quarta-feira, 6 de setembro de 2017

NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: Guarda ambiental acaba com foco de incêndio no Fonseca




Agentes apagaram o foco de incêndio no Morro dos Eucaliptos, próximo ao Horto do Fonseca. Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói



Fogo atingiu o Morro dos Eucaliptos, local próximo ao Horto

Integrantes da Coordenadoria ambiental da Guarda Municipal de Niterói controlaram na tarde desta terça-feira (05) um foco de incêndio na localidade conhecida como Morro dos Eucaliptos, próximo ao Horto do Fonseca. De acordo com a prefeitura da cidade, equipes chegaram ao local após chamado feito para o número 153, da Guarda Municipal de Niterói, que é atendido pelo Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

Durante uma hora a equipe utilizou equipamentos especiais de manejo de arborização para combate ao tipo de incêndio e não foi necessário acionar o Corpo de Bombeiros. Os agentes da Guarda Ambiental da cidade recebem treinamento para este tipo de ação através do programa Niterói Contra Queimadas.

“O fogo deve ter sido provocado em função do solo seco na região. Nossa equipe chegou ao local por volta das 16 horas e tomou logo todas as medidas necessárias para esses casos, afim de evitar, inicialmente, que o fogo se alastrasse ganhando uma proporção maior. Depois iniciamos a fase de apagar os locais e o rescaldo do incêndio, evitando assim a propagação de novos focos“, explicou Edson Jorge, Coordenador da Guarda Ambiental de Niterói.

Para situações de queimadas, a cidade conta ainda com apoio de voluntários do Núcleo de Defesa Civil (Nudec Queimadas), da Defesa Civil em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O programa consiste em executar uma série de medidas de monitoramento, prevenção e apoio as equipes de combate aos focos de incêndio.

Fonte: O Fluminense










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.