segunda-feira, 25 de junho de 2018

Polícia Ambiental faz operação para coibir atividade de baloeiros no RJ



PMs apreendem balões em operação para coibir prática de baloeiros (Foto: Divulgação/PM)


Militares apreenderam dez balões e várias ferramentas de confecção nas zonas Norte e Oeste do Rio, e também em Maricá, na Região dos Lagos. PM alerta que soltura de balões pode provocar incêndios. Saiba como denunciar.

Policiais militares do Rio de Janeiro apreenderam dez balões durante uma operação para coibir venda, soltura e transporte dos artefatos durante as comemorações de São João, que acontecem durante todo o mês de junho. A ação começou às 5h deste domingo (24) em diferentes bairros do Município do Rio e também em Maricá, na Região dos Lagos.

Em Campo Grande, na Zona Oeste da cidade, os militares recolheram: dois balões de 10 metros, um balão de 3 metros, uma bandeira de 25 metros de área, um maçarico, uma boca de arama de 52 cm, 112 fogos de artifício, um rojão e 42 varetas para fazer antena.

Já em Turiaçu, na Zona Norte, foi recolhido um balão de 4 metros; e, em Maricá, na Região dos Lagos, os PMs apreenderam um balão de 12 metros e uma armação de 70 centímetros.

A polícia também encontrou, na Baía de Guanabara, um balão de 15 metros, dois balões de 5 metros, além de um balão de 10 metros. Havia, ainda, uma bandeira de 12 metros e outra de 3 metros. Na Quinta da Boa Vista, Zona Norte, os PMs recolheram um balão de 12 metros e uma bandeira de 27 metros.

Num local próximo à Ponte Rio-Niterói e à pista do Aeroporto Santos Dumont, neste sábado (23), foi flagrado um balão. A presença do artefato naquele espaço aéreo poderia representar um risco para aeronaves. No entanto, não houve registro de incidentes.

Além de atrapalhar aviões e helicópteros, a polícia alerta que balões podem provocar incêndios em florestas e outros tipos de vegetação. Os artefatos são também um perigo em áreas urbanas, podendo cair sobre prédios e casas.

A população pode denunciar a atividade de baloeiros através da Linha Verde, canal exclusivo do Disque Denúncia para reportar esse tipo de crime. Os telefones são: 2253-1177 (capital) ou 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local). O anonimato é garantido. A PM garantiu que as operações para coibir a ação de baloeiros vão continuar.

Soltar balões é crime previsto na legislação ambiental e a pena para quem for pego confeccionando, comercializando ou soltando balões que possam causar incêndios é de 1 a 3 anos de detenção ou multa. Ou, as duas penas podem ser aplicadas juntas, de forma cumulativa.


PMs apreendem balões durante operação para coibir atividade de baloeiros (Foto: Divulgação/PM)


60 denúncias em 2018

O Linha Verde, canal exclusivo para denunciar crimes ambientais, já recebeu este ano 60 denúncias envolvendo locais de soltura, comercialização e confecção de balões. O sistema informou que para conscientizar a população sobre os riscos da prática mantém a campanha "Disque Balão".

A partir da campanha, o Linha Verde informou que, desde Janeiro, as denúncias recebidas foram importantes para que a polícia apreendesse cerca de 80 balões e de mais de 1,2 mil materiais utilizados na confecção dos artefatos, como lanternas, bandeiras, buchas e fogos de artifício.
Criada em 1999, a campanha "Disque-Balão" manteve o propósito de estimular a população a denunciar locais de comercialização de balões, o que ajuda na prevenção de incêndios e repressão de baloeiros.

Soltar balões, alerta a Linha Verde, é um risco para a conservação e preservação dos recursos ambientais, além, claro, para a segurança da população. Desde o lançamento da campanha, a iniciativa já recebeu mais de 6,8 mil denúncias sobre a atividade criminosa.


Fonte: G1












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.