domingo, 24 de junho de 2018

CALÇADA LIVRE PARA O IDOSO: Caminho livre para os pedestres



Pedestres, principalmente os idosos, sofrem com a falta de manutenção do passeio público em vários pontos da cidade. Foto: Evelen Gouvêa


Carolina Ribeiro

Prefeitura convidará idosos para colaborar em campanha que vai tentar convencer responsáveis pelas calçadas a fazerem manutenção

Tema constante de reclamação dos moradores de Niterói, a má conservação das calçadas da cidade vai virar assunto de campanha de conscientização. Em 26 de julho, a Secretaria Municipal do Idoso lança a Calçada Livre para o Idoso, com o objetivo de fazer com que proprietários de edifícios, casas e comércios consertem seus passeios públicos. A iniciativa começa pelo bairro de Icaraí, onde moram cerca de 25% dos idosos da cidade, mas deve se estender por todo o município.

Equipes da secretaria entrarão em ação para realizar um levantamento de locais que precisam de melhorias. Para isso, ouvirão dos moradores do bairro os pontos onde mais há buracos, ondulações na calçada e, ainda, grande presença de canteiros que atrapalhem a mobilidade dos residentes e visitantes, principalmente dos idosos. A intenção é transformar Niterói em “cidade amiga dos idosos”.

Segundo o secretário municipal de Idosos, Beto Saad, inicialmente a campanha funcionará como conscientização, mas um prazo será dado para que os proprietários se adequem às normas da cidade e ao bem-estar da população. Caso isso não ocorra, poderá haver multa, e se a adequação for feita pela Prefeitura de Niterói para sanar o problema, poderá haver cobrança no IPTU.

“Muitos idosos têm dificuldade na mobilidade, e a situação das calçadas oferece um risco grande de queda. Em algumas situações, eles podem nem se recuperar do tombo, já que tem a calcificação mais lenta. O início será em 26 de julho, no Dia dos Avós no Brasil, como uma homenagem”, aponta.

Junto à equipe da secretaria, funcionários do setor de acessibilidade da prefeitura também visitarão o bairro para determinar se há necessidade de instalação de equipamentos de auxílio, como corrimãos e pisos táteis. Questionado sobre a implantação da iniciativa em outros bairros onde o problema também é constante, como no Centro, Saad disse que o tema será tratado em toda Niterói, mas não especificou datas.

“O caso da Avenida Ernâni do Amaral Peixoto, no Centro, é preocupante. Tenho cobrado de outras secretarias essa fiscalização”, ressalta.

De acordo com o secretário, Niterói tem 86 mil idosos em sua população. Desses, 20 mil estão em Icaraí, o que torna a medida emergencial na região. Já no Centro, são aproximadamente 4 mil idosos transitando diariamente.

Moradora de Icaraí, a aposentada Verônica Orbelaender de Almeida, de 76 anos, aprovou a iniciativa. Enquanto caminhava com seu carrinho, passou por diversos desníveis causados por raízes de árvores, pedras soltas e bueiros que afundaram a tampa.

“É uma medida excelente, pois está tudo esburacado. No início do ano, caí sentada e estou recém-operada, bem complicado. Costumo andar bastante entre as ruas Álvares de Azevedo e a Lopes Trovão, e a situação não é boa”, comenta.

Apesar de atrapalhar toda a população, para a aposentada Tereza Salustiano, de 79, para os “mais velhos”, a questão piora, e o cuidado deve ser redobrado. Em sua opinião, os remendos malfeitos para tapar os buracos atrapalham ainda mais. 


Fonte: O Fluminense







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.