quarta-feira, 20 de setembro de 2017

NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: Incêndio consome área verde do PARNIT



O fogo está atingindo as proximidades do Túnel Charitas-Cafubá. Marcelo Feitosa



David Tavares

Corpo de Bombeiros atuou durante todo o dia no combate às chamas

Um incêndio de grandes proporções que teve início na manhã desta quarta-feira (20), atingiu parte do Morro da Viração, reserva florestal que faz parte do Parque da Cidade, em Charitas, Zona Sul de Niterói. As chamas começaram por volta das 10h, se espalhando rapidamente na localidade devido ao vento e ao forte calor que atinge a cidade – o fogo começou nas proximidades do Túnel Charitas-Cafubá.

Equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local desde o início para o controle do fogo. Até o início da noite desta quarta, equipes ainda trabalhavam nos últimos focos do incêndio que teve sua origem de baixo para cima da elevação, diminuindo, desta forma, segundo os bombeiros, o risco das chamas atingirem as residências da região. Os quartéis de Niterói e Charitas atuaram na ocorrência, que também contou com o apoio de um helicóptero.


Foto de Paulo Roberto Araújo.


Ainda não há proporção do quanto foi consumido pelas chamas e nem como elas tiveram início. Os bombeiros contam com o apoio da Prefeitura de Niterói, como a Defesa Civil, o Núcleo de Defesa Civil Contra Queimadas (Nudec Queimadas) e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, além da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Civil Municipal. Procurado, o Corpo de Bombeiros não informou que tipo de intervenções ou monitoramento será feito na área nesta quinta-feira.

A cidade está em situação de alto risco para a ocorrência e propagação de incêndios em áreas protegidas e de vegetação urbana, segundo a Defesa Municipal, desde a última segunda-feira. Segundo o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói, a partir da Seção de Meteorologia, as atuais condições meteorológicas, constituídas de elevada temperatura e baixa umidade relativa do ar, aumentam a vulnerabilidade para a ocorrência de incêndios em vegetação no município.

Programa – A Defesa Civil municipal – com o apoio de seus voluntários da Clin e Corpo de Bombeiros Militar – implementou o programa Niterói Contra Queimadas. Esse programa consiste em medidas de monitoramento, prevenção e apoio às equipes de combate aos focos de incêndio.

Além de destruir a vegetação, as queimadas também podem danificar residências, comércios e indústrias, além de causar prejuízos como destruição da fauna local, empobrecimento do solo, redução da qualidade do ar e aumento da temperatura local.

A Prefeitura de Niterói solicita que, caso a população verifique a prática criminosa de queimadas ou demais focos de incêndio em vegetação, entre em contato com o Corpo de bombeiros – 193 e com a Defesa Civil – 199. A ligação é gratuita.

Temperatura – Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a temperatura máxima chegou aos 32 graus nesta quarta-feira, com ventos moderados, o que pode ter contribuído para a propagação das chamas na região. Para esta quinta-feira (21), a previsão é de que a mínima fique em 16 e a máxima em 33 graus, com ventos de fracos a moderados.

Fonte: O Fluminense



------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

DEFESA CIVIL: Niterói em risco de incêndio em vegetação até segunda-feira
DEFESA CIVIL: Aumenta o risco de incêndios em Niterói
Poluente emitido pela queima de biomassa causa dano ao DNA e morte de célula pulmonar

NITERÓI CONTRA QUEIMADAS
NITERÓI CIDADE RESILIENTE: Defesa Civil de Niterói amplia número de voluntários QUEIMADAS: MITOS E VERDADES 
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: Guarda ambiental acaba com foco de incêndio no Fonseca
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: Prefeitura promove mais uma Ronda Preventiva
VOLUNTARIADO: Defesa Civil de Niterói capacita contra queimadas 

Voluntariado

Defesa Civil de Niterói







Um comentário:

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.