quarta-feira, 6 de setembro de 2017

ENSEADA LIMPA: Prefeitura de Niterói acompanha teste de tecnologia de tratamento da água do Canal da Av. Franklin Roosevelt









A Prefeitura de Niterói desenvolve, desde 2013, o Programa Enseada Limpa, para a despoluição da Enseada de Jurujuba (Saco de São Francisco), em Niterói. Um dos focos da dação tem sido melhorar a qualidade das águas do Canal de São Francisco e, para isso, temos analisado várias opções tecnológicas.

Na manhã desta quarta-feira, juntamente com técnicos do Programa Enseada Limpa (Secretaria Executiva da Prefeitura de Niterói) e da Concessionária Águas de Niterói, acompanhamos uma demonstração realizada pela empresa Econam-Tecnologia e Projetos Especiais da tecnologia "Oxicoagulação Eletrônica" para tratamento de efluentes.

O teste foi realizado com o tratamento da água do Canal da Avenida Presidente Roosevelt, em São Francisco. A análise visual do resultado do tratamento, comparando-se a turbidez e o odor da amostra antes e depois do tratamento, causou boa impressão nos técnicos presentes.

O próximo passo será fazer uma análise laboratorial da eficiência da tecnologia.

A busca de soluções para melhorar a qualidade ambiental das águas do Canal são uma prioridade para o Programa Enseada Limpa, pois hoje este é o principal vertedor de carga orgânico na Enseada e o principal motivo do baixo resultado da balneabilidade da Praia de São Francisco, em comparação, por exemplo, com a Praia de Charitas.

As ações do Enseada Limpa para melhorar a qualidade do Canal de São Francisco está nas ações de saneamento na região da Grota do Surucucu (alto curso do rio), o Programa "Se Liga" - desenvolvido em parceria com Águas de Niterói e INEA e o trabalho de comunicação e mobilização da comunidade para evitar o lançamento de lixo e esgoto nas águas pluviais.

Outra ação importante, foi a instalação de uma Caixa de Retenção de Sedimentos no leito do Canal, à montante da ponte da Rua Tupinambás.

Axel Grael



------------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

ENSEADA LIMPA - RESULTADOS

ENSEADA LIMPA: Praia de Charitas, na Enseada de Jurujuba, atrai evento de pesca esportiva
PROGRAMA ENSEADA LIMPA: Esperança para a Baía de Guanabara
ENSEADA LIMPA: Praia de Charitas volta a ser opção de lazer em NiteróiPROGRAMA ENSEADA LIMPA: melhoria da balneabilidade nas praias da Enseada de Jurujuba - Esclarecimentos

ENSEADA LIMPA - INTERVENÇÕES

ENSEADA LIMPA: Caixa de areia é instalada no Canal de São Francisco
ENSEADA LIMPA - conheça as ações para a despoluição da Enseada de Jurujuba (Saco de São Francisco)


ENSEADA LIMPA - AÇÕES NAS COMUNIDADES

ENSEADA LIMPA: Agentes comunitários desenvolvem projetos de saúde ambiental 
PROGRAMA "SE LIGA": 760 imóveis serão ligados à rede de esgoto em Niterói

OUTRAS POSTAGENS









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.