sexta-feira, 18 de maio de 2018

Mercado Municipal de Niterói mais perto de sair do papel



Concepção do novo Mercado Municipal de Niterói.


Prefeitura assinará contrato na próxima semana para revitalização do espaço

A Prefeitura de Niterói assinará na próxima quarta-feira (23), o contrato com o Consórcio Novo Mercado de Niterói. Constituído pelas empresas vencedoras da licitação, o consórcio será responsável pela obra de revitalização, manutenção e gestão do Mercado Municipal Feliciano Sodré, no Centro de Niterói, através de Parceria Público-Privada (PPP). O valor total do contrato é de R$ 69.167.155,00.

O espaço está desativado há 30 anos. A concessão prevê que o consórcio, composto por empresas na área de construção, administração de shoppings e serviços, realize a revitalização total do equipamento, mantendo a fachada original, e construindo unidades comerciais como lojas, restaurantes, espaço culturais, quiosques, estandes entre outros locais de entretenimento.

“Com essa assinatura, Niterói dá mais um passo na consolidação de sua vocação empreendedora. O novo Mercado Municipal vai gerar novos empregos e renda, além de revitalizar o entorno. Será um grande polo de cultura, lazer e gastronomia que poderá sediar eventos e colocar a cidade em rotas de turismo”, afirma Luiz Paulino Moreira Leite, secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói.




A estimativa é que a obra comece no segundo semestre de 2018 e a primeira parte seja entregue em 2019. A empresa escolhida terá a concessão do espaço por 25 anos.

“O projeto de revitalização do Mercado Municipal é mais uma parceria com o setor privado que traz benefícios para a cidade. A PPP é um modelo de gestão que comprovadamente dá certo e o mercado de Niterói funcionará como grandes mercados distribuídos pelo mundo que unem a gastronomia ao entretenimento, com muito sucesso”, destaca Giovanna Victer, secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle.

A previsão é que o município tenha uma contrapartida fixa mensal de acordo com o sucesso do empreendimento. Além da outorga, uma espécie de aluguel, o município receberá 6% do faturamento mensal. O maior valor de outorga foi o critério da escolha da concessão.


Mercado, que foi construído na década de 20 e fechou em 1976, tem tudo para movimentar a economia da cidade
Foto: Marcelo Feitosa

História – O Mercado Municipal Feliciano Sodré foi construído entre 1927 e 1930. Desativado em 1976, o imóvel passou a abrigar o Depósito Público Estadual a partir da década de 1980. Sua infraestrutura compõe o conjunto arquitetônico da Região Portuária de Niterói. O edifício, com traços de art déco e da arquitetura neoclássica, localiza-se na Avenida Feliciano Sodré, entre a Rua Presidente Castelo Branco e a Avenida Washington Luiz.


Fonte: O Fluminense








2 comentários:

  1. No entorno poderiam criar uma fábrica de cerveja artesanal para ser compartilhada pelos cervejeiros, e criar um polo cervejeiro junto com o mercado modelo. Tem muitos galpões abandonados na região. Temos muitos clubes de motociclistas na cidade, talvez criar um espaço para as motos também seria interessante.

    ResponderExcluir
  2. Axel, grande sacada. Precisamos disso.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.