quinta-feira, 7 de junho de 2018

EDITORIAL DO JORNAL O FLUMINENSE ELOGIA O PROJETO GRAEL



Alunos do Projeto Grael a bordo do ecobrarco "Águas Limpas", iniciativa que tem o patrocínio da Concessionária Águas de Niterói.


Prefeito Rodrigo Neves participou da abertura da Semana do Meio Ambiente no Projeto Grael e foi a bordo do "Águas Limpas".


Ontem, 06/06, recebemos com muita honra, satisfação e sentimento de gratidão, o editorial do jornal O Fluminense, um dos mais antigos jornais do país (fundado em 1878) e uma reconhecida marca da cidade de Niterói.

O editorial refere-se ao relançamento pelo Projeto Grael do barco "Águas Limpas", um ecobarco utilizado pela nossa instituição, desde 2009, para a retirada do lixo flutuante na Baía de Guanabara. O barco foi adquirido graças a uma parceria entre o Projeto Grael, a Concessionária Águas de Niterói e a empresa CLIN.




"EDITORIAL: O barquinho vai

Dizem que uma andorinha só não faz verão, mas que é de grão em grão que a galinha enche o papo. Tem também "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Os três ditos populares se aplicam ao trabalho ambiental feito pelo barco destinado ao recolhimento do lixo flutuante despejado na Baía de Guanabara.

Na última segunda-feira, dia de abertura da Semana do Meio Ambiente em Niterói, o barquinho voltou ao mar em Jurujuba para cumprir a sua nobre função: dar sua participação para que a água da Baía fique mais limpa e adequada para a prática do esporte náutico, como vela, que é ministrada no Projeto Grael.

O programa, desenvolvido há duas décadas em Niterói, reúne dois lados da família que é referência na vela há várias gerações. O lado esportivo, representado pelos medalhistas olímpicos Torben e Lars Grael, e o ativismo ambiental de Axel Grael, um dos nomes mais respeitados em sua área no Brasil.

Esporte e meio ambiente andam juntos no projeto: sem águas livres de poluição, o esporte náutico não tem como se desenvolver. E por isso o barquinho vai fazendo o seu trabalho, e não o faz sozinho. Os 16 mil jovens que passaram pelo projeto nos últimos 20 anos são multiplicadores não só do esporte, mas também da consciência ambiental.

E de lixo em lixo recolhido o barquinho leva a carga para a reciclagem. É um trabalho de persistência, como devem ser os bons exemplos que se multiplicam e rendem frutos pelas boas causas".
(O Fluminense, quarta-feira, 6/6/2018, página 2).

Também fomos destaque na coluna Informe que publicou uma foto minha com meu irmão Torben Grael, em foto de Evelen Gouvêa, registrada no mesmo dia, no Projeto Grael.


Mais uma vez, agradecemos muito todo o apoio que o jornal O Fluminense tem dado na divulgação de nossas atividades, contribuindo com a celebração dos 20 anos de atuação do Projeto Grael.

Axel Grael




------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

PROJETO GRAEL: Semana do Meio Ambiente começa com limpeza da Baía
Limpeza das águas entra na agenda de ações comemorativas de Niterói









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.