sexta-feira, 4 de maio de 2018

NITERÓI MAIS VERDE: Niterói vai recuperar suas áreas de Mata Atlântica



Niterói terá mais de 200 hectares de Mata Atlântica restauradas - Divulgação/Leonardo Simplício


Projeto visa o reflorestamento e a recomposição com espécies nativas da região, além de garantir qualidade ambiental

Por O Dia

Niterói se prepara para colocar em prática um ambicioso projeto de recuperação de áreas verdes. O município acaba de obter verba do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para diversos programas de sustentabilidade. No total, serão aplicados R$ 3 milhões para a recuperação de restingas e a restauração de 203,1 hectares de Mata Atlântica.

De acordo com a Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), vão ser contemplados diversos locais da Região Oceânica de Niterói. Entre eles, as ilhas Pai, Mãe e Filha também conhecida como Ilha da Pimenta , na enseada de Itaipu, e a Ilha do Veado, em Piratininga. Ambas receberão ações de reflorestamento e recomposição da área restinga. O objetivo é reverter os danos ambientais que chegam a interferir até mesmo na pesca artesanal.

Ainda conforme a SMARHS, será realizado plantio de um mix de sementes de diversas espécies nativas, com o objetivo de garantir o enriquecimento da flora local. Entre as áreas contempladas, a restinga da Duna Grande, em Itaipu, e as regiões de Itacoatiara e Camboinhas. As mudas serão fornecidas por meio de parceria com a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e o horto viveiro da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Segundo o secretário-executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Grael, a cidade cada vez mais caminha para incentivar e implementar políticas e ações para que torne o município mais sustentável. Ele ainda explica que, a secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade está trabalhando em todo o processo logístico para elaboração e detalhamento do plantio das espécies nativas.

"Niterói tem trabalhado com diversas iniciativas para melhorar a cobertura florestal e dar qualidade a elas. O resultado dessas ações é bom e, através do Niterói Mais Verde, Pro-Sustentável e outros projetos, esperamos deixar uma cidade mais verde para os moradores e também para gerações futuras", destaca Axel Grael.

Fonte: O Dia


--------------------------------------------------------------


COMENTÁRIO DE AXEL GRAEL:

A matéria aborda o início dos estudos para a implantação do Projeto de Restauração Ecológica, para a recuperação de 203 hectares, incluindo:

  • 31 hectares de vegetação em quatro ilhas do município — as Ilhas do Pai, Mãe e Menina (inseridas no Parque Estadual Serra da Tiririca-Peset) — e na Ilha do Veado ou Ilha do Imbuí, incluída no Parque Municipal Natural de Niterói (Parnit) e que situa-se em frente à Prainha de Piratininga.
  • 65 hectares de manguezal no entorno da Laguna de Itaipu, também em área do Peset,
  • 21 hectares de vegetação de restinga em quatro praias.
  • 86 hectares de vegetação de Mata Atlântica no Setor Morro da Viração do PARNIT.
  • Também estão previstos plantios de enriquecimento florestal, apara acelerar a evolução de matas secundárias na cidade.

Os recursos para as iniciativas de reflorestamento foi obtido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) e pela Secretaria Executiva da Prefeitura de Niterói, num edital de seleção de projetos lançado pelo BNDES. Niterói foi o único município a ser aprovado pelo edital e conquistou, assim, a verba a fundo perdido no valor de R$ 2.835.811.

O Projeto de Restauração Florestal é mais uma iniciativa de recuperação e proteção dos ecossistemas da cidade de Niterói, que já conta com mais de 50% do seu território protegidos por unidades de conservação, uma situação provavelmente inédita para um município localizado em contexto metropolitano, como é o caso de Niterói, localizada no coração da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O esforço da cidade de Niterói na agenda verde tem repercutido no país e internacionalmente, e obtido o reconhecimento como aconteceu no caso da publicação pela FAO (órgão da ONU), que lançou a publicação Forests and Sustainable Cities: inspiring stories from around the world. A publicação relaciona as melhores experiências em florestas urbanas no mundo. Niterói e Lima (Peru) são as únicas cidades latino-americanas incluídas.

Além desta publicação, tive a oportunidade de representar Niterói em evento técnico sobre áreas verdes urbanas na América Latina, em Lima, Peru. Na ocasião, apresentei a experiência de Niterói e a cidade foi reconhecida como detentora de um dos maiores índices de áreas verdes. Na semana passada, uma equipe da Prefeitura de Niterói, com a participação da secretária da SECONSER, Dayse Monassa e a subsecretária da SMARHS, Amanda Jevaux, apresentou um trabalho sobre áreas verdes urbanas em evento técnico realizado no México.

O Projeto de Restauração Florestal faz parte de um conjunto de iniciativas da Prefeitura de Niterói. Veja, a seguir, as principais iniciativas da Prefeitura de Niterói para que a cidade se torne uma referência em florestas urbanas:

  • Niterói Mais Verde: em outubro de 2014, o prefeito Rodrigo Neves assinou o Decreto 11.744, instituindo o Programa Niterói Mais Verde, que dentre outras iniciativas criou o Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT) e o Mosaico Norte de Áreas Protegidas. O Decreto institui 2.254, 41 hectares (22,5 milhões de m2) de áreas protegidas em Niterói, fazendo com que Niterói tenha um dos maiores índices de área verde/m2. Agora, a Prefeitura dedica-se a implantar estas áreas instituídas.
  • Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável). Para viabilizar o PRO-Sustentável, a Prefeitura de Niterói captou recursos através do Escritório de Gestão de Projetos de Niterói (EGP-Nit) junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
  • Trilhas: A partir de entendimentos com o ICMBio e o INEA, Niterói passará a fazer parte da estratégia de implantação de trilhas de longo curso.
  • Reflorestamento de Encostas: Niterói conta com várias iniciativas de recuperação de encostas, sendo que a maior parte dos esforços concentram-se no momento em plantios no Morro da Boa Vista, no Centro de Niterói.
  • Niterói Contra Queimadas: iniciativa desenvolvida pela Defesa Civil de Niterói, com a participação da SMARHS. Como parte da iniciativa, já foram formados mais de 200 voluntários para atuação em ações preventivas de incêndios em vegetação.
  • Parque das Águas: foi inaugurado em 2017.
  • Recuperação de Parques Urbanos: a Prefeitura de Niterói fez obras de revitalização do Horto do Fonseca, do Horto do Barreto e prepara-se para investir em obras para a comemoração dos 110 anos do Campo de São Bento.
  • Arborização Urbana: através da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SECONSER), a Prefeitura de Niterói está desenvolvendo um trabalho de ampliação da arborização urbana, de substituição de espécies inapropriadas e de georefereciamento das árvores, em conjunto com o Sistema de Gestão da Geoinformação de Niterói - SIGEO-Niterói.
  • Áreas verdes no planejamento urbano de Niterói: Niterói está revisando o seu Plano Diretor, que encontra-se em fase de votação no Legislativo municipal. O novo Plano Diretor inclui vários instrumentos de incentivo e de proteção às áreas verdes.
  • Niterói ECOSOCIAL: o programa, em fase de planejamento na Secretaria Executiva, vai integrar as ações da agenda verde com um conjunto de programas sociais a serem anunciados em breve pelo prefeito Rodrigo Neves.

Axel Grael
Engenheiro florestal
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói


---------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

NITERÓI MAIS VERDE: Iniciativas de Niterói para a proteção e recuperação de áreas verdes ganham destaque











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.