segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Niterói renova acordo de cooperação com cidade chinesa de Jiaxing






Representantes de Jiaxing com o Prefeito Rodrigo Neves e o secretário executivo da prefeitura, Axel Grael. Foto: Luciana Carneiro.



Entre as áreas contempladas na colaboração, estão o comércio, desenvolvimento econômico e educação

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, recebeu, no início da tarde desta segunda-feira (18), representantes da cidade chinesa Jiaxing. O objetivo do encontro é reforçar os laços entre aquela cidade e Niterói, estabelecidos no início dos anos 2000, com a assinatura de um acordo de cooperação mútua.

Em 2002, os prefeitos de Jiaxing, Cheb Jiayuan e Niterói, Godofredo Pinto, assinaram um memorando de intenções tornando as duas cidades irmãs. Após um período de afastamento, a missão pretende retomar esses laços e o acordo de cooperação que havia sido firmado.


Aluno da Escola Estadual Joaquim Gomes de Souza, que possui ensino bilíngue Português-Mandarim, conversa com integrante da Delegação da cidade de Jiaxing. Foto Axel Grael.




A beleza da arquitetura da Casa da Princesa, no Preventório, onde funciona a Escola Estadual Brasil China Joaquim Gomes de Souza. Fotos Axel Grael


Entre as propostas estão a cooperação nas áreas de comércio, investimentos, cultura, meio ambiente, desenvolvimento econômico e educação. De acordo com os integrantes da delegação, uma das iniciativas já adotadas pelos chineses foi a adoção do futebol como prática nas escolas daquele país.

“É gratificante receber uma delegação chinesa de uma cidade-irmã. Vamos estreitar esses laços e tenho certeza que essa aproximação será benéfica e muito produtiva para nós”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

O prefeito também recebeu os cumprimentos da chefe da delegação de Jiaxing, Jingqi Zhu, e foi convidado a visitar a cidade chinesa no próximo ano.

Além do encontro com o prefeito, o grupo participou fez uma apresentação oficial da missão no Solar do Jambeiro para o secretário executivo da prefeitura, Axel Grael e seguiu para conhecer alguns dos pontos turísticos de Niterói, como o Parque da Cidade, a escola Joaquim Gomes de Souza, em Charitas, onde são ministradas aulas de mandarim.

Fonte: O Fluminense










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.