quinta-feira, 14 de junho de 2018

VELO-CITY: Centenas de ciclistas tomam ruas do Centro após conferência internacional



Centenas de ciclistas tomam ruas do Centro após conferência - Alexandre Macieira / Riotur


Natalia Boere


Para participantes da Velo-City, bicicletas são meio de transporte viável na cidade

RIO - Os participantes do Velo-City, maior conferência de mobilidade urbana sobre duas rodas do mundo, que acontece até sexta-feira no Píer Mauá, em sua primeira edição sul-americana, resolveram mostrar, na prática, como é possível fazer da bike um meio de transporte para transitar pela cidade. Nesta quarta, centenas de participantes subiram em seus veículos coloridos e tomaram conta das ruas do Centro do Rio. Eles pedalaram pela Avenida Rio Branco até o Monumento a Estácio de Sá, no Aterro do Flamengo.

— Num momento de crise, como o da greve dos caminhoneiros, muita gente usou a bicicleta para se locomover. Dessas pessoas, com certeza, algumas perceberam que é fácil ir para o trabalho pedalando e resolveram adotar a prática. Mas é preciso que a malha cicloviária da cidade seja eficiente: interligada, munida de bicicletários e com conexão com transportes públicos — disse nesta quarta-feira José Lobo, fundador da ONG Transporte Ativo e um dos organizadores da Velo-City. 

Em Copenhagen, onde há 600 mil habitantes e 379 quilômetros de ciclovias, 43% das viagens para o trabalho ou para a escola são feitas por bicicleta.  
Segundo Cristophe Najdovski, vice-prefeito de Paris e presidente da ECF, na capital francesa, o número de ciclistas aumentou 13% no ano passado. E o volume de tráfego de veículos (hoje, 600 mil por dia) vem diminuindo 4,5% a cada ano.


EXPANSÃO A PASSOS LENTOS

Apesar de extensa, com 450 quilômetros, a malha cicloviária do Rio deixa a desejar no quesito eficiência. Ela não tem recebido atenção do município desde o início da gestão de Marcelo Crivella, que ainda não expandiu as pistas exclusivas para ciclistas. A previsão é que ele construa 20 quilômetros até 2020. O prefeito atribui o pequeno crescimento à crise financeira, mas, durante o evento, uma promoção da Federação Europeia de Ciclistas (ECF) em parceria com a prefeitura do Rio, representantes de cidades como Paris e Copenhagen mostraram que há soluções de baixo custo.

Em Copenhagen, onde há 600 mil habitantes e 379 quilômetros de ciclovias, 43% das viagens para o trabalho ou para a escola são feitas por bicicleta. Segundo Cristophe Najdovski, vice-prefeito de Paris e presidente da ECF, na capital francesa, o número de ciclistas aumentou 13% no ano passado. E o volume de tráfego de veículos (hoje, 600 mil por dia) vem diminuindo 4,5% a cada ano:

— Não é só uma questão de dinheiro, mas de como você quer que a sua cidade seja. Em grandes avenidas de Paris, transformamos faixas de veículos em faixas para bicicleta, para que as pessoas passem a pedalar.


Fonte: O Globo



---------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

NITERÓI DE BICICLETA: Bicicletário Arariboia será apresentado como case de sucesso em evento internacional sobre mobilidade urbana e bicicleta










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.