segunda-feira, 11 de setembro de 2017

NITERÓI CIDADE RESILIENTE: Defesa Civil de Niterói amplia número de voluntários





O curso é oferecido gratuitamente em diversas comunidades de Niterói. Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói



Com os 33 formados, cidade possui 207 pessoas capacitadas contra queimadas

08/09/2017 - Niterói já conta com mais de 200 voluntários preparados para auxiliar a cidade no combate a casos de incêndio. O número cresceu no último sábado (26), quando a Defesa Civil municipal concluiu mais uma turma do Nudec Queimadas (Núcleo de Defesa Civil nas Comunidades), iniciativa para capacitar contra incêndios na cidade. Os 33 formados do grupo mais recente juntaram-se aos outros 174 capacitados em turmas anteriores. As inscrições para o próximo módulo e turma serão abertas em 2018.

Em 2014, a Prefeitura deu início ao projeto Niterói Contra Queimadas, iniciativa voltada às ações de prevenção e combate a incêndios em vegetação, constituída de ações de mapeamento de áreas vulneráveis, rondas preventivas nessas áreas, elaboração de plano de contingência que prevê ações integradas entre prefeitura e Corpo de Bombeiros, capacitação dos guardas ambientais para combate a incêndios e, por fim, convocação e capacitação de voluntários para integrarem o Nudec Queimadas.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Walace Medeiros, ressaltou que o Nudec Queimadas é uma das etapas mais importantes desse projeto, uma vez que, a partir da capacitação, a Defesa Civil passa a contar com um grupo de pessoas preparadas para apoiar em ações preventivas e de conscientização.

“Esses voluntários, a partir do contato direto que têm com a Defesa Civil via grupos de WhatsApp, passam a exercer função de observadores e indicadores de pequenos focos de incêndio ainda no seu início, e da existência de balões sobre o município. Desta forma, passam a constituir um grupo de trabalho extremamente dedicado à causa, e que em casos emergenciais (incêndios de médio e grande porte) estão capacitados para atuar em apoio com a equipe do Corpo de Bombeiros e demais, fortalecendo o sistema municipal de defesa civil voltado ao combate às queimadas e, consequentemente aumentando o grau de resiliência frente a essa ameaça”, defendeu.

A atividade final da mais recente turma do Módulo II foi noturna, realizada no Morro das Andorinhas, e encerrou o curso gratuito que começou com as aulas teóricas realizadas nos sábados anteriores. Os alunos foram capacitados sobre noções básicas de defesa civil, ações preventivas, sistema de meio ambiente e geografia de Niterói, os aspectos nocivos das queimadas e a atuação do Corpo de Bombeiros em incêndios.

Estudante de Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental, Joana Saidel acredita que, com o curso, pode ajudar o município, integrando a equipe de pessoas capacitadas e prontas para agir em situações de risco e emergência.

“Além de poder ser oficialmente voluntária da Defesa Civil, tive a oportunidade de adquirir conhecimento sobre primeiros socorros, preservação ambiental, geografia de Niterói”, comentou.

O curso é gratuito para diversas comunidades de Niterói e faz parte do programa Niterói Contra Queimadas. O objetivo do curso é que os voluntários formados estejam capacitados para atuar em apoio à Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, denunciando focos de incêndio e soltura de balões – uma questão muito nociva para o município em meses festivos, que também são caracterizados pelo clima seco e ausência de chuvas.




---------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Voluntariado


Niterói Contra Queimadas

NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: Guarda ambiental acaba com foco de incêndio no Fonseca
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: Prefeitura promove mais uma Ronda Preventiva
VOLUNTARIADO: Defesa Civil de Niterói capacita contra queimadas

Defesa Civil de Niterói

NITERÓI RESILIENTE: Prevenção de desastres nas Escolas Municipais de Niterói

Cidades Resilientes

Não se adaptar às mudanças climáticas sairá no mínimo cinco vezes mais caro
Niterói se candidata a programa da ONU para ser cidade modelo de resiliência
NITERÓI RESILIENTE: Obras de contenção mudam a realidade em áreas de risco

Outras postagens

FURACÃO HARVEY: veja o volume de água que inundou Houston
NITERÓI NO CLIMA: Niterói recebe selo do ICLEI de enfrentamento às mudanças climáticas
MUDANÇAS CLIMÁTICAS: RJ terá menos volume de chuvas, mas mais temporais nos próximos anos








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.