domingo, 6 de maio de 2018

NITERÓI: investimento em tecnologia para melhorar a mobilidade



Sistema deverá estar operacional ainda neste mês. Restam a instalação de alguns softwares e de sistemas de operação. Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói


Redução no tempo de deslocamento dos veículos com implantação dos sinais inteligentes será de até 30%

Nas próximas semanas, a Prefeitura de Niterói concluirá a instalação do sistema de sinais inteligentes da cidade. A previsão dos técnicos é de grande melhoria na mobilidade urbana em Niterói, com redução de até 30% no tempo de deslocamentos. O sistema já é operado em fase de testes há alguns meses em determinadas regiões da cidade. Com a conclusão da instalação de todos os equipamentos, os benefícios já poderão ser sentidos por motoristas, ciclistas e pedestres.

“O sistema todo estará operacional a partir deste mês. Ainda estão sendo instalados alguns softwares e sistemas de operação. Quando tudo estiver em operação, a nossa expectativa é a de redução de 20% a 30% no tempo de deslocamento na cidade. Com esse sistema, teremos um trânsito mais eficiente, com mais segurança e menos poluição, porque não vai parando em cada sinal”, diz o secretário executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Grael.

Foram instalados 190 controladores de tráfego e câmeras de loop virtual, que transferem informações para o controlador tomar as decisões de diminuir ou aumentar o tempo dos sinais. Essas câmeras, além da capacidade de observar a presença ou a ausência de veículos em um determinado cruzamento, podem também promover a contagem de veículos, a classificação deles e medir a velocidade média, entre outras funções.

Os controladores de tráfego foram instalados em dez áreas de maior movimento na cidade: Icaraí, Fonseca, Centro, Santa Rosa, São Francisco/Charitas, Largo da Batalha, Orla (Icaraí, Ingá e Centro), Barreto, Engenho do Mato e Região Oceânica. O objetivo é conseguir implantar com mais eficiência a chamada “onda verde”, a sincronização dos sinais de um percurso para evitar interromper o trânsito em cada esquina. A nova tecnologia também permite que um operador de trânsito opere os sinais por meio de computadores ou mesmo de um celular.

“Todos os dados e imagens coletados pelas câmeras inteligentes serão enviados para o Centro de Controle Operacional (CCO) Mobilidade, instalado no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Piratininga. É de lá que os técnicos acompanham as condições do trânsito para, se necessário, realizar intervenções. As informações ainda serão utilizadas para alimentar os painéis informativos espalhados em todas as regiões da cidade. Este sistema permitirá aos agentes e operadores de trânsito que atuem de modo mais intensivo na orientação do trânsito onde houver necessidade de aumentar a fluidez, e não ficarão presos aos cruzamentos com semáforos”, explica Braz Colombo, diretor-administrativo da NitTrans.

Nos testes realizados até agora foram observadas situações em que havia necessidade de se aumentar ou diminuir o tempo do sinal verde ou do vermelho para dar mais fluidez ao trânsito diminuindo os engarrafamentos.

Todo o projeto foi desenvolvido pelo grupo francês Engie, que está cuidando da instalação dos equipamentos e de sua manutenção. O sistema de sinais inteligentes foi adquirido com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Fonte: O Fluminense




-----------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

SMART CITIES: Le Monde considera projeto de Niterói um dos melhores do mundo

CCO

CCO MOBILIDADE: Onda Verde é ampliada para dar celeridade ao trânsito em Niterói
Representantes da Prefeitura de Santos conhecem projetos de mobilidade implantados em Niterói
NITERÓI CIDADE INTELIGENTE - SiGEO: Apps para conhecer Niterói
CCO MOBILIDADE: Niterói terá 110 câmeras em sinais de trânsito para monitorar cruzamentos
CCO MOBILIDADE: TransOceânica ganha quatro painéis eletrônicos
CCO MOBILIDADE: Sinal verde para a mobilidade em Icaraí
TRÂNSITO E MOBILIDADE EM NITERÓI - CCO: Trânsito de Niterói terá painéis informativos
NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: soluções tecnológicas adotadas em Niterói foram debatidas em evento internacional na FGV
NITERÓI CIDADE INTELIGENTE - Sistema de sinais inteligentes já em funcionamento em Niterói
NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: Primeiro conjunto de sinais inteligentes é instalado em Niterói
NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: Sinais inteligentes serão implantados nas dez áreas consideradas as mais congestionadas da cidade
NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: Município terá sinais inteligentes e trânsito monitorado em tempo real
NITERÓI TERÁ SISTEMA DE CONTROLE DE TRÂNSITO MAIS MODERNO DO PAÍS
SEGURANÇA E TRÂNSITO: Prefeito visita o CCO e anuncia que Várzea das Moças vai ganhar portal de segurança
CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL DE MOBILIDADE (CCO): Tecnologia de ponta vai monitorar e gerenciar o trânsito em Niterói

Conheça o escopo do PRODUIS, o projeto que está implantando o CCO Mobilidade de Niterói:

Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (PRODUIS): conheça o escopo do projeto financiado pelo BID

Outras postagens








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.