sábado, 30 de setembro de 2017

NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: Sala de Situação Contra Queimadas mostra bom resultado



Comentário de Axel Grael:

A cidade de Niterói pode hoje se orgulhar da sua Defesa Civil, considerada uma das melhores do país e que tem inovado em termos de tecnologia e procedimentos e desenvolve um trabalho provavelmente único no país de prevenção e controle de incêndios em vegetação, através do Programa Niterói Contra Queimadas, que além da própria Defesa Civil, reúne vários órgãos, entre eles: a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro e o Destacamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal.

Também contamos com a participação de voluntários capacitados pela Defesa Civil, rádio amadores, lideranças comunitárias e o INEA, principalmente através do Parque Estadual da Serra da Tiririca.

Durante a estiagem que castigou a cidade nas últimas semanas, a Defesa Civil acionou pela primeira vez a Sala de Situação Contra Queimadas, que mobiliza representantes dos órgãos envolvidos em plantão permanente para receber informações sobre queimadas, mobilizar efetivos de combate ao fogo, avaliar os danos e mesmo identificar responsáveis.

O resultado do esforço foi muito positivo. A cidade registrou 34 ocorrências de incêndio, inclusive afetando áreas protegidas como o Parque Natural Municipal de Niterói - PARNIT.

Parabéns à Defesa Civil de Niterói, à equipe liderada pelo tenente-coronel Walace Medeiros, às equipes dos órgãos que participam do Programa Niterói Contra Queimadas e, principalmente a cada um dos voluntários e profissionais que participaram da Sala de Situação Contra Queimadas, que se tornará uma referência não só para a nossa cidade, mas para outros municípios e estados do país.

Sigamos em frente fazendo de Niterói um exemplo de cidade resiliente.

Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói




---------------------------------------------------------------



Saldo positivo contra as queimadas

Objetivo é direcionar as ações preventivas para tentar evitar queimadas como essa que atingiu Camboinhas em 2017. Foto: Evelen Gouvêa



Defesa Civil municipal registra mais de 30 ocorrências em uma semana

Acionada há pouco mais de uma semana, a Sala de Situação Contra Queimadas, da Secretaria Municipal de Defesa Civil de Niterói, já contabilizou 34 ocorrências de incêndio na cidade. As condições meteorológicas que resultam em Alto Risco para a propagação de incêndios florestais e de vegetação urbana se mantiveram nos últimos dias, e representantes de órgãos ligados a esse tipo de ocorrência atenderam a chamados em diversos pontos do município, como a comunidade do Boa Vista e o Parque Municipal de Niterói (Parnit) - área de preservação ambiental.

Além de atendimento a ocorrências, as equipes têm feito, ainda, sobrevoos com drones para mapear áreas afetadas pelo fogo. O Parque da Cidade, o Maceió e a comunidade do Boa Vista foram algumas das áreas sobrevoadas. Nesse último caso, foi possível calcular a destruição de uma área correspondente a, aproximadamente, seis campos de futebol. As equipes da Sala pontuam que, não fosse a integração dos órgãos, os prejuízos seriam ainda maiores.

O tenente-coronel Walace Medeiros, coordenador da Defesa Civil Municipal, explicou que, por conta da Ativação da Sala de Situação Contra Queimadas e consequente integração de ações por parte dos órgãos de combate, foi possível realizar levantamento estatístico e georreferenciado de onde as queimadas estão acontecendo e, com o auxílio do drone, ter uma estimativa da área queimada.

“A Sala de Situação continuará ativa junto com as agências e com participação importante dos voluntários, até que o nível de risco em relação a queimadas diminua. É a primeira vez no município que informações sobre queimadas estão sendo coletadas e reunidas em um banco de dados que vão servir para otimizar e direcionar as ações preventivas futuras que a Defesa Civil vai continuar realizando a partir do programa Niterói Contra Queimadas”, pontuou.

No primeiro dia de funcionamento da estrutura, já foi possível colocar em prática o plano de integração entre os agentes. A Defesa Civil foi informada, na sexta-feira (22), através de voluntários do grupo de Núcleo de Defesa Civil Contra Queimadas (Nudec Queimadas), sobre um incêndio na comunidade do Boa Vista. O órgão municipal ativou, então, o Corpo de Bombeiros para a ação na Zona Norte da cidade.

Fazem parte do plano emergencial contra queimadas representantes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Estadual, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Guarda Ambiental, do Parque Estadual da Serra da Tiririca, de Voluntários do Nudec Queimadas e da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão.

Fonte: O Fluminense




-------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

QUEIMADAS: MITOS E VERDADES
SEJA UM VOLUNTÁRIO DA DEFESA CIVIL DE NITERÓI

Niterói Contra Queimadas

DEFESA CIVIL: Niterói ativa Sala de Situação Contra Queimadas
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: Incêndio consome área verde do PARNIT
DEFESA CIVIL: Niterói em risco de incêndio em vegetação até segunda-feira
DEFESA CIVIL: Aumenta o risco de incêndios em Niterói
Poluente emitido pela queima de biomassa causa dano ao DNA e morte de célula pulmonar
NITERÓI CIDADE RESILIENTE: Defesa Civil de Niterói amplia número de voluntários QUEIMADAS: MITOS E VERDADES 

NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: Guarda ambiental acaba com foco de incêndio no Fonseca
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: Prefeitura promove mais uma Ronda Preventiva
VOLUNTARIADO: Defesa Civil de Niterói capacita contra queimadas 

Voluntariado




Defesa Civil de Niterói


NITERÓI RESILIENTE: Prevenção de desastres nas Escolas Municipais de Niterói
Niterói se candidata a programa da ONU para ser cidade modelo de resiliência
Defesa Civil de Niterói realiza o II Curso Primeira Resposta a Emergências com Produtos Perigosos
NITERÓI RESILIENTE: Servidores fazem treinamento para acidentes com produtos perigosos
NITERÓI RESILIENTE - Prefeitura de Niterói entrega nova sede da Defesa Civil
DEFESA CIVIL DE NITERÓI GANHA NOVA SEDE: sede contará com o Centro de Monitoramento e Operação da Defesa Civil, integrado ao Cisp
TECNOLOGIA PARA EVITAR TRAGÉDIAS - cooperação UFF e Defesa Civil de Niterói

Cidades Resilientes

Não se adaptar às mudanças climáticas sairá no mínimo cinco vezes mais caro Niterói se candidata a programa da ONU para ser cidade modelo de resiliência

Outras postagens

QUEIMADAS: MITOS E VERDADES 
Cerca de metade das espécies no mundo poderá estar extinta no final deste século
Poluente emitido pela queima de biomassa causa dano ao DNA e morte de célula pulmonar
Cientistas estudam a proliferação anormal de lianas (cipós) em florestas latino-americanas e avaliam relação com mudanças climáticas
O Brasil está pegando fogo
FURACÃO HARVEY: veja o volume de água que inundou Houston
Como a crise econômica e a instabilidade política aceleram o desmatamento






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.