenção.

O CR atende nos bairros do Centro, Santa Rosa, São Domingos, Icaraí, São Francisco e um pequeno trecho localizado na subida da Estrada da Cachoeira, próximo ao largo da Batalha. Entre as doenças diagnosticadas, a tuberculose lidera o número de atendimentos.

Fonte: Prefeitura de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.