segunda-feira, 18 de junho de 2018

CENTRO PETROBRAS DE CINEMA: Prefeitura de Niterói licita obras para implantar novo espaço cultural



Novo gás para amantes da 7ª arte
Além da sala multiuso, está previsto chamado público para gestão do museu, que deve ser lançado até agosto
Foto: Marcelo Feitosa


Pamella Souza

Licitação para sala multiuso do Centro Petrobras de Cinema é aberta e prevê início das obras até fim do mês que vem

Uma das construções que mais chamam a atenção de quem passa pelo bairro de São Domingos, em Niterói, é o “rolo de filme”, no Centro Petrobras de Cinema. Apesar da inauguração do Reserva Cultural, essa parte do complexo arquitetado por Oscar Niemeyer continua sem atividades. Mas esse panorama já começa a mudar. Em 45 dias começarão as obras da sala multiuso, onde serão realizados os futuros festivais de cinema.

De acordo com a Secretaria de Cultura de Niterói, a licitação está aberta e a previsão é que as obras já sejam iniciadas até o fim de julho. Segundo o edital, o auditório, que ficará localizado no térreo do Centro Petrobras de Cinema, deve ser entregue no prazo de quatro meses, a partir da ordem de início das intervenções. A empresa deve ser escolhida ainda neste mês.

A verba para equipar a sala multiuso veio através de uma emenda parlamentar do deputado federal Chico D’Ângelo: R$ 1,5 milhão. O dinheiro será investido em ar-condicionado, revestimento, tratamento acústico, cadeiras, parte elétrica e hidráulica. O auditório também vai receber equipamentos audiovisuais através de patrocinadores.

A concepção do Centro Petrobras de Cinema também inclui o tão esperado Museu do Cinema Brasileiro, inédito no país e que “nascerá” em Niterói. Sobre essa parte do projeto, que também será erguido no “rolo”, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a chamada pública para o projeto e gestão do museu está em fase final de elaboração e deve ser lançada até agosto. O prazo inicial é que as obras durem dois anos.

O Museu do Cinema, que ficará situado no primeiro piso, será totalmente interativo, proporcionando uma experiência única aos visitantes. A ideia é unir modernidade e história, passeando por toda a trajetória do cinema através de recursos tecnológicos em uma linha do tempo, que vai interagir com o público. Telas exibirão trechos de filmes e ainda haverá uma simulação de um set de filmagem, revelando o processo de produção dos filmes. O investimento é de R$ 20 milhões.

Incentivo – Paralelamente aos investimentos nos espaços públicos da cidade, a Prefeitura de Niterói levou para a Câmara de Vereadores um projeto para incentivar a produção audiovisual no município. A redução do ISS de 5% para 2% foi aprovada na última semana pelo legislativo.

De acordo com o secretário de Cultura de Niterói, Marcos Gomes, a redução da alíquota é fundamental para atrair o setor para a cidade.

“A redução da alíquota do ISS faz parte de mais uma etapa de uma política estruturante, que vai tornar Niterói ainda mais competitiva, atraindo produtoras de filmes e empresas para o município e contribuindo com desenvolvimento do setor audiovisual, gerando emprego e renda na cidade”, declarou Gomes.

Serão beneficiados somente artistas brasileiros e essa redução só será possível para eventos abertos ao público e sem a cobrança de ingressos.

Festival – Estava previsto para este mês a realização do Festival Internacional de Audiovisual em Niterói. No entanto, os amantes da sétima arte terão que esperar mais um pouco para curtir o grande evento. Segundo a Secretaria de Cultura, a gestão resolveu investir em festivais menores neste ano, que deverão acontecer no segundo semestre. Dessa forma, o público terá acesso a opções de produções diferentes, com várias temáticas.


Fonte: O Fluminense
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.