quinta-feira, 7 de junho de 2018

SEMANA DO MEIO AMBIENTE DO PROJETO GRAEL: Regata ecológica em Jurujuba



Cerca de 100 pessoas participaram da iniciativa que acontece há mais de 20 anos na enseada de Jurujuba. Foto: Projeto Grael / Divulgação


Vanessa Lima


Ao todo, 50 quilos de resíduos flutuantes foram recolhidos da enseada. Evento reuniu mais de 20 barcos

Uma grande regata ecológica marcou a abertura da Virada Sustentável do Rio de Janeiro, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (7), na enseada de Jurujuba. A iniciativa foi promovida pelo Instituto Rumo Náutico - Projeto Grael em conjunto com instituições parceiras com a proposta de garantir a preservação do ecossistema marinho. Ao todo, 50 quilos de resíduos flutuantes foram recolhidos durante a regata que reuniu cerca de 100 participantes e colocou mais de 20 barcos velas nas águas da Baía de Guanabara.

Tradicionalmente a regata ecológica acontece há mais de 20 anos na enseada de Jurujuba e faz parte das ações comemorativas da Semana do Meio Ambiente. Neste ano, o evento contou com a participação dos barcos solares da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Marinha do Brasil, além das pranchas recicláveis de stand-up pet da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e do famoso eco-barco do Projeto Grael.


Barcos solares. Foto Christa Grael

Alunos e visitantes acompanham as atividades. Foto Christa Grael

Barcos preparados para a Regata Ecológica. Foto Christa Grael

Vista da varanda do Projeto Grael. Foto Christa Grael.


Palestras.
Acompanhando palestras

Atividades no mar.


De acordo com o Coordenador de Meio Ambiente do Projeto Grael, Thiago Marques, a ação coletiva é uma mobilização que gera impactos positivos para a preservação das espécies marinhas e conscientiza a sociedade sobre os reflexos provocados pelos poluentes no entorno da Baía.

“A proliferação dos lixos flutuantes sempre foi uma preocupação do Projeto Grael. Hoje, reunimos jovens de todas as idades com a proposta de sensibilizar as novas gerações, mostrando que a vida das espécies marinhas é uma responsabilidade coletiva e pode ser preservada com o esforço e conscientização de todos. Através da regata ecológica, realizamos a integração entre o esporte e a sustentabilidade, garantindo que a vida e a beleza da Baía de Guanabara perpetue,” afirmou.

Nesta sexta-feira (8), um dos fundadores do Projeto Grael, Axel Grael, representa o Instituto em uma conferência realizada no Museu de Arte do Rio (MAR). O evento irá debater a importância das parcerias público-privadas na articulação de estratégias e medidas viáveis para a consolidação de políticas socioambientais na capital Fluminense.

Ainda nesta manhã, o Projeto Grael encerra as atividades da Semana do Meio Ambiente, promovendo oficinas internas de eco pesca, agroecologia, plantas comestíveis e agricultura.

Fonte: O Fluminense



-------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.