sábado, 16 de setembro de 2017

Milhares de voluntários na limpeza de rios e praias de Niterói



Voluntários que participaram do Clean Up Day na Praia de São Francisco. Foto SMARHS.

Voluntários que atuaram na Praia de Piratininga. Foto SMARHS.

Praia de Itaipu. Foto SMARHS.

Praia de Itacoatiara. Foto SMARHS.

Praia de Icaraí.

Limpeza do Rio Jacaré. Fotos Luciano Paes.



Giovanni Mourão


Dia Mundial de Limpeza mobilizou voluntários em diferentes pontos da cidade

Mais de mil voluntários participaram, na manhã deste sábado (16), em Niterói, do "Clean Up Day", em celebração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Por volta de 8h30, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (Smarhs), a prefeitura de Niterói promoveu ações de limpeza em oito pontos da cidade, incluindo praias, córregos e rios. Entre janeiro e agosto de 2017, a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) já retirou mais de mil toneladas de detritos nas áreas de orla na cidade, incluindo a praia de Icaraí, que recebeu cerca de 700 voluntários para a sua limpeza nesta edição, onde são recolhidos aproximadamente 950kg de lixo diariamente.

Representando a Secretaria de Meio Ambiente, a funcionária Taís de Oliveira Gama destaca a importância do evento de conscientização: "É claro que não basta tirar o lixo da praia só durante um dia. Mas essa ação serve para conscientizar o quanto, em apenas poucas horas de coleta, conseguimos tirar de lixo das praias. É importante que as crianças participem, que passem por esse processo de compreensão".

Segundo a Prefeitura, no somatório dos anos anteriores, a quantidade de lixo retirado dos rios, canais e galerias pluviais do município durante a ação passa de sete toneladas. Nas regiões próximas às lagoas de Piratininga e de Itaipu, são recolhidos, em sua maioria, materiais como entulho de obras e até móveis, descartados de forma irregular pela população. A limpeza nesses entornos é feita manualmente e com frequência pela Clin. Nas areias do litoral niteroiense, o lixo recolhido, em sua maioria são latas e papel.

Como dezenas de escolas niteroienses, alunos da Escola Municipal Professor Paulo de Almeida Campos, em Icaraí, participaram do evento. Ana Cintra, mãe da pequena Karen, de 10 anos, também marcou presença.

"Venho participar com a minha filha pois acho importante que ela e todos tenham sempre o hábito de deixar sempre a cidade limpa. Não só a praia. É bacana pois, pais, alunos e funcionários podem participar", contou a moradora do Cubango, zona norte da cidade.

Além de Icaraí, as ações de limpeza foram realizadas nos bairros de São Francisco, Charitas, Cafubá, Jacaré, Piratininga, Itaipu e Itacoatiara. Em todos os pontos, ocorreram atividades variadas não apenas de limpeza, mas também de conscientização ambiental. Na Região Oceânica, na Praia de Itaipu, integrantes da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (RESEX) se uniram aos voluntários para um trabalho de limpeza subaquática. Na Praia de Itacoatiara, o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) realizou atividades de conscientização ambiental com apoio da Sociedade dos Amigos e Moradores de Itacoatiara (SOAMI).

Fonte: O Fluminense










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.