segunda-feira, 18 de junho de 2018

NITERÓI RESILIENTE: Aplicativo da Defesa Civil de Niterói alerta para o risco de catástrofes



App traz informações sobre previsão de chuvas fortes, ressaca e condições do tempo para risco de fogo em vegetação
Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói



Aplicativo de celular e mensagens de SMS garantem informação para a população e também órgãos municipais

No último dia 19, quando ventos de até 70 km/h atingiram Niterói, equipes da Secretaria Municipal de Conservação, Clin e NitTrans estavam a postos para minimizar os efeitos da tempestade. Todos os órgãos municipais foram informados dos riscos no dia anterior pelo aplicativo Alerta DCNIT e por mensagens de SMS da Defesa Civil de Niterói. Os sistemas de informações sobre previsão de chuvas fortes, ressaca e condições do tempo para risco de fogo em vegetação estão disponíveis para toda a população.

O tenente-coronel Walace Medeiros, secretário da Defesa Civil de Niterói, aponta que esses sistemas de alerta vêm começando a fazer parte do cotidiano da população. Ele ainda frisa a importância do aumento da cultura preventiva aos desastres na cidade.

“O Alerta DCNIT é uma ferramenta importante de prestação de serviço para o niteroiense, com intenção de possibilitar um canal de comunicação constante com a população. Temos certeza que a informação bem transmitida e recebida constitui ferramenta fundamental no processo de prevenção e resiliência”, afirma.

A Defesa Civil de Niterói atua no monitoramento das condições do tempo através de sua Seção de Meteorologia, com o uso de equipamentos como estações meteorológicas e pluviômetros. Para baixar o Alerta DCNIT, basta acessar sua loja de aplicativos e selecionar o programa. Além das informações meteorológicas, o aplicativo disponibiliza avisos emergenciais, localização de sirenes e pontos de apoio, assim como informações importantes em casos de queimadas, chuvas fortes, vendavais e ressacas. O sistema também conta com botão que direciona o aparelho automaticamente para uma ligação com a Defesa Civil, gratuitamente através do 199.

Recentemente, o aplicativo Colab.re passou a complementar o já existente sistema de SMS, que tem mais de 600 cadastrados recebendo mensagens de texto sobre tomada de atitudes preventivas e emergenciais em casos de iminência de desastres. Quando é emitido alerta por SMS pela Defesa Civil, notificações também são recebidas por aqueles que têm o aplicativo.

Sirenes – Niterói também possui 30 sirenes de alerta para desastres naturais, em 25 pontos da cidade. Em setembro de 2016, a Prefeitura de Niterói assumiu a manutenção do sistema após o governo estadual informar que não poderia mais arcar com os custos do serviço. Em cada comunidade onde há sirene, as rotas de fuga foram sinalizadas para facilitar o acesso dos moradores a locais seguros. Em caso de acionamento das sirenes, a Defesa Civil conta com pontos de apoio, onde cada comunidade tem seu local específico – que pode ser uma escola, uma quadra, etc. São acionados também o SAMU e a Assistência Social para integrar a equipe que vai receber os moradores.

A cidade conta, ainda, com 52 Núcleos de Defesa Civil nas Comunidades (Nudecs), formados por voluntários que vivem nos locais onde atuam, agindo em casos de fortes chuvas. Os grupos são formados por cerca de 20 pessoas cada. As equipes multiplicam os conceitos de prevenção nos locais onde residem, além de apoiarem as ações emergenciais da Defesa Civil em caso de chuvas intensas. Em caso de emergência, os niteroienses podem ligar para a Defesa Civil pelos telefones 199, 2717-2631 e 2620-0199.


Fonte: O Fluminense















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.