quarta-feira, 23 de maio de 2018

SIGEO NITERÓI: Prefeitura lançou plataforma de informações georreferenciadas



Durante o meu pronunciamento durante o evento de lançamento do portal do SIGEO NITERÓI.

A Prefeitura de Niterói lançou ontem, 22/05, o portal do Sistema de Gestão da Geoinformação de Niterói (SIGEO NITERÓI), que passa agora a estar disponível para o uso público sem custo para o usuário.

O SIGEO NITERÓI é uma iniciativa da Prefeitura de Niterói implantado como parte do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão de Social (PRODUIS), com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e coordenado pela UGP-PRODUIS, vinculado à Secretaria Executiva da Prefeitura de Niterói.

Em 2017, o SIGEO NITERÓI recebeu o prêmio de melhor iniciativa municipal de gestão da geoinformação no país (Prêmio MundoGEO#Connect 2017, categoria "Gestão Municipal"), anunciado durante evento MundoGeo Connect, evento que reúne as principais empresas e profissionais em geotecnologias.

Em função da premiação, fomos convidados para apresentar o SIGEO Niterói na ESRI User Conference, em San Diego, Califórnia, em julho de 2017. Recentemente, a ESRI publicou um vídeo com uma entrevista minha, citando a experiência de Niterói como um exemplo de aplicação de gestão da geoinformação para o planejamento de cidades.

O objetivo é integrar numa mesma plataforma todas as informações georreferenciada da Prefeitura de Niterói e facilitar o acesso e o uso a esta base de dados para fins de planejamento e estruturação de políticas públicas conduzidas pelos diversos órgãos da administração municipal. Além dos profissionais da Prefeitura, o SIGEO NITERÓI também é um importante recurso para viabilizar o avanço de Niterói rumo a uma Cidade Inteligente, subsidiar pesquisas acadêmicas, estudos comerciais e o desenvolvimento aplicativos para o uso do cidadão.

Veja, abaixo, alguns exemplos de informação e aplicativos já disponíveis no Portal:


ARBORIBUS: Cadastro georreferenciado da arborização pública da cidade.

Programa Enseada Limpa: balneabilidade nas praias de Niterói.

Programa Niterói de Bicicleta: Infraestrutura cicloviária.

Mosaico de ortofotos de perfilamento a laser.

O interesse pelo SIGEO NITERÓI ficou comprovado pela significativa presença de público no Teatro Popular no evento de lançamento.

Contamos com a presença de mais de 500 pessoas, com a representação formal de cerca de 86 instituições (empresas, órgãos públicos, universidades etc.). Dentre os presentes, cabe destaque dirigentes e técnicos representando as Prefeitura de Macapá (AP), Santos e Guarujá (SP), além de representantes da UFRJ, UFF, UNIRIO, PUC-Rio, FGV, UERJ, Estácio, La Salle e vários membros da equipe da Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro.



Alunos da FAETEC/Henrique Lage.

Representantes das prefeituras de Rio das Ostras com José Augusto Paixão Gomes (direita), um dos mentores do SIGEO NITERÓI.

Algumas das instituições presentes no evento de lançamento do SIGEO NITERÓI.

Para dar continuidade ao SIGEO NITERÓI, a equipe da Prefeitura de Niterói já está agendando encontros com instituições acadêmicas, SEBRAE e outras instituições visando desenvolver parcerias e promover o aproveitamento da plataforma como motivação para o desenvolvimento de aplicativos.

Já temos palestras sendo agendadas com o Consulado da Holanda, com o Ministério Público do RJ, UFF, UERJ e FAETEC.

Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói


-------------------------------------------------------


Niterói avança no processo para se tornar cidade inteligente

22/05/2018 – A Prefeitura de Niterói lançou, nesta terça-feira (22.05), no Teatro Popular Oscar Niemeyer, o portal do Sistema de Gestão da Geoinformação (Sigeo) para o uso público. O Sigeo, que pode ser acessado no endereço www.sigeo.niteroi.rj.gov.br, é uma plataforma de gestão do território e de integração de processos e de pessoas através de informações georreferenciadas. Estão integradas à plataforma de informação as secretarias de Fazenda, Urbanismo e Mobilidade, Defesa Civil, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Conservação e Serviços Públicos, Saúde, Educação, entre outras.

Com o sistema Sigeo, uma pessoa interessada em abrir uma empresa ou estabelecimento comercial em determinado bairro terá acesso a informações como quantas empresas existem naquele local, a renda da população, entre outras.

Um outro exemplo é a área que reúne informações urbanísticas da cidade. Uma pessoa que quiser comprar um terreno para construir um imóvel saberá com precisão quais os parâmetros para construção nos diversos bairros da cidade, como o gabarito permitido na área.

Também será possível acessar o Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM), que consiste em um sistema de informação que integra dados diversificados para atender as necessidades de vários setores socioeconômicos, em uma determinada escala espacial. A Plataforma de Gestão Civitas, uma base de dados unificada, permite que as secretarias tenham acesso aos mesmos dados, acessíveis e confiáveis; além de fazer o mapeamento, integração e otimização dos processos, buscando a forma mais eficiente de realizar os atendimentos aos moradores da cidade.

O prefeito Rodrigo Neves abriu o evento de lançamento relembrando o início da sua gestão, quando tomou a decisão de mudar e modernizar o modelo de administração municipal.

“Quando assumimos a prefeitura, em 2013, Niterói vivia um contexto de muita adversidade. Encontramos uma estrutura administrativa anacrônica, com um parque tecnológico parado nas décadas de 60, 70, com mais de 40 sistemas de protocolo, mais de dez sistemas de folhas de pagamento, que impediam qualquer tipo de gestão mais responsável dos recursos humanos da prefeitura. Algumas áreas estratégicas, como a Secretaria de Fazenda, fechavam os seus balanços de forma precária. Tomamos a decisão de encarar o contexto de crise para mudar o modelo de administração”, afirmou.

Neves destacou o caráter inovador do sistema de geoinformação.

“O Sigeo se integra a uma estratégia que nós estruturamos desde 2013, para fazer com que Niterói pudesse não apenas superar, mas atravessar a pior crise da história do país e do Rio de janeiro, com progressos graduais e consistentes. É muito importante que a gente compreenda que ser uma cidade inteligente não é tão somente desenvolver tecnologia. Mas é, sobretudo, envolver a sociedade, reduzir as desigualdades sociais e territoriais, gerar oportunidades para os jovens e, sobretudo, garantir que haja uma cidadania mais ativa e participativa, para que a sociedade se aproprie dessas ferramentas e contribua para a construção de uma cidade inteligente”, afirmou.

O projeto do Sigeo teve início em 2014, com a aquisição de ortofotos e do perfilamento a laser. A implantação da plataforma, criada pela empresa Imagem, representou um investimento de R$ 5 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O sistema está vinculado à Secretaria Executiva. O titular da pasta, Axel Grael, também destacou os benefícios que a iniciativa inovadora traz para a administração e para os cidadãos.

“Temos um programa de muita qualidade, que foi reconhecido no exterior, fornecido pela empresa que tem a melhor expertise nessa área no país. Iniciamos esse trabalho com a atualização da base cartográfica de Niterói. Com essas informações produzimos resultados que irão ajudar muito na gestão pública municipal. Esperamos que os recursos dessa ferramenta sejam apropriados por toda a sociedade, isso é o mais importante”, disse.

Também participaram do evento os secretários de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, Giovana Victer; de Fazenda, Pablo Villarim; de Conservação, Dayse Monassa; o subsecretário de Administração e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL), Luiz Vieira; e o cientista e professor universitário André Luiz Azevedo Guedes.

Após a participação dos secretários, técnicos dos órgãos que já têm dados disponibilizados no Portal Sigeo apresentaram como funciona o sistema e as formas de uso pelos servidores municipais e cidadãos niteroienses.

Fonte: Prefeitura de Niterói

-------------------------------------------------------



Niterói terá novo canal de informações georreferenciadas sobre a cidade

Enseada de Jurujuba, em NIterói - Roberto Moreyra / Agência O Globo

POR LEONARDO SODRÉ

Portal que permitirá cruzamento de dados será lançado nesta terça-feira

NITERÓI — O acesso a informações detalhadas sobre Niterói ficará mais fácil através do cruzamento de dados espaciais disponibilizados pelo Sistema de Geoprocessamento (SiGeo) — plataforma digital que reunirá dados da administração municipal a uma base cartográfica georreferenciada. A nova plataforma será disponibilizada ao público a partir desta terça-feira.

O SiGeo vem sendo implantado pela prefeitura há dois anos ao custo de R$ 5 milhões e promete melhorar a gestão, além de contribuir com a comunidade acadêmica e empresários no desenvolvimento de estudos sobre Niterói e de novas tecnologias.

— O objetivo é muito mais do que apenas o uso de gestores da prefeitura. É uma ferramenta que, por exemplo, possibilitará a uma startup que pretenda desenvolver um aplicativo para determinado serviço na cidade ter acesso gratuito a um banco de dados georreferenciado, caso precise deles — explica o secretário executivo, Axel Grael.

Uma das aplicações que se pretende disponibilizar ao público futuramente é o monitoramento, em tempo real, dos ônibus, via GPS. Também será possível consultar informações sobre o tipo de uso do solo (residencial, comercial ou industrial) em cada local da cidade e a quantidade de andares permitidos pela legislação para novas construções.

O sistema vai unir duas plataformas já existentes: o cadastro multifinalitário (banco de dados que une informações recolhidas por secretarias como Fazenda, Planejamento, Urbanismo, Saúde e Educação) e os mapas em 3D de alta resolução, disponíveis para consulta. Na Educação, o SiGeo poderá ser utilizado para que os alunos da rede municipal consultem se têm direito ao passe livre no transporte público. Na Saúde, facilitará a consulta sobre a incidência de determinada doença numa região. Já na área de Defesa Civil, será possível cruzar dados sobre histórico de deslizamentos, enchentes e outras catástrofes naturais com informações climáticas obtidas em tempo real por pluviômetros.

Na terça-feira, durante o lançamento do portal no Teatro Popular, o prefeito Rodrigo Neves assinará um decreto que obrigará os órgãos a atualizar sistematicamente o banco de dados. Também será anunciado um cronograma de capacitação em escolas e na Plataforma Digital da Engenhoca para instruir a população sobre o uso do sistema.

Fonte: O Globo Niterói



---------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

- SIGEO NITERÓI

Empresa líder mundial em tecnologia de geoinformação divulga a experiência de Niterói como exemplo
TECNOLOGIA - NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: Plataforma digital promete deixar Niterói mais inteligente
LANÇAMENTO DO SIGEO NITERÓI - Plataforma de Geoinformação da Prefeitura de Niterói
SIGEO NITERÓI: Experiência de gestão da geoinformação de Niterói repercute em evento técnico internacional nos EUA
Empresa líder mundial em tecnologia de geoinformação divulga a experiência de Niterói como exemplo
SEGURANÇA: acordo integra dados das forças que atuam em Niterói
TECNOLOGIA - NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: Plataforma digital promete deixar Niterói mais inteligente
NITERÓI CIDADE INTELIGENTE - SiGEO: Apps para conhecer Niterói
SIGEO NITERÓI: Gestão de Niterói como case de sucesso

- CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO

CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO: Prefeitura terá informações georreferenciadas centralizadas em banco de dados

- NITERÓI CIDADE INTELIGENTE

NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: soluções tecnológicas adotadas em Niterói foram debatidas em evento internacional na FGV
NITERÓI CIDADE INTELIGENTE - Colab.re: um ano a serviço de Niterói
NITERÓI CIDADE INTELIGENTE - TECNOLOGIA - Frota de ônibus de Niterói já ‘cabe’ no celular
MAIS SEGURANÇA EM NITERÓI - Segurança integrada no CISP - CENTRO INTEGRADO DE SEGURANÇA PÚBLICA
CCO - Centro de Controle Operacional do trânsito em Niterói
SISTEMA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL - gerenciamento dos dados da rede de pluviômetros, sirenes e estações meteorológicas
Inclusão digital - PLATAFORMAS URBANAS DIGITAIS
ARBORIBUS: controle georeferenciado da arborização urbana de Niterói
SMART CITIES - Cidades inteligentes criam nova economia
NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: Sinais inteligentes serão implantados nas dez áreas consideradas as mais congestionadas da cidade
CISP - Prefeito de Niterói anuncia ampliação do sistema de monitoramento do Cisp
SEGURANÇA: Prefeitura de Niterói publica decreto que cria Observatório de Segurança
SEGURANÇA - CISP: Serviço 153 da Guarda Municipal já passa das 1100 chamadas
MAIS SEGURANÇA EM NITERÓI - CISP: Câmeras já registraram 423 crimes
SEGURANÇA EM NITERÓI - Cisp vai receber em tempo real dados da Polícia Civil sobre veículos roubados
GESTÃO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AO CIDADÃO - Novo centro para atender demandas dos Niteroienses
SEGURANÇA EM NITERÓI - Prefeitura de Niterói vai integrar câmeras de condomínios do Jardim Icaraí ao Cisp
Com a ajuda do serviço 153 do Cisp, agentes da Seop capturam suspeito de furto a loja no Centro
Niterói lança aplicativo para que cidadãos denunciem focos de dengue
CISP LANÇA NOVO CANAL DE EMERGÊNCIA - Ligue 153

- PRODUIS

Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (PRODUIS): conheça o escopo do projeto financiado pelo BID
PACOTE DE OBRAS PARA A ZONA NORTE DE NITERÓI - PRODUIS

- EGP-NIT

Superintendente da Caixa diz que EGP de Niterói é considerado modelo
ESCRITÓRIO DE GESTÃO DE PROJETOS DE NITERÓI: SEPLAG capacita profissionais da Prefeitura para a utilização do Sistema EGP-NIT
Sistema de última geração vai fazer o mapeamento de Niterói
Aprovada a criação do Escritório de Gestão de Projetos
Lei 3023/2013, que institui o EGP-Nit







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.