segunda-feira, 11 de junho de 2018

Pedalada, plantio de mudas e limpeza de trilha na Ilha do Pontal encerraram a Semana do Meio Ambiente em Niterói



Participantes coletam lixo diante da vista deslumbrante da Ilha do Pontal.


No dia 10 de Junho – domingo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) e a Secretaria Executiva da Prefeitura de Niterói, promoveram um Passeio Ciclístico, que saiu do Skatepark em São Francisco, passando pelo túnel Charitas/Cafubá, chegando até a Ilha do Pontal, que localiza-se no Parque Orla de Piratininga (POP).

O Parque Orla de Piratininga (POP) integra o Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT), criado pelo Decreto 11.744/2014, assinado pelo prefeito Rodrigo Neves, que elevou a cobertura de áreas protegidas (parques e outras unidades de conservação) em Niterói a mais da metade do território do município.

O Passeio Ciclístico reuniu cerca de 100 participantes. Na Ilha do Pontal, um dos mais belos recantos de Niterói localizada na Lagoa de Piratininga, os participantes plantaram cerca de 40 mudas de espécies nativas para recuperação de uma área que foi queimada recentemente.

Após o plantio, os participantes receberam sacos e luvas para a limpeza da trilha e retirada do lixo encontrado no caminho.

Veja as fotos da atividade, a seguir:


Concentração dos ciclistas no Skate Park de São Francisco.

Falando aos participantes sobre o Parque Orla de Piratininga e os investimentos do PRO-Sustentável - programa de investimentos que a Prefeitura de Niterói promove na Região Oceânica.

Plantio de mudas.

Christa Grael ajudando na limpeza do lixo na Ilha do Pontal.

Participantes curtindo o belo visual e ajudando na proteção do local com a coleta de lixo. 

Beleza reunida: minha esposa Christa, Ilha do Pontal e a Lagoa de Piratininga.


Confraternização final dos participantes.

Com Christa Grael, no Bosque de Camboíns, uma atração mágica na Ilha do Pontal.

O evento contou com o apoio da CLIN, da Guarda Municipal, NITTRANS e SAMU. Agradecemos também a presença de todos os participantes, em particular, o coordenador do Sistema Lagunar de Piratininga e Itaipu, Luciano Paes (vinculado à Secretaria Executiva da Prefeitura), ao Gabriel Cunha (Subsecretário da SMARHS), Cláudio Santos (empresário e entusiasta da bicicleta em Niterói), ao Alex Figueiredo (chefe do PARNIT), Luiz Vicente Peres (engenheiro florestal da CLIN), Christa Grael (representando o Projeto Grael), além do ambientalista Nelson, profundo conhecedor da região, e lideranças comunitárias da Fazendinha e Cafubá.

Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.