sábado, 23 de junho de 2018

PRODUIS: Em São José, nova técnica para conter encostas



Tipo de grama plantada em camadas vai ajudar a fixação do solo em encostas. Divulgação/Prefeitura de Niterói



Tipo de grama plantada em camadas vai ajudar a fixação do solo em encostas

A comunidade São José, entre os bairros Caramujo e Viçoso Jardim, é a primeira área da cidade a receber uma nova técnica que vem sendo aplicada em obras de contenção de encostas realizadas pela Prefeitura de Niterói. Estudado por diversas instituições nacionais e internacionais e comprovado como uma das melhores ferramentas naturais de controle de erosão, o Sistema Vetiver consiste em uma gramínea indiana que conserva solos e águas em áreas de poucos recursos. É plantada em camadas após a fixação dos taludes e promove, ao longo do tempo, o efeito atirantado do solo, garantindo maior estabilidade às encostas, já que suas raízes atingem até cinco metros de profundidade.

Das 12 contenções que serão executadas na comunidade São José, quatro receberão o novo sistema. O secretário municipal de Obras, Vicente Temperini, explica que estas áreas foram escolhidas por apresentarem características específicas, como resistência ao fogo, crescimento e desenvolvimento nos mais diferentes tipos de solo e capaz de suportar períodos de estiagem superiores a seis meses.

“Em algumas intervenções para contenção de encostas no município já usamos sistemas semelhantes a este. Um dos diferenciais é que com esta técnica não usamos tirantes e nem tela, já que a gramínea tem uma raiz bastante profunda que garante estabilidade à encosta, forma uma barreira vegetal viva e densa permanentemente, além de apresentar baixos custos para a manutenção e ter múltiplas aplicações a favor do ambiente por ser um filtro biológico”, explica Temperini.

Melhorias – As obras de contenção de encostas da comunidade São José começaram em setembro de 2017 e seguem aceleradas. As intervenções beneficiarão cerca de 1,5 mil famílias. O trabalho foi dividido em oito núcleos e entre as melhorias estão saneamento básico, pavimentação, construção de uma quadra poliesportiva, praça com academia da terceira idade, brinquedos para crianças, além de um anfiteatro.

Fonte: O Fluminense



----------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (PRODUIS): conheça o escopo do projeto financiado pelo BID
PRODUIS: Prefeitura de Niterói anuncia na Comunidade São José a maior obra já realizada na Zona Norte
Obra de urbanização e infraestrutura na comunidade São José, no Fonseca, começa em setembro PRODUIS: Obras de urbanização financiadas pelo BID estão avançando no Fonseca
Prefeitura assina primeiro contrato de obra contemplada pelo financiamento do BID
Comunidade da Igrejinha, no Caramujo, receberá urbanização, áreas de lazer, nova creche e unidades habitacionais









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.